Switch to: References

Citations of:

Física I & II (Preliminar, 2002)

Campinas, Brazil: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas (2002)

Add citations

You must login to add citations.
  1. Sobre a distinção heideggeriana entre órgão e instrumento e a revolução biológica contempor'nea.João Carlos Brum Torres - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (38):315-340.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  • Nota Sobre Galeno, a Noção de Saúde e o Debate Mésdico-Filosófico sobre a Causalidade.Flavio Fontenelle Loque - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 3:59-68.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Filosofia: Ensino Médio.Jairo Marçal - 2006 - Curitiba, Brazil: Secretaria da Educação do Estado do Paraná.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A vida que vale a pena ser vivida.Clóvis de Barros Filho & Arthur Meucci - 2010 - Petrópolis, Brazil: Vozes.
    A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir contra os tiranos que pretendem impor-lhes a vida que vale a pena ser vivida. Pois, segundo o livro, essa vida é única, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Filosofia: o que é? Para que Serve?Danilo Marcondes & Irley Franco - 2011 - Rio de Janeiro, Brazil: Editora Puc-Rio/ Zahar.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Filosofia para o Ensino Médio.Conceição Aparecida Mendes - 2009 - São Paulo, Brazil: Clube de Autores.
    O presente Livro (O livro Filosofia para o Ensino Médio - Exercícios pré vestibulares e ENEM, volume único) tem como objetivo central ser um subsídio de estudo para alunos do Ensino Médio, tendo em vista os exames o ENEM e demais Instituições que têm os exames vestibulares como meio de classificação. O livro pode ser considerado uma apostila didática que contempla textos de fácil entendimento e com questões objetivas e discursivas como forma de aprendizagem, e o gabarito vem logo após (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • As ciências intermediárias: algumas sondagens históricas, Volume I.Roberto Hofmeister Pich & Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Porto Alegre, Brazil: EdiPUCRS/ Editora Fi.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche.José Fernandes Weber - 2011 - Londrina, Brazil: Eduel (Editora da Universidade Estadual de Londrina).
    Esta tese busca explicitar a especificidade dos temas da Bildung (formação, cultivo), da educação (Erziehung) e da experimentação [Experimentieren - Erlebnis (vivência)] no pensamento de Nietzsche. Para tanto, sustenta que o movimento de abandono do conceito de formação em favor da noção de educação, e a posterior substituição da educação pelo tema da experimentação, revela um amplo processo de modificação conceitual pelo qual o autor cria uma radical teoria da constituição do humano. Há três momentos distintos, embora ligados, desse processo: (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Para uma análise do critério schleiermacheriano de interpretação das obras de Platão.Dennys Garcia Xavier - 2005 - Educação E Filosofia 19 (37):179-199.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Para uma leitura alternativa de Platão.Dennys Garcia Xavier - 2005 - Educação E Filosofia 19 (38):145-157.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Voltando à Dialética de Aristóteles (réplica a Marco Zingano).Oswaldo Porchat Pereira - 2004 - Analytica. Revista de Filosofia 8 (1):143-188.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  • A Crítica de Filopono de Alexandria à Tese Aristotélica da Eternidade do Mundo.Fátima Regina Rodrigues Évora - 2003 - Analytica. Revista de Filosofia 7 (1):15-47.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Formação (Bildung), educação e experimentação: sobre as tipologias pedagógicas em Nietzsche.José Fernandes Weber - 2008 - Dissertation, Unicamp
    The purpose of this thesis is to make explicit the specificity of the following themes: the Bildung (formation/cultivation), education (Erziehung) and experimentation [Experimentieren – Erlebnis (experience)] in Nietzsche’s thought. As for that, it sustains that Nietzsche’s abandonment movement of the formation concept in favor of the notion of education and the subsequent substitution of education by the theme of experimentation, revealed a wide process of conceptual modification through which the author develops a radical theory of the constitution of the human (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Natureza e Movimento: um estudo da física e da cosmologia aristotélicas.Fátima Évora - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (1).
    O objetivo deste artigo é discutir a teoria do movimento de Aristóteles que, por sua vez, está estreitamente associada a sua cosmologia, onde o Universo é concebido como aquilo que nunca foi gerado, nem é possível perecer, não teve começo, nem terá fim, visto que a matéria, ela mesma, nunca foi gerada.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  • Questões de Método na Física B2 de Aristóteles.Arlene Reis - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (1).
    Aristóteles, em Física B2, continua a percorrer o roteiro deinvestigação já iniciado nos capítulos anteriores da Física, passando a esclarecer mais um aspecto da especificidade do objeto da Ciência da Natureza em confronto com o objeto da Matemática . Indica também o critério que estabelece a justa medida desta não separabilidade, e tal critério, evidenciando o sentido de fim, permite visualizar de que modo há, para o Estagirita, teleologia na natureza. Por outro lado, em B2, o sentido do objeto da (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Unificação do Cosmo: o rompimento de Galileu com a distinção aristotélica entre Céu e Terra.Marcelo Moschetti - 2002 - Dissertation, University of Campinas
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O CONCEITO DE LIBERDADE SEGUNDO THOMAS HOBBES.Marcelo Martins Bueno - 2018 - Trama Interdisciplinar 9 (3):68-87.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Em que espelho ficou perdida a minha face? Uma análise da condição da mulher nas "Obras do Cárcere" de Antonio Gramsci.Gigliola Mendes - 2013 - Dissertation, Ufu, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Pensamento Teleológico de Immanuel Kant.Maria Célia dos Santos - 2008 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Poíesis, tékhne e mímesis em Aristóteles.Marco Colonnelli - 2009 - Dissertation, Universidade Federal da ParaíBa, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Um Outro Mundo é Possível? Do Fim da História a Outros Sentidos Possíveis.Maurício Beck - 2005 - Dissertation, Ufsm, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Filosofia Antigua en América Latina.Marcelo Boeri - 2015 - Filosofía Iberoamericana Del Siglo XX: Filosofía Teórica E Historia de la Filosofía.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Coerência e comunidade em Espinosa.Fernando Bonadia Oliveira - 2015 - Dissertation, Universidade de São Paulo
    Este trabalho desenvolve uma investigação sobre as noções de coerência e comunidade nas obras de Bento de Espinosa (1632-1677), em especial na Ética demonstrada em ordem geométrica. A noção de coerência, entendida como modo pelo qual as partes da natureza se relacionam para compor o todo do universo, é um problema central em toda a história da filosofia. Espinosa também se posicionou em relação a essa questão, formulando uma teoria que procura explicar a relação entre as partes do universo sem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Conhecimento Prévio e Conhecimento Científico em Aristóteles.Carlos Alexandre Terra - 2009 - Dissertation, University of Campinas
    Pretendemos averiguar como Aristóteles concebe a passagem do nosso conhecimento prévio do mundo ao conhecimento científico, avaliando os pressupostos e consequências de sua resposta ao paradoxo de Mênon e atentando para a metodologia científica defendida nos Segundos Analíticos. Quanto ao conhecimento preliminar necessário à edificação da ciência, procuraremos caracterizar seus tipos e também os meios pelos quais ele pode vir a ser adquirido por nós. Buscaremos estabelecer também as propriedades que o conhecimento científico deve possuir em relação à sua necessidade, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  • Algumas concepções filosóficas sobre a mulher e a reapropriação capitalista do patriarcado.Gigliola Mendes - 2013 - Cadernos da SIF 2013: Volume VII: Filosofia Política E Valores.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Duns Scotus e o Princípio “Tudo que se Move é Movido por Outro”.Felipe de Souza Antonio - 2013 - Dissertation, Unifesp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O papel do habitus na teoria do conhecimento: entre Aristóteles, Descartes, Hume, Kant e Bourdieu.Arthur Meucci - 2009 - Dissertation, Usp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Problema da Apreensão dos Princípios no Livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles.Carlos Alexandre Terra - 2006 - Dissertation, University of Campinas
