Results for 'intuitio'

26 found
Order:
See also
  1. The seal of philosophy: Tymieniecka’s Phenomenology of Life in Islamic metaphysical perspective.Olga Louchakova-Schwartz - 2014 - In Anna-Teresa Tymieniecka, Nazif Muhtaroglu & Detlev Quintern (eds.), Islamic and Occidental Philosophy in Dialogue, 7. Dordrecht, Netherlands: Springer. pp. 71-101.
    This paper argues that the Islamic metaphysical vision finds its Western philosophical counterpart in Anna-Teresa Tymienecka's Phenomenology of Life. Comparative analysis of the main categories and strategies of knowledge in Islamic metaphysics and the Phenomenology of Life demonstrates obvious similarities, but also significant distinctions whereby the systems can be viewed as complementary. Tymieniecka’s philosophy begins with epoché on preceding philosophical knowledge, while Islamic philosophy begins with revelation. Tymieniecka uses presuppositionless phenomenological direct intuition combined with reflective analysis, while Sufi metaphysics combines (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Restaurando a explicação do anulabilismo falibilista sobre o conhecimento a partir de crença falsa.Eduardo Alves - 2021 - Intuitio 14 (2):1-14.
    O objetivo deste artigo é responder a duas objeções que podem ser feitas à explicação do anulabilismo falibilista referente à possibilidade de conhecimento inferencial originado em falsidade (KFF). A primeira objeção é que a ausência de restauradores indica a incompletude da explicação anulabilista falibilista de KFF, enquanto a segunda é que o experimento mental de KFF viola o Princípio Resistência à Verdade* (RV*) – a principal tese do anulabilismo falibilista. Na primeira seção, explicarei no que consiste o debate acerca da (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  52
    Epistemologia feminista enquanto uma ramificação da epistemologia social: uma análise a partir de Donna Haraway e Sandra Harding.Camila P. Barbosa - 2020 - Intuitio 13 (1).
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma perspectiva feminista da epistemologia social. A partir desta, criticar a ideia de universalização da verdade feita através do método tradicional da epistemologia analítica e das ciências, frequentemente ditas como neutras ou não corporificadas. Proponho demonstrar que o pesquisador é um corpo enquanto localização, isto é, está situado socialmente e historicamente, evidenciando suas consequência dentro da pesquisa científica. Para tanto, terei como principal escopo argumentativo as contribuições de Donna Haraway e Sandra Harding a fim (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  83
    Uma Abordagem Bayesiana ao Paradoxo do Prefácio.Samuel Cibils - 2018 - Intuitio 11 (1):p.65-76.
    Is logic a normative science for reasoning? Do its principles play any role in the rationality of our beliefs? Being logically consistent is supposed to be a principle for the theoretical reasoning. Furthermore, it seems that logical consistency imposes a constraint on rational belief. However, the preface paradox puts this principle to the test, since the ‘state of preface’ would be a rational state. We will present an analysis according to a Bayesian model of degrees of belief in order to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Review from "Sense and Reference" / Resenha de "Sobre o sentido e a referência". [REVIEW]Rodrigo Cid - 2013 - Intuitio 6 (2):253-262.
    Resenha de "Sobre o sentido e a referência" / Review of "On sense and reference".
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O Que (e Como) Estava Pensando?: Sobre Memória de Pensamentos Passados.Danilo Fraga Dantas - 2009 - Intuitio 2 (2):103-107.
    Recent philosophical and psychological researches show that memory, not only stores information but also process it. It's possible one to have a meta-representational memory despite the propositional content and attitude of the present meta-representation being different from the propositional content and attitude of the thought that the meta-representation is causally derived. So, the question is: if we take for granted that this kind of memory doesn't require content or attitude identity, what is the permissible range of aberration between the original (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Da “revolução copernicana” (do verdadeiro “idealismo transcendental”).Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2011 - Revista Intuitio, Programa de Pós-Graduação Em Filosofia da PUC/RS 4 (1):117-133.
    O artigo em questão se detém nas implicações epistemológicas da revolução copernicana de Immanuel Kant, cuja perspectiva, emergindo das fronteiras que inter-relacionam o racionalismo de Leibniz, o empirismo de Hume e a ciência positiva físico-matemática de Newton, instaura o horizonte do idealismo transcendental, estabelecendo a correlação fundamental envolvendo o sujeito e o objeto do conhecimento.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Sobre as causas em Aristóteles.Luciana Rohden da Silva - 2009 - Intuitio 2 (1):67-80.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. FILOSOFIA PRÁTICA ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE BEM.Gian Mafalda de Carvalho - 2023 - Intuitio 16 (1):1-17.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O Argumento do Milagre comete a Falácia da Taxa-base? Apresentação, Estado da Arte e Questões de Formalização.Pedro Bravo De Souza - 2018 - Intuitio 11 (1):46-64.
    Objetivamos discutir a crítica, avançada por Colin Howson em Hume's problem, segundo a qual o argumento do milagre (doravante, AM) comete a falácia da taxa-base. Por falácia da taxa-base, entende-se a negligência do valor da probabilidade prévia de determinada hipótese ou teoria T, P(T). Por sua vez, em uma de suas versões, AM assere que apenas assumindo que uma teoria científica madura T é aproximadamente verdadeira não faz de seu sucesso preditivo um milagre. Formalizado probabilisticamente, Howson argumenta que a conclusão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A refutação da sofística no livro Gama da Metafísica de Aristóteles.M. Reus Engler - 2010 - Intuitio 3 (1):99-119.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Mundo perceptível, mente e linguagem: uma leitura a partir de Thomas Reid.Jacson Jonas Faller - 2014 - Intuitio 7:139-156.
    Na filosofia moderna, Thomas Reid (1710-1796) foi um dos filósofos que olhou com atenção para o problema da vagueza das palavras quando utilizadas para expressar nosso pensamento ao outro. Ao tratar da concepção de linguagem, Reid parece abordar o tema da ambiguidade e da vagueza das palavras de modo a afastar os erros que a linguagem carrega consigo, apurando-a no sentido de torná-la mais adequada à representação dos fenômenos mentais e, desta forma, tornar possível o avanço sobre o estudo acerca (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A razão unidimensional e as razões para a transformação da história: a arte entre Hegel e Marcuse.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2011 - Intuitio 4 (2):183-196.
    O presente trabalho constrói uma ponte teórica entre Hegel e Marcuse, com intento de demonstrar a possibilidade de transformações históricas concretas, oferecida pela experiência estética. Tendo como paradigma a sociedade administrada, procurou-se estabelecer, a partir de Marcuse e Hegel, um caminho que demonstra como o indivíduo plasma a razão na história, o que pressupõe uma ação libertadora consciente. Todavia, em uma sociedade unidimensional, não há abertura para outras dimensões e, portanto, a razão unidimensional se torna totalitária, paralisando a história. Nesse (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O Epicuro de Marx: considerações sobre a controvérsia ao redor da Clinamen.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2011 - Intuitio 4 (1):61-74.
    O presente trabalho teórico e bibliográfico se dedica a reconstruir o conceito de declinação espontânea do átomo em Epicuro, tal qual Marx defendeu em sua tese de doutorado. Seu objetivo é descobrir se a clinamen do átomo está presente em Epicuro e, se está, como se pode pensá-la. Percebe-se que a clinamen que aparece nos textos remanescentes de Epicuro não traz a noção de declinação espontânea, como aparece em Lucrécio e Marx, como Quartim de Moraes afirma. Entretanto, tendo como base (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Necessariamente, Provavelmente não sou um Zumbi (Necessarily, Probably I am not a Zombie).Danilo Fraga Dantas - 2018 - Intuitio 11 (1):19-32.
    O argumento zumbi negativo parte das premissas de que p ∧ ¬q é idealmente negativamente concebível, de que o que é idealmente negativamente concebível é possível e de que o fisicalismo é incompatível com a possibilidade de p ∧ ¬q para concluir que o fisicalismo é falso. No argumento, p é a conjunção das verdades e leis físicas fundamentais e q é uma verdade fenomenal qualquer. Uma sentença φ é idealmente negativamente concebível sse um raciocinador ideal não acredita que ¬φ (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Exercícios Filosóficos em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Intuitio 11 (2):17-33.
    O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskēsis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Spinoza e as Ciências Sociais.Diogo Luz - 2017 - Intuitio 10 (1):135-149.
    O objetivo do presente artigo é expor os motivos porque Frédéric Lordon assinala a necessidade de as ciências sociais precisarem de uma fundamentação filosófica spinozista. Para isso, inicialmente, explicitamos as carências que o filósofo encontra nos estudos sociais, e, logo depois, analisamos a forma como a filosofia de Spinoza se encaixa como base teórica de fundamentação. Demonstramos o modo como Lordon se apropria dos termos spinozistas para justificar seu insight, pois, dessa maneira, podemos esclarecer como elementos da ética de Spinoza (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  56
    Comentários hegelianos à Relectio de Matrimonio, de Francisco de Vitória.Rogério Tadeu Mesquita Marques - 2022 - Intuitio 15 (1):1-13.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Delírios e os Limites Explanatórios da Psicologia do Senso Comum.José Eduardo Porcher - 2015 - Intuitio 8 (1):185-197.
    Examino a controvérsia sobre como melhor definir o delírio—um sintoma central de patologias como a esquizofrenia e a demência—e apresentarei algumas das principais dificuldades envolvidas em sua caracterização como crenças. A partir disso, tiro conclusões sobre os limites do vocabulário mentalista da dita psicologia do senso comum e sobre a forma como delírios e outros fenômenos elusivos devem ser propriamente caracterizados pela psiquiatria para que uma explicação integrativa destes seja alcançada.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. On material and logical implication: clarifying some common little mistakes.Renato Mendes Rocha - 2013 - Intuitio 6 (2):239-252.
    The aim of this paper is to clarify the truth-functional interpretation of the logical connective of the material implication. The importance of such clarification lies in the fact that it allows avoiding the supposed paradoxes introduced by C. I. Lewis (1918). I argue that an adequate understanding of the history and purposes of logic is enough to dissolve them away. The defense is based on an exposition of propositional compositionalism. To compare, I also present Stalnaker’s (1968) alternative that seeks to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Conhecimento, Contexto e Infiltração Pragmática.T. V. Rodrigues - 2013 - Intuitio (Nº 2):05-18.
    Resumo: Neste texto, introduzo algumas questões importantes que fazem parte do debate sobre infiltração pragmática. Além de apresentar e problematizar as principais alegações oferecidas pelos proponentes da infiltração pragmática eu irei contrasta-la com algumas teses mais tradicionais, como a Tese Tradicional sobre o Conhecimento e o Contextualismo Epistêmico. Por fim, apresento uma crítica aos proponentes da infiltração pragmática que parece ainda não ter sido tratada. Concluo que embora controversa, tal tese está longe de ser refutada completamente. Palavras-chave: Conhecimento; Contexto; Justificação; (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Introduction to special volume.Luis Rosa - 2013 - Intuitio 6 (2):189-199.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  69
    O Inconsciente Sociológico: Émile Durkheim, Claude Lévi-Strauss e Pierre Bourdieu no espelho da Filosofia.Gustavo Ruiz da Silva - 2023 - Intuitio 16 (1):1-10. Translated by Mariana Slerca.
    We cannot simply observe that Emile Durkheim, Claude Lévi-Strauss, and Pierre Bourdieu all received philosophical training and subsequently asserted, in surprisingly similar terms, that escaping from philosophy or breaking away from philosophical modes of thought was a necessary condition for any research in the human and social sciences, without considering whether there might be a direct relationship between the sociological ethos and a particular attitude towards philosophy. The "rupture" with philosophyis never complete: the sociologists' conception of sociology is, on the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Epistemologia da Virtude – Virtude Epistemology (SEP Translation).Breno Ricardo Guimarães Santos, Pedro Merlussi, John Greco & John Turri - 2015 - Intuitio 1 (8):325-362.
    [From SEP]: Contemporary virtue epistemology (hereafter ‘VE’) is a diverse collection of approaches to epistemology. At least two central tendencies are discernible among the approaches. First, they view epistemology as a normative discipline. Second, they view intellectual agents and communities as the primary focus of epistemic evaluation, with a focus on the intellectual virtues and vices embodied in and expressed by these agents and communities. This entry introduces many of the most important results of the contemporary VE research program. These (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A recepção da classificação aristotélica das ciências por Ibn Sina (Avicena).Andrei Pedro Vanin - 2022 - Intuitio 15 (1):1-10.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O escopo do 'toi tauta einai' na silogística aristotélica.Felipe Weinmann - 2014 - Intuitio 7 (1):43-66.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark