Results for 'Análise, '

284 found
Order:
  1.  51
    Análise e Verdade: investigações de filosofia (sistemática).André Henrique Rodrigues - 2024 - São Paulo: Editora Dialética.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Uma análise de algumas lógicas deônticas para a representação de normas jurídicas.Rafael Testa - 2006 - Dissertation, University of Campinas
    O propósito deste trabalho é analisar a estrutura e discutir a aplicação da(s) lógica(s) deôntica(s) na representação de normas jurídicas. Após uma apresentação desta(s) lógic(s) e, em particular, do sistema de von Wright e da SDL (Standard Deontic Logic), veremos as dificuldades de se aplicar uma lógica à análise do direito positivo: as regras da lógica devem permitir realizar sobre as normas formalizadas somente os tipos de inferência e operaçôes lógicas intuitivamente feitas pelos juristas, ou seja, a reconstrução lógica do (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Análise da interpretação possível do geocentrismo através das tradições de pesquisa.Douglas Antonio Bassani - 2023 - Griot : Revista de Filosofia 23:59-69.
    A pesquisa tem como objetivo analisar aspectos/elementos da cosmologia de Aristóteles a partir da filosofia da ciência de Larry Laudan. A tentativa é apresentar neste artigo uma interpretação possível sobre o processo evolutivo da cosmologia da época sob o enfoque da filosofia de Laudan, baseado nas tradições de pesquisa, teorias específicas, modelo reticulado, progresso científico, metodologia, axiologia, etc. Abordaremos sobre a questão da aceitação das teorias específicas, a questão da eficácia na resolução de problemas, entre outras questões importantes para a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio.Daniel Durante Pereira Alves - 2012 - Filosofia No Ensino Médio: Desafios E Perspectivas.
    Este artigo propõe a adoção do método da análise de conceitos conforme apresentada por John Wilson, como metodologia pedagógica e principal conteúdo para a disciplina de filosofia no ensino médio.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Análise da forma literária de Mateus 20,20-28 segundo a teoria de Klaus Berger.Vicente Artuso & Eliseu Pereira - 2016 - Revista de Cultura Teológica 88:197-220.
    O artigo apresenta uma análise das formas literárias de Mt 20,20-28, que narra o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu e a resposta de Jesus a respeito do servir. Será aplicado o referencial teórico proposto por Klaus Berger, em As formas literárias do Novo Testamento. Com a aplicação da análise formal a perícope é classificada com um gênero abrangente que contém características de texto simbulêutico, epidíctico e dicânico. Mediante um diagrama são identificados os subgêneros, que são categorias menores em (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  61
    Metodologia e análise filosófica da ciência em Larry Laudan.Douglas Antonio Bassani, Cléria Maria Wendling & Osbaldo Washington Turpo Gebera - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 31:205-217.
    Esta pesquisa analisa alguns tópicos sobre a metodologia de acordo com a filosofia da ciência de Larry Laudan, além de examinar, na área da educação, esta proposta de interpretação filosófica. Trouxemos como elementos algumas considerações e definições sobre a metodologia em Laudan, isto é, da metodologia como um instrumento para a realização da axiologia (que são as metas e os valores cognitivos), porém, apresentando também interessantes relações para com as teorias específicas, como o de justificar as teorias específicas e de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Uma análise sobre o conceito de humilhação: Nussbaum, Honneth, Margalit.Diana Piroli - 2016 - Seara Filosófica 12:98-112.
    Em Uma Teoria da Justiça John Rawls ao eleger como bem primário mais importante as bases sociais do autorrespeito (autoestima), aponta que a capacidade do indivíduo de reconhecer seu próprio valor moral e a legitimidade do seu plano de vida também é objeto de justiça social. Martha Nussbaum, Axel Honneth e Avishai Margalit defendem que a humilhação privaria os indivíduos de respeitarem (ou estimarem) a si mesmos. Neste artigo será salientado como cada autor, à sua maneira, salienta pontos sobre a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Análise qualitativa da filosofia e atividade.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    A filosofia não é apenas atividade de pensadores brilhantes porém excêntricos, como popularmente se pensa. Filosofia é o que todos fazemos quando estamos livres de nossas atividades cotidianas e temos uma chance de nos perguntar o que é a vida e o universo. Nós, humanos, somos criaturas naturalmente curiosas e não conseguimos deixar de fazer perguntas sobre o mundo à nossa volta e o nosso lugar nele. Também somos equipados com uma capacidade intelectual poderosa, que nos permite tanto raciocinar como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  94
    Uma Análise Do Conceito de Ousia Em Aristóteles.Gérson Leite Moraes - 2023 - Trilhas Filosóficas 15 (1):153-165.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Uma análise lakatosiana da pesquisa de Mary Schweitzer em biologia evolutiva.Arnaldo Vasconcellos - 2011 - Dissertation, Universidade de Brasília
    This dissertation attempts to apply Imre Lakatos' Philosophy of Science to the research program of Mary Schweitzer and staff, presented in two papers published in Science: one of them about the discovery of T-Rex with soft tissue and a later one reporting the detection of collagen. This case-study highlights the more general applicability of Lakatos' Methodology of Scientific Research Programmes to scientific practice in Evolutionary Biology.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Breve análise da relação entre escrita, fala, pensamento e coisas no primeiro capítulo do De Interpretatione.Thiago Silva Freitas Oliveira - 2010 - Prometheus 6:51-59.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. UMA ANÁLISE DA (IN)JUSTIÇA DA CONDIÇÃO ESCRAVIDÃO NA POLÍTICA DE ARISTÓTELES A PARTIR DE HANNAH ARENDT.Daniel Pires Nunes - 2021 - In Giovane Rodrigues Jardim & Cristiéle Santos de Souza (eds.), Pluralidade, mundo e política: interlúdios em tempos sombrios. Porto Alegre: Mundo Acadêmico. pp. 45-55.
    Este capítulo se propõe a analisar os fundamentos utilizados por Aristóteles (2006) para justificar a escravidão. Para isso, é tomada como chave de leitura a categorização das atividades humanas fundamentais proposta por Hannah Arendt (2008). A escravidão no mundo grego antigo era tida como uma forma de liberar o cidadão dos afazeres domésticos e do trabalho para que pudesse ter ócio e, assim, dedicar-se às atividades entre seus iguais, sobretudo à política.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Análise do discurso: noções semânticas antigas e medievais.Remo Batista Sales - 2020 - Dissertation, Universidade Federal de Alagoas
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Análise da Matematização da Física na Concepção dos Professores de Física do Ifbaiano - Guanambi.Eric Novais Silva - 2018 - Dissertation, Uesb, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Uma análise crítica das relações entre cognição, paixões e ação na perspectiva cartesiana.Marcos Antonio Alves - 2016 - Revista Estudos Filosóficos 16:55-74.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Para uma análise do critério schleiermacheriano de interpretação das obras de Platão.Dennys Garcia Xavier - 2005 - Educação E Filosofia 19 (37):179-199.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Consciência e Evolução: Uma Análise do Naturalismo Biológico a partir do Debate Adaptacionista.Victor Barcellos, Sergio Farias de Souza Filho & Roberto Horácio Pereira - 2021 - Revista Reflexões 18 (10):183-200.
    The goal of this paper is to assess biological naturalism in light of the adaptationist debate. Searle is famous for explicity pursuing a biological foundation for his theory of consciousness. However, evolutionary biology receives little attention in his work, which results in crucial theoretical confusions over adaptationism. In this paper, we will propose two theses concerning Searle's approach to consciousness in the context of the adaptationist debate. First, Searle's attack on adaptationism only applies to its naive version, failing to touch (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Imperativo categórico: uma análise dialética.Vitor Tschoepke - manuscript
    O imperativo categórico é o princípio supremo de moralidade. Em um sentido essa afirmação pode ser considerada verdadeira, já que a teoria possui grande poder em explicar os critérios da intuição moral comum. Por outro lado, o sistema deixa muitos casos e situações sem um guiamento claro, e em outros ainda trava em paradoxos e soluções inaceitáveis, se seguirmos estritamente as recomendações de seu formulador. Será nesse estudo apresentado um sistema de aplicação do imperativo categórico que permite dar um tratamento (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Problema da Análise Econômica em Aristóteles: Um Estudo Sobre a Distinção dos Conceitos de Economia e Crematística.Adriana Santos Tabosa - 2007 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Mediação e Conciliação: da análise histórica e da evolução normativa no Brasil.Marcos Italo Porto - 2021 - Dissertation, Uniceplac
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O eu quantificado no contexto das tecnologias contemporâneas: uma análise desde a Perspectiva de Segunda Pessoa.Felipe Eleuterio Pereira & Mariana Claudia Broens - 2022 - Revista Ideação 45.
    Neste artigo analisamos o conceito de eu quantificado a partir na Perspectiva de Segunda Pessoa, segundo a qual a eu-dade, ou pessoalidade, é atualizada em relações contexto-dependentes de total ou parcial transparência cognitiva não redutíveis aos aspectos considerados nas perspectivas de primeira ou de terceira pessoa. O eu quantificado designa o indivíduo que realiza medições sobre si mesmo por meio de tecnologias ubíquas em rede para obter um suposto maior autoconhecimento, instanciando, segundo alguns autores, um ponto de vista de Quarta (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  92
    De Roma a Sodoma: Uma análise estruturalista de Orphéus, Eurydíkē e Lot.Gustavo Ruiz da Silva & Eberval Gadelha Figueiredo Jr - 2023 - Ponto e Vírgula 32 (2022):1-12.
    Este breve ensaio busca, por meio da análise estruturalista e distanciada indicada por Lévi-Strauss, aproximar o conjunto de funções literárias das relações presentes entre os personagens principais do mito de Orphéus e Eurydíkē, fundadores dos mistérios órficos da Antiguidade Clássica, e de Lot e sua esposa, apresentados no Livro de Gênesis. Os pontos correlacionados são: o ponto de partida da jornada de ambos os casais, a figura mítico-mágica que anuncia a saída, o olhar para trás da figura feminina e a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  86
    Bioética e consenso. Uma análise da teoria principialista.Marta Dias Barcelos - 2022 - Cascais: Princípia Editora.
    «A experiência global e partilhada da pandemia obrigou-nos a focar a natureza – simultaneamente pública e ética – das decisões em saúde e fez sobressair a importância do consenso. Esta exigência – agora tão visível – vinha-se fazendo sentir há décadas. Prova disso é que cresceu exponencialmente a literatura que se debruça sobre as implicações antropológicas e éticas dos grandes âmbitos da cultura mais diretamente vinculados ao mundo da tecnologia, das biotecnologias à inteligência artificial. Uma das áreas em que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieunana do sistema de ensino.Matheus Diesel Werberich - 2020 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 6 (1):1-12.
    No presente artigo, constata-se o modo como o ensino de filosofia no Brasil, visto como educação maior, é utilizado como ferramenta da inculcação de um arbitrário cultural a partir de uma análise bourdieuana do sistema de ensino. Chegou-se à conclusão que a prioridade conferida ao texto clássico de filosofia no ensino médio é um modo de reprodução das mesmas estruturas sociais que permitem a impossibilidade de ascensão social. Com isso, é proposta uma educação menor, cuja constituição fundamental é a relação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O Direito: Análise Ontológica.Adelcio Machado dos Santos, Gabriela Lopes Besen, Daniel Tenconi, Mário Luiz Cachinsky & Ivonete Moreira - 2020 - Ponto de Vista Jurídico 9 (2):87-94.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. DISCURSOS E AUDITÓRIOS: ANÁLISE RETÓRICA DOS ARGUMENTOS DE DEWEY E ARISTÓTELES ACERCA DO HOMEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.Erika Natacha Fernandes de Andrade & Marcus Vinicius da Cunha - 2011 - Educação E Cultura Contemporânea 8 (17):1-25.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  97
    Objeto, Forma e Análise Clarificatória no Tractatus de Wittgenstein.Luiz H. S. Santos - 2021 - Dissertation, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro
    We’ll approach the notion of object in Wittgenstein’s Tractatus LogicoPhilosophicus (1921), initially from the so-called “substance argument”. The discourse about necessary conditions for the propositional sense cannot be treated in terms of truth or falsity in the Tractatus without resulting in a infinite regress. Such a situation is avoided by postulating a substance made up of simple objects, thus ensuring the assumed total determination of sense. Passages from the Notebooks (1914-1916) suggest that the idea of simples is given in the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Paradigmas de Análise Conceitual em Wittgenstein.Rafael Lopes Azize - 2008 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O político, O sensual/sexual eo religioso nos videoclipes de madonna: Uma análise Das marcas textuais não-verbais.José Antonio Pereira Júnior - forthcoming - Human Nature.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  87
    Uma rápida análise do argumento da injustiça.Ricardo Tavares Da Silva - manuscript
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A pré-história da significação de ousia: Uma análise da interpretação heideggeriana de ousia enquanto presentidade (Anwesenheit).Estevão Lemos Cruz - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 25:1-24.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Impacto do desempenho sobre retorno de ações para setores da B3: Análise a partir das dimensões econômico-financeira, estratégica e macroeconômica.Lauri Luis Rauber, Francisval de Melo Carvalho, Gideon Carvalho de Benedicto & Lelis Pedro de Andrade - 2020 - In XX USP International Conference in Accounting. Sao Paulo, Brazil: USP. pp. 1-21.
    O desempenho das empresas tem sido estudado sob diferentes perspectivas teóricas, que, em geral a utilizam indicadores econômico-financeiros. Essa abordagem sofre constantes críticas por não contemplar aspectos estratégicos, que podem fornecer informações acerca de vantagem competitiva obtida pela empresa. Fatores macroeconômicos também tendem a impactar de maneira indireta os diferentes setores. Além disso, os setores sofrem esses impactos macroeconômicos conforme o nível de exposição deste às oscilações macroeconômicas. Assim este trabalho buscou analisar como as dimensões de desempenho se relacionam com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Devido como Garantidor da Excelência: Análises a partir do Livro V da Ethica Nicomachea.Felipe Alves da Silva - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):56-86.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar, a partir do livro V da obra Ethica Nicomachea, se a justiça poderia ser tomada como um meio que irá auxiliar os cidadãos a desenvolver plenamente as suas virtudes. Buscar-se-á fundamentar que é através da justiça que os bons cidadãos seriam formados, bem como o bom caráter seria cultivado. Analisar-se-á, também, ainda que minimamente, o que Aristóteles entende de fato por justiça, de que o justo seria dar a cada um o que lhe (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  74
    Percy W. Bridgman e a análise do Operacionalismo em 1953 (3rd edition).Douglas Antonio Bassani - 2023 - Pensando - Revista de Filosofia 14:33-43.
    Este artigo procura analisar algumas das principais ideias abordadas no encontro anual promovido pela “American Association for the Advancement of Sciencie” em Boston (EUA) em 1953. Parte do encontro foi para abordar sobre o estado atual da concepção operacional de significado desenvolvida por Percy W. Bridgman a partir de 1927. As principais ideias tratadas no encontro foram posteriormente publicadas pela revista “The Scientific Montly” em 1954-1955 e republicadas no capítulo 2 do livro “The validation of scientific theories” (1961), editado por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O Estatuto Científico da Ciência Cognitiva em sua Fase Inicial: Uma análise baseada na perspectiva epistemológica de Thomas Kuhn.Alan Rafael Valente - 2019 - Dissertation, Unesp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  52
    Epistemologia feminista enquanto uma ramificação da epistemologia social: uma análise a partir de Donna Haraway e Sandra Harding.Camila P. Barbosa - 2020 - Intuitio 13 (1).
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma perspectiva feminista da epistemologia social. A partir desta, criticar a ideia de universalização da verdade feita através do método tradicional da epistemologia analítica e das ciências, frequentemente ditas como neutras ou não corporificadas. Proponho demonstrar que o pesquisador é um corpo enquanto localização, isto é, está situado socialmente e historicamente, evidenciando suas consequência dentro da pesquisa científica. Para tanto, terei como principal escopo argumentativo as contribuições de Donna Haraway e Sandra Harding a fim (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Efeitos sonoros enquanto fala audiovisual: Análise de Gerald McBoing-Boing à luz do §528 das Investigações Filosóficas.Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2011 - Revista Ciberlegenda (PPGCOM - Universidade Federal Fluminense) 24:126-137.
    Dentro da produção da UPA, estúdio que buscou rivalizar esteticamente com os preceitos da Disney no cinema de animação nos anos 1950, Gerald McBoing-Boing é a personagem mais emblemática, estrelando quatro curtas de animação que representam os preceitos do estúdio. No entanto, o mote narrativo de McBoing-Boing é que ele não se comunica com sons, mas sim por efeitos sonoros, e se fazendo entender. Para entender quais são as possibilidades linguísticas desse uso sonoro e como ele não nos aparece enquanto (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Do desacordo ao paradoxo epistêmico: uma análise da concepção de serviço de autoridade de Raz à luz da teoria do “ponto-cego” de R. Sorensen.Ramiro Ávila Peres - 2019 - Dissertatio 48:242-257.
    Abstract: Using a critical review of the literature, we study a challenge from philosophical anarchism to J. Raz's theory of legal authority: it would be irrational to follow an order with which one disagrees, since it would mean acting against what is considered more justified. Through references from decision theory and epistemology, and deploying examples about tools for assisting in routine decision-making, we sketch two possible answers: first, it may be justifiable to put yourself in a situation that leads to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A Nova Pecuária Leiteira - Produção Mundial de Leite em 2018: Análises e Comparações.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    A NOVA PECUÁRIA LEITEIRA – PRODUÇÃO MUNDIAL DE LEITE EM 2018 -/- NEW DAIRY LIVESTOCK - WORLD PRODUCTION OF MILK IN 2018 -/- Produção mundial de Leite em 2018: análise sobre o crescente aumento da produção e da produtividade -/- No mundo foram produzidos aproximadamente 843 milhões de toneladas de leite, isso corresponde à 843 bilhões de litros de leite produzidos em 2018, e comparado ao ano de 2017 que a produção foi de 812 bilhões de litros a variação média (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Aristóteles e o debate educacional: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica.Rafael Rossi & Aline Santana Rossi - 2021 - Colloquium Humanarum 18:183-194.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Princípio de Conservação de energia e a descoberta do neutrino: uma análise lakatosiana.Arnaldo Vasconcellos - 2019 - Dissertation, Universidade de Brasília
    This paper describle about the discovery and development of the concept of the particle named "neutrino", using the perspective of the philosophy of science of Imre Lakatos. With this focus, we making a historiographical and epistemological analysis of scientific practice, which culminated in its formulation, as well as subsequent developments. In this sense, the work makes a rational reconstruction regarding the research program that the formulation and discovery of the neutrino participates in, as well as the principle of conservation of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O Holismo Linguístico na Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer: uma análise a partir do conceito de imagem (Bild).Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2016 - Peri 8 (1):279-297.
    This study sheds light on Gadamer’s hermeneutical thought by means of an analysis of the fundamental concept “image” (Bild). The central hypothesis of this study consists in regarding Gadamer’s philosophy as a defense of an holistic model for human sciences, which can be regarded in opposition to an atomistic model. Whereas atomism states that social phenomena should be reduced to singular actions, holism claims that there are substantial or ontological differences between individual and social phenomena or facts. Thus, the concept (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Sobre a identidade pessoal estendida e o status de pessoas dos ciborgues naturais: Uma análise a partir do caso extremo dos portadores de Alzheimer.Ronaldo de Oliveira Ramos - 2020 - Dissertation, Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt)
    Based on questions about herself, the character Motoko, in the film Ghost in the Shell, wonders about her continuity over time and her human condition and as a person. Similarly, it is possible to entertain some scenarios in which the addition of elements external to the body produces a similar tension with respect to human persons. One of these scenarios is that of natural cyborgs, as understood by Andy Clark. Based on the notion of natural cyborgs, through the coupling of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Chove, porque o chão está molhado: Uma análise da causalidade nos períodos compostos.Davi Leite de Resende - 2018 - Dissertation, Universidade de Brasília
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Entre a investigação e a análise das causas: O conceito de αȚIJία em Alpha da Metafísica de Aristóteles e em Clio das Histórias de Heródoto.Vitor Medeiros Costa - 2016 - Dissertation, Ufsc, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Em que espelho ficou perdida a minha face? Uma análise da condição da mulher nas "Obras do Cárcere" de Antonio Gramsci.Gigliola Mendes - 2013 - Dissertation, Ufu, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  89
    QUAL É O OBJETIVO DA DEFESA ARISTOTÉLICA DO PRINCÍPIO DE NÃOCONTRADIÇÃO EM METAFÍSICA Γ4? UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS POSSIBILIDADES DE LEITURA.Débora Oliveira Silva - 2019 - Dissertation, Federal University of Rio Grande Do Sul
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 284