    Our purpose is to study Aristotle?s solution, in the second book of the Posterior Analytics, for the problem of the apprehension of the principles of science. We attend to the relations between the concepts of induction (epagoge) and intelligence (nous) found in the chapter 19, which seems to confirm that the acquisition of the principles is reached by a process of empirical observation. We examine the method, proposed in chapters 13 to 17, for the right formulation of definitions, which seems (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Intellectus Fabrica.Cristiano Novaes de Rezende - 2009 - Dissertation, Universidade de São Paulo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A dimensão do Ideal nas dificuldades de aprendizagem.Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes Correa - 2011 - Dissertation, Ufjf, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Ação Ética e Virtude Cívica em Aristóteles.Marisa Lopes - 2004 - Dissertation, University of São Paulo, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Navegando em um oceano infinito: A física geométrica de Galileu e o problema do contínuo.Marcelo Moschetti - 2011 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Newton e a Teologia Natural.William de Siqueira Piauí - 2009 - Kalagatos 6 (11):173-199.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Introdução ao Estudo Histórico-Filosófico da Técnica e da Ação Cômica do ator.Douglas Rodrigues Novais - 2012 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Discussão Acerca do Movimento em Aristóteles.Tennessee Williams Monteiro Matos - 2009 - XVII Congresso de Iniciação Científica.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Teoria do Objeto de Emil Lask.José de Rezende Júnior - 2005 - Dissertation, Puc-Sp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Sofista de Platão: uma revisão da hipótese das Formas.José Lourenço Pereira da Silva - 2005 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Dialética, Indução e Inteligência na aquisição dos Primeiros Princípios.Marco Zingano - 2004 - Analytica. Revista de Filosofia 8 (1):27-41.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  • Nomisma, Riqueza e Valor em Homero, Platão e Aristóteles.Adriana Santos Tabosa - 2014 - Dissertation, Unicamp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Problema da Análise Econômica em Aristóteles: Um Estudo Sobre a Distinção dos Conceitos de Economia e Crematística.Adriana Santos Tabosa - 2007 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Pólis e E Politeía em Aristóteles Estudo sobre a ética da cidadania na Política.João Silva Lima - 2010 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Arte Mimetiza a Natureza.Marina Leonhardt Palmieri - 2014 - Revele 7:151-165.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Metrópole Virtual: uma alternativa ao conceito de comunidade virtual.Alan Delazeri Mocellim - 2009 - Dissertation, Ufsc, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Lugares, Não-Lugares, Lugares Virtuais.Alan Mocellim - 2009 - Em Tese 6 (3):77-101.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Causalidade Jurídica na Apuração das Consequências Danosas na Responsabilidade Civil Extracontratual.Gabriel de Freitas Melro Magadan - 2016 - Dissertation, Ufrgs, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Imortalidade Técnica: A Modernidade Rumo a sua Última Consequência.Cláudia Maria Guedes Joaquim - 2009 - Dissertation, Ufsc, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O conceito de doxa (opinião) em Aristóteles.Christiani Margareth de Menezes E. Silva - 2016 - Linha d'Água 29 (2):43-67.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Aprendizado Autônomo Para Robôs Móveis Baseado em Emoções Artificiais.Fernanda Monteiro Eliott - 2010 - Dissertation, Ita (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Caracterização Dinâmica e Estática no Édipo Tirano de Sófocles.Marco Valério Classe Colonnelli - 2015 - Dissertation, Ufpb, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O papel da causalidade final na cosmologia de Charles Sanders Peirce.Max Rogério Vicentini - 2011 - Dissertation, University of São Paulo
    Trata-se de uma proposta de investigação das ideias cosmológicas de Charles S. Peirce, particularmente das que dizem respeito à pertinência da inclusão de esquemas de explicação que façam uso da causalidade final como instância determinante do desenvolvimento dos fenômenos naturais. Anterior à avaliação desse tipo de explicação cabe uma investigação sobre as características mais relevantes de seu pensamento, que o próprio autor julgava construído arquitetonicamente. Com esse objetivo, centramos a análise no conceito de continuum, que pode ser visto como fundamental (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark