Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. O pluralismo religioso na metrópole Desafio para a Pastoral Urbana.Rafael Lopez Villasenor - 2012 - Revista de Cultura Teológica 77:73-87.
    Este trabalho tem como objeto de estudo analisar o pluralismo religioso da metrópole, no contexto da secularização, buscando algumas pistas para a Pastoral Urbana a partir do Documento de Aparecida. A questão central é: Qual é hoje o papel da paróquia na metrópole marcada pelo secularismo e pluralismo religioso? A hipótese é que a presença da igreja, na cidade responde melhor, através de rede de comunidades e grupos, capazes de evangelizar a vida dos seus moradores.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. [REVIEW]Luiz Síveres & Ana Luisa Teixeira de Menezes - 2012 - Horizonte 10 (27):684-703.
    A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Jesus e os movimentos messi'nicos.Ari Luís do Vale Ribeiro - 2009 - Revista de Cultura Teológica 66 (66):27-54.
    O presente trabalho pretende traçar perfil dos movimentos messiânicos do séc. I da era cristã, suas semelhanças e contrastes existentes entre eles e o movimento de Jesus, assinalando as expectativas destes grupos e as suas realizações. Para tanto tratar-se-à do substrato que lhes dava as motivações religiosas para se considerarem messiânicos.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A teologia antropológica de Ludwig Feuerbach.José Elenito Teixeira Morais - 2014 - Revista de Cultura Teológica 83:127-139.
    Este artigo procura apresentar Ludwig Andreas Feuerbach, influente pensador alemão, nascido em 1804 e falecido em 1872 e a sua teologia ou filosofia da religião. Apesar de muito influente, é pouco pesquisado por brasileiros, principalmente, pois está entre dois grandes filósofos, Hegel e Marx, o que lhe ofusca o brilho de sua filosofia e também por causa da crítica aguda que faz ao cristianismo. A proposta é apresentar a vida e as obras de Ludwig Feuerbach, a sua interpretação da teologia (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Letting Go of “Natural Kind”: Toward a Multidimensional Framework of Nonarbitrary Classification.David Ludwig - 2018 - Philosophy of Science 85 (1):31-52.
    This article uses the case study of ethnobiological classification to develop a positive and a negative thesis about the state of natural kind debates. On the one hand, I argue that current accounts of natural kinds can be integrated in a multidimensional framework that advances understanding of classificatory practices in ethnobiology. On the other hand, I argue that such a multidimensional framework does not leave any substantial work for the notion “natural kind” and that attempts to formulate a general account (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   23 citations  
  • As raízes filosóficas das questões que envolvem a revisão ética nas pesquisas científicas no Brasil. [REVIEW]Fausto dos Santos Amaral Filho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):287-306.
    O presente artigo busca identificar os possíveis fundamentos filosóficos que possam embasar a área biomética, junto ao sistema CEP/CONEP, que justifiquem o seu domínio frente às questões relativas à revisão ética na pesquisa científica no Brasil. Para tanto, começa por expor o modo pelo qual se processa a referida ingerência e a sua inadequação ético-epistemológica. Na sequência, identifica no surgimento da própria concepção de episteme, na Grécia antiga, as possíveis raízes desse imbróglio. Terminando por mostrar que é a partir de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A questão do método em teologia do ponto de vista protestante.Elias Gomes da Silva - 2014 - Revista de Cultura Teológica 83:227-248.
    O artigo em questão se propôs a analisar o problema do método em teologia protestante. Geralmente, em se tratando do Cristianismo, tal descrição assume, geralmente, três características básicas: experiencial, confessional ou acadêmica. Nesse contexto, para que não se adoeça ou neurotize a comunidade de fé, é necessário que esse mesmo método teológico esteja sempre condicionado à sua particularidade impar, a saber: a pluralidade. Não se pode produzir uma teologia pública e no plural se ignorarmos que essa sempre estará condicional e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A arte, em Nietzsche, como crítica à filosofia.Mayana de Azevedo Dantas - 2012 - Lampejo - Revista Eletrônica de Filosofia 1 (2):84-96.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização.Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira & Mônica Maciel Vahl - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training.Felipe Gustsack - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):107-123.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Reflexões sobre a contação de histórias:uma proposta para integrar oralidade, leitura e escrita.Ana Brandt, Felipe Gustsack & Juliana Feldmann - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185.
    Here is a discussion that deals with storytelling by the teacher for the children, considering their contributions to the development of languages in the early years of lementary school. We assumed as the fact that a recovery of the first contact of children with the texts, which are normally through the oral narratives, potentiates the development of oral, reading and writing in an integrated manner. Therefore, we work with oral language and its importance is often overlooked by most schools. Understand, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A bíos no discurso do lógos: pessoa/participante hígida em projetos de pesquisa em saúde no Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.8. [REVIEW]Carlos Roberto da Silveira & Nilo Agostini - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):536-560.
    Pretende-se, com este estudo, promover uma reflexão filosófico-crítica a respeito da liberação de pesquisa em saúde no Brasil com pessoas hígidas, de acordo com a proposta de alteração da Resolução 196/1996, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 466, de dezembro 2012. Tal resolução admite a possibilidade de ganhos financeiros, ou seja, pagamento aos voluntários sadios para participarem de “pesquisas clínicas de Fase I ou de bioequivalência”, conforme se lê no item II.10 da CNS-466/2012. Faremos uso (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Antonio Consejero: documento vivo de la realidad humana.José Fernández Tejada - forthcoming - The Xavier Zubiri Review.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O cuidado no Heidegger dos anos 20.Rogério da Silva Almeida - 2012 - Dissertation, Ufrgs, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark