Switch to: References

Citations of:

O sonho e a existência

Natureza Humana 4 (2):417-449 (2002)

Add citations

You must login to add citations.
  1. Possibilidades E limites da cura nos textos protoarqueológicos de Michel Foucault.Marcos Nalli - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):155-158.
    O artigo tem por objetivo interpretar como Foucault concebe a possibilidade da cura nos discursos e práticas psicológicas, durante sua fase protoarqueológica. Para atingir tal fim, discorre sobre os dois textos mais importantes dessa fase ? Maladie!Mentale!et!Personnalité e a introdução à Le Rêve et l'?Existence ? evidenciando como nesses textos se desenha uma concepção psicopatológica que deve subsidiar uma prática psicoterápica. Constata-se, no entanto, que reina uma contradição inerente aos dois textos, em que ora se completam, ora conflitam no modo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • O Problema Antropologico em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2011 - Dissertation, Universidade Federal de São Carlos
    A presente pesquisa de doutorado resulta de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar a formulação, as nuances e consequências das diversas argumentações empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas na trajetória dos textos dos anos 50 e 60. O eixo é o problema “antropológico”: nos textos de 1954, Foucault empreendia um duplo projeto de contestação e fundação das ciências humanas, buscando corrigir perspectivas consideradas errôneas em prol (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark