Abstract
Segundo dados do IBGE e MAPA (2022), a cidade de Afrânio possui um efetivo caprino de 95 mil cabeças, destas cerca de 4 mil são fêmeas em lactação.
Tendo a Caatinga como fornecedora de recursos alimentares volumosos de alto potencial forrageiro. produtores podem maximizar a produção e produtividade das cabras conciliando a alimentação convencional com produtos da Caatinga.
A ração à base de pastejo de capim-buffel consorciado com a leguminosa gliricídia favorece, além da eficiência do N no solo, uma boa produção animal/ha, mas a produção de leite pode aumentar quando as cabras são alimentadas com ingredientes da própria região como o facheiro (Pilosocereus pachycladus Ritter) e o mandacaru (Cereus jamacaru).
Como exemplo, tomamos como base uma propriedade X com 50 cabras em lactação, com média de 62 kg de peso vivo (PV) e média de 4,5 litros/cabra/dia (PL). O produtor quer maximizar a produção/dia que é de 225 L/dia
para 300 L/dia, tendo média de PL de 6 L/dia/cabra.
A tabela 1 apresenta a composição bromatológica dos ingredientes, a tabela 2 apresenta as exigências nutricionais do lote e a tabela 3 a ração final para alcançar o objetivo de 6 L de leite/cabra/dia.