Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Da crítica do ceticismo à construção de uma fenomenologia pura.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Controvérsia 19 (1):54-73.
    O presente artigo almeja demonstrar que em Einleitung in die Logik und Erkenntnistheorie, de 1906/07, por meio de uma crítica ao ceticismo, Husserl promove uma mudança que será significativa no desenvolvimento posterior de sua filosofia: a introdução da εποχή. Ao contrário do ceticismo grego, tal conceito em Husserl, ao suspender o juízo, busca um dado indubitável: o ego. Isso proporciona com que Husserl supere o ceticismo, tanto em sua face dogmática (negação de possibilidade de todo o conhecimento), quanto crítica (suspensão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Sobre a relação entre o espiritualismo de Bergson e a fenomenologia de Husserl nas origens da filosofia contempor'nea.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2016 - Dissertatio 43 (S4):156-171.
    O presente artigo aborda aspectos que possibilitam relacionar o espiritualismo de Bergson e a fenomenologia de Husserl nas origens da Filosofia Contemporânea. O artigo aborda temas que são afins aos dois autores, tais como: a crítica ao projeto de naturalização da consciência, a temporalidade vivida como duração, a metafísica redefinida em novas bases, a intuição como método filosófico, etc. O artigo tem uma dupla finalidade: identificar pontos de aproximação entre os dois autores e indicar certas especificidades dos projetos filosóficos apresentados (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark