Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Nostalgia como Grundbefindlichkeit. Para um estudo heideggeriano sobre a existencialidade da velhice.Moura de Sena & Sandro Marcio - 2019 - Studia Heideggeriana 8:25--49.
    Seguindo de perto as análises heideggerianas do fenômeno do tédio na preleção “Conceitos fundamentais da metafísica. Mundo. Finitude. Solidão.” assim como da angústia em outras obras de sua autoria, o presente escrito elabora uma interpretação da nostalgia como uma tonalidade fundamental de humor, que consiste no primeiro passo para a construção de um conceito ontológico-existencial de memória, o qual, por sua vez, tomará parte no contexto de reflexão acerca do sentido ontológico-existencial da velhice em particular e do poder-ser etário em (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Historicidade e necessidade existencial em Ser e Tempo de Martin Heidegger.Robson Ramos Reis - 2016 - Filosofia Unisinos 17 (1):2-12.
    Um dos principais resultados da analítica existencial de Ser e Tempo é a prioridade dopossível sobre o efetivo no modo de ser da existência humana. A possibilidade tem um significadofundacional na estruturação modal da existência. Neste artigo, apresento o esboçode uma noção existencial de necessidade. Seguindo um caminho aberto por Oskar Becker,identifico o existencialmente necessário nos limites da projeção em possibilidades existenciais,isto é, na historicidade autêntica do Dasein. Concentrando-me na noção de destino,apresento um conceito de necessidade existencial baseado na simplicidade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation