Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Administração e dissolução do οἶκος no período clássico.Janaína Silveira Mafra - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-21.
    A hipótese deste artigo é que o Econômico de Xenofonte, considerado um diálogo socrático, fornece um modelo de economia ao qual Platão, de maneira radical, contrapõe-se na República ao propor a dissolução do οἶκος dos guardiões como uma das condições para a idealização da cidade justa. Na primeira parte dele, discorreremos sobre a administração do οἶκος no Econômico e, por conseguinte, sobre um ideal de economia e de mulher. Na segunda parte, mostraremos o caráter paradoxal –– levando em conta o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Eros and Philia in Platonic philosophy.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:121-129.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Como é que as fábulas podem ser, no todo, falsas e conter alguma verdade? Uma reflexão sobre República 377a.Celso de Oliveira Vieira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-20.
    Em República 377a Sócrates diz que as fábulas (mythos) são, no todo, falsas, mas possuem, alguma verdade. Diante dessa falsidade geral, a tentativa será de entender melhor onde estaria, de que modo se apresentaria e de que tipo seria essa verdade. Para tanto, será necessário tentar responder se falsidade e verdade podem ocorrer num mesmo lugar e, se a resposta for afirmativa, de que tipo é a sua relação. No âmbito dos conceitos de pano de fundo será preciso verificar se (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • The Women’s Law (tou gynaikeiou nomos) in the Kallipolis of Plato’s Republic.Gabriele Cornelli & Rosane Maia - 2022 - Areté. Revista de Filosofía 36:107-127.
    La Ley de la Mujer discutida en el libro V de la República, conocida como la primera ola, es un ejemplo notorio de la intención reformista de Sócrates de lograr justicia en la pólis. La legislación de la mujer, en general, históricamente ha sido relegada por los intérpretes de la República. El objeto del artículo es analizar este pasaje, del 449a al 457c, a través de los argumentos propuestos por Sócrates al considerarlos cruciales para concebir la igualdad entre los sexos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation