Results for 'Alex Pereira De Araújo'

1000+ found
Order:
  1. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  2. Para além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror.Alex Pereira de Araújo & Nilton Milanez - 2015 - Unidad Sociológica 4 (2):56-64.
    Este estudio se ocupa del control social del cuerpo y de la reconfiguración de la memoria popular en películas de horror a través de la perspectiva genealógica de Foucault, presentada en su libro Vigilar y Castigar, publicado hace 40 años. Por lo tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière (s), dos producciones de horror cinematográfico hechas por directores franceses, ambos publicados en 2007. La hipótesis principal es que las películas de terror se muestran como una nueva forma de vigilancia y control (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  3. Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4. Exu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Calundu 7 (2):4-24.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  78
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  7.  97
    A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  61
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português (3rd edition).Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  89
    QECR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: AUTONOMIA E ALTERIDADE.Alex Pereira De Araújo - 2012 - In Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro (ed.), Português como língua estrangeira na UESC : questões identitárias. Ilhéus: Editus. pp. 209-223.
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento do aprendiz, da sua (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  10. Percursos sobre Discurso.Alex Pereira de Araújo - 2014 - O Corpo É Discurso 39 (1):1-6.
    Entrevista com Érica Danielle Silva por Alex Pereira de Araújo, em julho de 2014, na Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Érica Danielle Silva é doutoranda em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, na linha do Texto e do Discurso e integrante do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM – GEDUEM (UEM/CNPq). Entrevistada em julho de 2014, no início de seu estágio sanduíche em Paris, Érica contou um pouco de seu percurso acadêmico, sua pesquisa e as (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens 2 (4):357–388.
    Este trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o diagnóstico (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  12. Exu: the language as a crossroad in Black diasporic culture(s).Alex Pereira De Araújo - 2021 - Academia Letters 3098:01-06.
    A cosmological principle, because it was the first to be created, Exu presents itself as the creative protomatter, whose expansive and unfinished character makes possible the appearanceof all other creations. He is the animating principle of existence and in everything there isExu. The crossroads is its space-time and this fact would explain why “black culture is acrossroads culture”. But, incarnated in Afro-diasporic practices in the Atlantic bands, Exunot only vigorously maintains his multifaceted power, showing that colonial redemption didnot obtain the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  13.  68
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  14. Human rights: religious freedom and the anti-racist fight in the Latin American Black Diaspora.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Sanwad Tradeprints, Pune, India: Bhishma Prakashan. Edited by Yashwant Pathak & A. Adityanjee.
    This chapter is devoted to the discussion of religious freedom and the anti-racist fight in the Black Diaspora in Latin America, considering the historical processes that involve such discussion, including legal apparatus such as Human Rights and local legislation. Therefore, as a starting point, we take the historical conditions of the emergence of Candomblé in Brazil, that are linked to the trafficking of enslaved African peoples and their resistance to keep alive in their memories, their religious beliefs and their worldviews. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  79
    A desconstrução dos PCN de Língua Portuguesa e a questão da identidade docente.Alex Pereira De Araújo - 2010 - Revista Educação e Cidadania 9 (1):61-69.
    Tendo em vista que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”, nossa pesquisa visa refletir sobre a nova identidade docente materializada no discurso dos PCNs de língua Portuguesa. Trata-se de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), analisando e discutindo a(s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  60
    O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
    Este artigo busca adentrar pelas questões relacionadas à biopolítica do corpo, sobretudo, daquelas ligadas à estatização do biológico e do racismo do Estado, que aparecem nos trabalhos de Michel Foucault e que aqui evocamos para analisar o corpo enquanto objeto discursivo analisável dessa biopolítica em duas produções francesas de horror, - Frontière(s) e em À l’interieur – que exibem imagens dos tumultos de Outubro de 2005, acontecimento marcado pelos protestos contra a política de perseguição aos sans-papiers que vitimou três jovens (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  17.  96
    CANDOMBLÉ E DIREITOS HUMANOS NA LINHA DE FRENTE DAS LUTAS DO OBÁ DE XANGÔ DA BAHIA: UM CAPÍTULO NOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Cachoeira, Brasil: Portuário Atelier Editorial. Edited by Gildeci Oliveira Leite, Filismina Fernandes Saraiva & Thiago Martins Caldas Prado.
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  76
    Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Vitória da Conquista: Labedisco UESB. Edited by Nilton Milanez, Marisa Martins Gama-Khalil & Analyz Pessoa-Braz.
    Neste capítulo, vamos tratar do discurso-corpo demarcado pelas utopias em justaposição com as heterotopias em duas produções cinematográficas do horror francês contemporâneo. Dessa forma, o corpo que operamos é feito de discurso, ou seja, todo seu tecido, seus órgãos, seus sistemas, seus ossos são discursos sobrepostos pelo visível e pelo dizível, da mesma forma, como demonstrou Foucault na obra O Nascimento da Clínica em 1963.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  19.  95
    A imagem como utopia em heterotopias e noção de intericonicidade frente à escrita do acontecimento.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Heterotópica 4 (2):4-32.
    Este trabalho apresenta uma discussão que tem como objetivo principal propor um novo risco ao contorno da noção de intericonicidade que aparece em Courtine, precisamente, em 2003. Aí encontramos uma abertura que nos permite traçar outras curvaturas em sua noção. É justamente por este interstício que vamos propor a inclusão de dois elementos que, a nosso ver, estão na ordem da constituição das imagens: as utopias e heterotopias, conforme discussões iniciadas anteriormente por Araújo (2014a, 2014b). Para tanto, tomamos como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Elements of a New Rhetoric in Foucault’s Work (10th edition).Alex Pereira de Araújo - 2023 - International Journal of Advanced Engineering Research and Science (Ijaers) 10 (11):1-5.
    The principal objective of this study is to present and discuss the elements that emerge from Michel Foucault's archeological undertakings, which, in our view, configure the existence of a new rhetoric that deals with what the French philosopher called the rarefaction of the subject and rarefaction of discourse in his inaugural lecture at the Collège de France (Foucault, 1996). This new rhetoric would be in charge of reflecting and analyzing the phenomena that result from both the rarefaction of the subject (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Heterotopias e utopias na construção de corpos no cinema francês contemporâneo de horror: lugares de memória para uma arqueologia do medo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Rio de Janeiro: Dialogarts. Edited by Flávio Garcia, Marcello de Oliveira Pinto & Júlio França.
    Os corpos no cinema estão sob a ordem de um olhar soberano que nos diz para onde devemos olhar e como devemos fazer isso. É um olhar poderoso que tudo sabe e tudo pode. Um olhar que nos posiciona não como simples espectadores, mas como sujeitos. É a partir daí que buscamos compreender como se arquitetam o medo, ou seja, qual é a ordem do cinema de horror, tecido com a pena do medo? Nessa arquitetura, os corpos aparecem como lugares (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  22.  86
    Decolonizing the History of Pre-Columbian Art in Brazil.Alex Pereira De Araújo - 2023 - International Journal of Humanities and Education Development (Ijhed) 5 (6):73-78.
    This study resumes the discussion undertaken by Ulpiano Bezerra de Menezes, historian, archaeologist and museologist at the University of São Paulo, the first to “decolonize the history of Art in the Americas”. At the same time, this resumption is in charge of paying homage to this researcher who found the mistakes and gaps left by European scholars who were at the service of Eurocentric colonialism and its Eurocentric culture. However, the central objective of this text is to contribute to this (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  86
    A NOÇÃO DE FÓRMULA DE KRIEG-PLANQUE SOB A ORDEM DO DISCURSO DE FOUCAULT.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Revista Eletrônica de Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 5 (1):5-21.
    Este artigo empreende uma discussão acerca da noção de fórmula discursiva nos trabalhos de Krieg-Planque e de um possível diálogo com o trabalho desenvolvido por Foucault, sobretudo, a partir do modo como o filósofo percebe o discurso, uma vez que ambos pertencem a uma tradição epistemológica francesa. Dessa forma, vamos adentrar pelo percurso de lapidação da noção de fórmula, tomando, para isso, a entrevista que Krieg-Planque concedeu a Philippe Schepens do Laboratoire de Sémio-linguistique, didatique e informatique (LASELDI) e do livro (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS DISCURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (Dipracs) 1 (1):1-9.
    Nossa pesquisa vai refletir sobre o discurso da política educacional brasileira implementada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, particularmente, aquele que trata da formação docente. Ele tem imposto uma reconfiguração da identidade dos professores, concedendo-lhes uma autonomia de autoconhecimento e resolução dos problemas cotidianos, que, no nosso entendimento, não corresponde ao que acontece na escola (VILLA, 1998; LAWN, 2001; VEIGA, 2002; VASCONCELLOS, 2003). Assim, pretendemos apresentar e discutir sobre as representações da identidade do professor nos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  93
    PELAS VEREDAS DA TRADUÇÃO: ENTRE MITOS E PALAVRAS.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2009 - I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras 1:1-8.
    Este ensaio visa refletir sobre as questões de tradução levantadas por Jacques Derrida (1987), questões essas que não chegam a formalizar uma teoria da tradução, mas têm elas o ato de traduzir o original como veredas a ser percorridas por um sujeito endividado, ou seja, o tradutor. No dizer de Derrida, “a tarefa do tradutor indica a lei e a missão outorgada pelo outro a que o tradutor deve responder”. Neste sentido, entendemos aqui a tradução como um ato de diálogo, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  73
    Foucault, Sade e as Luzes: o que nos interessa saber desta relação?Alex Pereira de Araújo - 2014 - O Corpo É Discurso:11-14.
    This study takes up the discussion held by Philippe Sabot in Foucault, Sade and the Enlightenment when it came the Marquis de Sade's work uses in studies conducted by Michel Foucault from Madness and Civilization to The Will to Knowledge. What interests us know of this relationship? This is the main question that guided our study.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Memória: corpo e poder na arqueogenealogia do sujeito no discurso fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Dissertation, Universidade Estadual Do Sudoeste da Bahia
    Tout le film est toujours une microphysique du pouvoir, en potence, d’être étudier. Aujourd’hui l'augmentation des productions d'horreur et son public ont fait le film d'horreur une «contreculture» dominante, mais toujours sous l'effet négatif du pouvoir et du savoir qui disqualifient les discours, matérialisée dans ces films, ce qui les rend illégitime et exiler en soi espace filmique, transformée en un lieu adapté pour interdite et marquée par certaines pratiques discursives avec certains dispositifs d'exclusion. Paradoxalement, les types marginaux qui apparaissent (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. Discipline and Punish: The translation of the absent or the comment to be translated.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Academia Letters 4367:01-05.
    This comment text brings, at the end, a part of Surveiller et Punir (Discipline and Punish), which has not been translated into Portuguese and does not appear in more than 40 editions of the Brazilian translation. It is on the back cover of the original in French, as if it were an afterword, signed by the author himself, Michel Foucault, which more than 40 years ago published by Editions Gallimard, his first copies in February 1975. Two years later, the Brazilian (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  92
    Discurso e sujeito em práticas identitárias na Pós-Modernidade. [REVIEW]Alex Pereira De Araújo - 2013 - Acta Scientiarum: Language and Culture 35 (4):401-405.
    NAVARRO, Pedro; TASSO, Ismara. Produção de identidade e processos de subjetivação em práticas discursivas. Maringá: Eduem, 2012. 304 p. ISBN 978-85-7628-429-1.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Soma kai Psuche: a Relação entre Corpo e Alma em Aristóteles.Lucas Pereira De Araújo Pedrosa - 2020 - Pandora Brasil 105:1-50.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Para Todxs: Natal - uma introdução à lógica formal.P. D. Magnus, Tim Button, Robert Loftis, Robert Trueman, Aaron Thomas Bolduc, Richard Zach, Daniel Durante, Maria da Paz Nunes de Medeiros, Ricardo Gentil de Araújo Pereira, Tiago de Oliveira Magalhães, Hudson Benevides, Jordão Cardoso, Paulo Benício de Andrade Guimarães & Valdeniz da Silva Cruz Junior - 2022 - Natal-RN: PPGFIL-UFRN.
    Livro-texto de introdução à lógica, com (mais do que) pitadas de filosofia da lógica, produzido como uma versão revista e ampliada do livro Forallx: Calgary. Trata-se da versão de 13 de outubro de 2022. Comentários, críticas, correções e sugestões são muito bem-vindos.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  53
    XVI Brazilian Logic Conference (EBL 2011).Walter Carnielli, Renata de Freitas & Petrucio Viana - 2012 - Bulletin of Symbolic Logic 18 (1):150-151.
    This is the report on the XVI BRAZILIAN LOGIC CONFERENCE (EBL 2011) held in Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil between May 9–13, 2011 published in The Bulletin of Symbolic Logic Volume 18, Number 1, March 2012. -/- The 16th Brazilian Logic Conference (EBL 2011) was held in Petro ́polis, from May 9th to 13th, 2011, at the Laboratório Nacional de Computação o Científica (LNCC). It was the sixteenth in a series of conferences that started in 1977 with the aim of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Different Samenesses: Essays on Non-Standard Views of Identity.Eric de Araujo - 2021 - Dissertation, The Ohio State University
    Few views are as widely held as the Standard View of Identity. Here I am concerned with minority views that depart from the standard account. First, I attempt to illuminate such views and the debates concerning them by identifying the principles of identity at issue, articulating some of the assumptions underlying the debates, and presenting some of the evidence used against the Standard View of Identity. Second, I enter two of these debates myself. I first defend two Non-Standard Views of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. A singularidade da teoria da Prudência na Ética Nicomaqueia de Aristóteles.Marcos Henrique de Araújo - 2020 - Dissertation, Unesp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Desenvolvimento da ciência empírica a partir de uma visão semântica e Aristotélica.Paulo Costa de Araújo - 2017 - Dissertation, Uepb, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  55
    O lugar da agressividade na educação a partir da perspectiva lacaniana.Araújo Fabíola M. De - 2013 - Revista Dialectus 2:131-145.
    This paper aims to show issues raised by lacanian psychoanalyses concerning the reasons of the phenomenon of aggressiveness, mainly due to the frequency of this phenomenon in education. In this paper, it was intended to highlight the philosophical dimension of the problem, since we are using basically the dissertative method. Lacan takes Hegelian and Marxist legacy to develop the thesis of aggressiveness as realization of a dynamic introduced from the gaze and that has its modus operandi in the movements of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ: CONTEXTO, POLÍTICA EXTERNA E TRINTA ANOS DE RELAÇÕES COM O BRASIL (1989-2019).Carolina Pereira de Souza - 2019 - Conjuntura Austral 10 (50):26-46.
    O objetivo desse artigo é introduzir um estudo sobre o histórico de relações entre Brasil e Vietnã, desde seu estabelecimento em 1989. Um relatório da PWC (2017) indica que, nas próximas três décadas, o Vietnã será o país com o maior crescimento econômico (PIB per capita) do mundo, registrando uma média de 5,1% anualmente. Em um contexto onde 4 dos 7 maiores PIBs do mundo estarão na Ásia (previsão para 2050), esse crescimento é expressivo e merece atenção. Através de revisão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  27
    Linguagem e Significação em Aristóteles e Wittgenstein.Christiano Pereira de Almeida - 2022 - Dissertation, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Lima Vaz e os desafios da compreensão da pessoa humana.Laureandro Lima da Silva, Gabriel Florenço Dias & Alex Pereira da Silva - 2019 - Anacleta 5 (5):1-18.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Significação da Mathesis Universalis em Descartes.Leandro de Araújo Sardeiro - 2008 - Dissertation, Unicamp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Sobre o ser e a essência nas Quaestiones in Metaphysicam de Sigério de Brabant.Luiz Fernando Pereira de Aguiar - 2020 - Dissertation, University of Sao Paulo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A vida e as fontes da normatividade: por uma história natural do conceito.Herivelto Pereira de Souza - 2010 - Dissertation, Universidade de São Paulo
    A posição filosófica chamada de externismo semântico caracteriza-se pela tese segundo a qual a individuação do conteúdo de estados mentais deve recorrer a fatores que não podem ser localizados na região geralmente circunscrita pela noção mesma de mente. Tal tese implica, em todo caso, que a suposta interioridade da vida psicológica não se basta para tornar inteligível as condições de possibilidade que o pensamento conceitual requer. Assim, se fatores externos aos indivíduos são vistos como desempenhando uma contribuição decisiva na própria (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Percepção em Aristóteles: Aísthēsis, Mnḗmē e Empeiría.Annelyze de Araújo Reis - 2022 - Dissertation, Puc-Rio
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  68
    “...are the same being and thinking” (“...to gar auto noein estin te kai einai”), in the heideggerian and in the lacanian perspectives.Araújo Fabíola M. De - manuscript
    Our proposal is to bring Jacques Lacan and Martin Heidegger’s considerations that concern the sentence “...is the same thinking and being” of the Parmenides's poem “Peri Physis”. These considerations apparently are in contraction. When we look forward, nonetheless, we can comprehend that they both criticize the modern ‘thinking’ to distinguish one experience that fundamentally the Greeks introduce: the experience where thinking – noein – is in the mood of the being – einai. We develop the notion that this experience can (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  48
    TAXA DE PRENHEZ EM INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO COM REPASSE DE TOURO EM MONTA NATURAL.Ítalo de Moura Seixas Pereira, Márcio Hilário Silva Marques, Milena de Jesus Evangelista, Milton Rezende Teixeira Neto & Fabiely Gomes da Silva Nunes - 2024 - Repositório Uniftc/Vic 1 (1):1-12.
    RESUMO A inseminação artificial (IA) é a biotecnologia mais empregada com vantagens superiores em relação a utilização da monta natural, cuja eficácia se dá na larga escala de reprodução entre os bovinos. Associando essa biotécnica com hormônios pode-se estabelecer manipulações do sistema reprodutivo da fêmea, levando a manejos de inúmeras cabeças de gado para inseminar a um tempo fixo. Portanto, foram realizados 5 protocolos de IATF, tendo 2 categorias de animais: nulíparas e multíparas. No protocolo 1 foram submetidas 81 multíparas, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  68
    A Consciência De Si Como Sujeito: Série 2 / The self-consciousness as subject.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2009 - Kant E-Prints 4:229-265.
    In this paper, I present a new interpretation of Kant’s notion of consciousness of oneself as a Subject on behalf of a polemic with a recent reading suggested by Longuenesse. My central aim is to provide a systematic interpretation of Kant’s metaphysics of consciousness in general. I present and defend new interpretations for four capital Kant’s notions. First, I present a reading of Kant’s sensible intuition as a de re form of mental representation without conceptual content and any structure. It (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Diferenças e semelhanças entre as políticas de reconhecimento em Honneth e Taylor.Vigevando Araújo De Sousa - 2019 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 11 (26):149 - 161.
    Este artigo tem por objetivo descrever e comparar as propostas da política de reconhecimento desenvolvidas por Axel Honneth, na obra Luta por reconhecimento, e por Charles Taylor, na obra Argumentos filosóficos. Ambos os pensadores buscam em Hegel uma referência teórica para renovar suas teorias. Em Honneth, a noção de reconhecimento está fortemente ancorada na intersubjetividade dos indivíduos, decorrente de uma luta por reconhecimento: o desrespeito a qualquer uma das formas de reconhecimento pleno – o amor, o direito e a solidariedade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. The Singular Relational plus Relativistic Content View.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2018 - Dialogue 57 (1):93-114.
    My aim is to defend a peculiar epistemic version of the particularity thesis, which results from a sui generis combination of what I call the ‘singular relational view’ and what I call the ‘relativistic content view.’ Particulars are not represented as part of putative singular content. Instead, we are perceptually acquainted with them in the relevant sense that experience puts us in direct perceptual contact with them. And the content of experience is best modeled as a propositional function, that is, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49. Nonconceptualism or De Re Sense? A New Reading of Kantian Intuition.Roberto de sá Pereira - 2017 - Abstracta 10:45–64.
    This paper aims to offer a critical review of the recent nonconceptualist reading of the Kantian notion of sensible intuition. I raise two main objections. First, nonconceptualist readers fail to distinguish connected but different anti-intellectualist claims in the contemporary philosophy of mind and language. Second, I will argue that nonconceptual readings fail because Kan- tian intuitions do not possess a representational content of their own that can be veridical or falsidical in a similar way to how the content of propositional (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. What is nonconceptualism in Kant’s philosophy?Roberto Horácio de Sá Pereira - 2013 - Philosophical Studies 164 (1):233-254.
    The aim of this paper is to critically review several interpretations of Kantian sensible intuition. The first interpretation is the recent construal of Kantian sensible intuition as a mental analogue of a direct referential term. The second is the old, widespread assumption that Kantian intuitions do not refer to mind-independent entities, such as bodies and their physical properties, unless they are brought under categories. The third is the assumption that, by referring to mind-independent entities, sensible intuitions represent objectively in the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
1 — 50 / 1000