Switch to: References

Citations of:

Prefácio

[author unknown]
Manuscrito 25 (3):9-10 (2002)

Add citations

You must login to add citations.
  1. O internalismo sem'ntico de Chomsky.Cícero Antônio Cavalcante Barroso - 2013 - Dissertatio 37:69-86.
    Noam Chomsky influenced the Linguistics and Psychology development decisively in the twentieth century, and was one of the cognitive science founders. In philosophy, his influence was important too, but the most of his observations about natural language semantics never was accepted by mainstream philosophy of language. The externalism of the leading persons in that philosophical current was just incompatible with the internalist approach proposed at the outset by Chomsky to language study. In this article, I highlight the points in which (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Educação e servidão em Espinosa.Fernando Bonadia de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):210-233.
    Embora a educação apareça na Ética de Espinosa como elemento que conduz o homem a viver sob o império da própria razão, ela pode também, segundo este filósofo, acentuar a servidão humana tanto no campo ético, quanto no campo político. Este artigo tem como objetivo demonstrar tal afirmação a partir de duas passagens da obra espinosana: a) o papel da educação no aprofundamento da inclinação natural do homem ao ódio e à inveja no escólio da proposição 55 da parte III (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O estatuto da concepção nietzschiana de mundo.Eder Corbanezi - 2018 - Discurso 48 (2):59-79.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Psiquiatrizar e judicializar: a constituição histórica da Psiquiatria, no Vigiar e Punir.Ernani Chaves - 2017 - Doispontos 14 (1).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Nietzsche, Foucault E a teoria crítica: Elementos preliminares para um debate.Ernani Chaves - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):49-68.
    Na chamada primeira geração da Teoria Crítica, a de Adorno e Horkheimer, Nietzsche, ao lado de Marx e Freud foi um interlocutor privilegiado. A crítica de Habermas, nome central da segunda geração, separou Nietzsche da Teoria Crítica, ou melhor, atribuiu a Nietzsche parte dos problemas da crítica que a primeira geração dirigiu à razão. Já a terceira geração, da qual Axel Honneth é o nome mais conhecido, volta a problematizar a relação entre Teoria Crítica e Nietzsche, por meio do pensamento (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Estética, ética e política: Em torno da questão do trabalho no segundo Nietzsche.Ernani Chaves - 2011 - Dissertatio 33:173-187.
    A partir dos escritos da chamada segunda fase do pensamento de Nietzsche, pretendo mostrar as implicações estéticas, éticas e políticas, concernentes à análise do valor do trabalho nas sociedades modernas da era industrial. Em diversos aforismos, Nietzsche indica, analisa e tira diferentes consequências do valor moral atribuído ao trabalho, em especial associando à época denominada por ele de “cultura da máquina” os princípios do utilitarismo moral. No campo político, poderíamos dizer que Nietzsche se inscreve na tradição do anticapitalismo romântico, pois (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Uma modernidade perdida: da melancolia à alegria racional na antropologia do homem superior, segundo D. Duarte.Mário Santiago de Carvalho - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (43):187-205.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • O Pensamento do Mesmo: entre utopias e heterotopias.Cesar Candioto - 2017 - Doispontos 14 (1).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A filosofia universitária – Schopenhauer educador.Maria Lúcia Cacciola - 2011 - Discurso 41 (41):09-28.
    A filosofia universitária – Schopenhauer educador.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Entre o saber e o fazer: Vredeman de Vries e os artesãos de ofícios no contexto luso-brasileiro do século XVIII.Angela Brandão - 2017 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 20:43-60.
    O trabalho artesanal em Portugal, assim como no Brasil Colonial, foi emoldurado por uma série de leis, provenientes das corporações de ofício medievais, compiladas em 1572 no Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos. Embora este conjunto de regras para a atuação dos artífices no contexto luso-brasileiro tenha sofrido alterações ao longo do tempo, de modo geral, manteve-se vigente até a segunda metade do século XVIII, quando modificações mais profundas no sistema artesanal começaram a demonstrar o esgotamento do sistema, diante do (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A lente E o pince-nez: Machado de assis, espinosa E a cultura política no brasil.Luiz Carlos Montans Braga - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:75-100.
    Machado de Assis, no conto _A Sereníssima República_, aponta, por meio da alegoria, problemas de fundo do sistema político brasileiro. Uma espécie de cultura da fraude estaria presente nos comportamentos das aranhas, o que impossibilitaria a implantação reta e precisa da lei, bem como a instituição da paz e da _securitas_. Sérgio Buarque de Holanda, ao analisar, a partir de fontes primárias, o período em que se passa o conto, constata os mesmos problemas que Machado de Assis apontara. Os conceitos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o deus é (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O conceito hegeliano de “Fenomenologia” e o problema do ceticismo.Juan Adolfo Bonaccini - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):56-68.
    A relação de Hegel com o ceticismo está longe de ser clara. A par de existirem alguns poucos trabalhos sobre o assunto, e de Hegel abordar o tema em várias obras, não está bem determinado se Hegel possui uma teoria global sobre o ceticismo ou se apenas é um mero crítico de posturas céticas clássicas na antiguidade e na modernidade. Em que pese Hegel ser um crítico ferrenho do ceticismo moderno (por ex., em textos como Sobre a relação do Ceticismo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Between Lévi-Strauss and Braudel: Furtado and the historical-structural method in Latin American political economy.Mauro Boianovsky - 2015 - Journal of Economic Methodology 22 (4):413-438.
    The methodology of Latin American economic structuralism has been generally interpreted as an implicit extension of classic French structuralism of Claude Lévi-Strauss and others, without careful examination of the methodological pronouncements of Latin American economists and social scientists. The present paper provides a detailed treatment of how Latin American structuralist methodology was formed between the 1950s and 1970s, with emphasis on Celso Furtado's views. Furtado was influenced by both C. Lévi-Strauss's and F. Braudel's apparently incompatible approaches to structure and history. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Nietzsche, filho de seu tempo: a questão do ascetismo.Bertrand Binoche - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (2):11-26.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Tensões entre natureza e sociedade em Diderot e Rousseau.Evaldo Becker - 2016 - Discurso 46 (1):151-170.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A insuperável dimensão simbólica da vida Negação e afirmação do querer nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche.Roberto De Almeida Pereira Barros - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Educação e experiência.Rainri Back - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1277-1301.
    Educação e experiência Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da consciência, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Exteriorização, alienação e formação cultural no capítulo vi da Fenomenologia do espírito.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):129-150.
    Nossa proposta é pensar a relação entre a função sistemática da Fenomenologia do Espírito, no pensamento de Hegel, e as categorias de exteriorização e alienação, conforme o objeto e o método expositivo próprios dessa ciência filosófica (e da obra que a expõe). Dessa forma, apresentamos a hipótese de uma fundamental relação entre alienação e formação cultural no capítulo VI da Fenomenologia do Espírito. A demonstração de que a exposição dessa obra não trata diretamente de objetos, mas da experiência da consciência (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • As mãos de Antígona, a voz de Isolda: suavidade reencontrada.Pedro Taam - 2023 - Dissertation, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Hans Jonas e o princípio responsabilidade.Antonio Valverde - 2018 - Dissertatio 47 (S7):137-150.
    O ensaio circunscreve e investiga a urgência ética do princípio responsabilidade jonasiano para a civilização tecnológica, - entre o dever e o Ser; os avanços da “engenharia humana”, como registro da ausência de limites à tecnociência; o lugar da ética jonasiana frente a profusão de discursos éticos surgidos desde a Modernidade e a irrupção de desastres ecológicos a destruir a natureza.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A obra tardia de Lukács e os revezes de seu itinerário intelectual.Ester Vaisman - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):247-259.
    : O objetivo principal do presente artigo é indicar as principais características da obra tardia de G. Lukács, em especial, Para uma Ontologia do Ser Social. Pretende-se ainda tecer alguns comentários sobre sua trajetória intelectual.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Pesquisa em dia de festa: anotações de Mário de Andrade sobre manifestações populares.Maurício De Carvalho Teixeira - 2019 - Dialogos 23 (2):91.
    Este artigo analisa o pensamento, a metodologia e a literatura de Mário de Andrade, estabelecendo relações com elementos, tais como, as observações de campo, os estudos culturais e o processo de escrita da pesquisa dele sobre manifestações populares, realizada entre as décadas de 1920 e 1940. São examinados alguns textos desse autor que evidenciam essas hipóteses, destacando o manuscrito como fonte documental.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • As respostas de Berkeley ao ceticismo.Plínio Junqueira Smith - 2005 - Doispontos 1 (2):35-55.
    O artigo compara alguns aspectos da refutação do ceticismo nos Princípios e nos Três diálogos. Embora normalmente não se veja nenhuma diferença importante entre essas obras, duas hipóteses são defendidas aqui: de um lado, Berkeley desloca o foco de sua crítica das idéias abstratas para a noção de matéria e, de outro, muda sua estratégia de combate, da enunciação imediata da verdade para a lenta elaboração das consequências céticas da noção de matéria. Berkeley’s answers to skepticismThe topic of this paper (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • NEGRI, Antonio. Deleuze e Guattari: uma filosofia para o século XXI.Darlan Silvestrin - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021024.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • As duas ontologias críticas de Foucault: da transgressão à ética.Diogo Sardinha - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):177-192.
    Sob a inspiração de Bataille, Foucault propõe, em 1963, uma ontologia crítica fundada na ideia de transgressão. Esta não é nem uma atitude, nem um comportamento, e não pertence por conseguinte nem ao domínio da ética, nem ao da moral. Pelo contrário: a transgressão é um acontecimento do ser que ocorre nos limites do ser, acontecimento no qual esses limites são simultaneamente violados, revelados e abolidos. Vinte anos mais tarde, depois de seu regresso à antiguidade clássica, Foucault propõe uma outra (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Nietzsche: Da tragédia grega à filosofia trágica.Luís Eduardo Rubira - 2009 - Dissertatio 29:246-261.
    Embora Dioniso ocupe um lugar central em O nascimento da tragédia a partir do espírito da música, ele somente surgirá novamente como núcleo das reflexões de Nietzsche próximo à conclusão de Assim falava Zaratustra. Em sua obra tardia, Nietzsche declarou ser um discípulo de Dioniso, colocou “Dioniso contra o Crucificado”, e a própria filosofia nietzschiana da vontade de potência e do eterno retorno encontraram, nele, seu espelhamento. Ora, é justamente a intensificação da reflexão em torno de Dioniso a partir de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A tarefa da transvaloração: esclarecimentos a partir da correspondência de Nietzsche em 1888.Luís Rubira - 2018 - Discurso 48 (2):135-154.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Alma da (e na) Geografia Física de Kant.Leonardo Rennó Ribeiro Santos - 2020 - Doispontos 17 (1).
    O presente artigo examina a natureza da investigação antropológica que Kant executou nos seus cursos sobre geografia física. Se, por um lado, a sua relação com a física empírica é assegurada, por outro, a incorporação de ambos os objetos do sentido interno, alma e ser humano, na abordagem cosmológica da investigação empírica da natureza humana gera questionamentos sobre a articulação disciplinar e metodológica pressupostas no Conhecimento do Mundo. Será mostrado que a investigação antropológica de Kant desde o início procurou assegurar (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018. 272p. [REVIEW]Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):150-158.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • A crítica à superstição no pensamento de pierre bayle.Primo Marcelo de Sant'Anna Alves - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):133-156.
    Resumo: A superstição é definida por Bayle, em diversos momentos e diversas obras do filósofo francês, como: a) algo característico da corrupção natural humana; b) a prova da facilidade do homem em se ater às mais diversas crendices, logo, estando sujeito não só a uma, mas a todo tipo de superstições; c) o fenômeno que se instaurou e se disseminou na sociedade, perseguindo a todos e gerando ilusões por toda parte, através de presságios, profecias, prodígios, e sinais. Nesse quadro de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • VOLÓCHINOV, Valentin . Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 373p. [REVIEW]Maria Helena Cruz Pistori - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):194-202.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A Dificuldade na leitura de o Capital de Marx: a posição althusseriana.Fernando Bonadia de Oliveira - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:131.
    As dificuldades que envolvem a leitura e compreensão de O Capital de Karl Marx são consideradas por Louis Althusser em seu prefácio à edição francesa desta obra. Este artigo tem como objetivo investigar o problema da dificuldade na leitura do livro de Marx, a partir de uma análise da recomendação althusseriana, segundo a qual se deve iniciar a leitura de O Capital deixando de lado, a princípio, sua seção primeira. Posteriormente, será mostrado como o próprio filósofo alemão aborda as dificuldades (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Labirinto Bergson-Merleau-Pontiano.Luiz Damon Santos Moutinho - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):125-138.
    Resumo: O artigo investiga a presença de Bergson na obra de Merleau-Ponty e o labirinto de questões que aí se desdobra. Procura mostrar como, na avaliação de Merleau-Ponty, o conceito de natureza em Bergson o impede de passar à história. Para tanto, toma como referência e debate Presença e campo transcendental, de Bento Prado Júnior.: This paper investigates the presence of Bergson in the work of Merleau-Ponty, and the labyrinth of questions that unfold from there. It shows how, for Merleau-Ponty, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Exposição A Paisagem na Arte Brit'nica: novos romantismos, velhos romantismos.Daniel Lago Monteiro - 2017 - Discurso 47 (1):449-480.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Pragmatism and Developmentalism in Brazilian Educational Thought in the 1950s/1960.Ana Waleska P. C. Mendonça, Libânia Nacif Xavier, Vera Lucia Alves Breglia, Miriam Waidenfeld Chaves, Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Cecília Neves Lima & Pablo S. M. Bispo Dos Santos - 2005 - Studies in Philosophy and Education 24 (6):471-498.
    This article proposes to analyse some aspects of the appropriation of New School thinking in Brazil, particularly Deweyan pragmatism, in the 1950s and 1960s. The analysis is based on the assumption that the developmentalist ideology that punctuated the debate on the economic, political and social restructuring of the country in these two decades constituted fertile ground for the return and expansion of pragmatist thinking amongst Brazilian educators, articulating itself, sometimes in contradictory ways, with this ideology. The focus of the analysis (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Circulação, apropriação e actualidade das ideias contra a Guerra Colonial.Daniel Melo - 2015 - Cultura:249-290.
    O presente texto pretende ser um contributo para o estudo da apropriação, circulação e actualidade crítica das ideias e posicionamentos contra a guerra, tomando a Guerra Colonial portuguesa como vector central e dialogando criticamente com outros elementos de um dossiê temático, incluindo transcrição de documentos da época e de testemunhos inéditos. Este dossiê parte de um encontro temático que desde Junho de 2015 tem procedido à recolha de testemunhos de cidadãos comuns cujo percurso biográf...
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Ler Nietzsche como “nietzschiano”: questões de método.Scarlett Marton - 2018 - Discurso 48 (2):7-24.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Razão, consciência e ficção: J.-J. Rousseau nas orlesungen über anthropologie de I. Kant.Nuria Sánchez Madrid - 2014 - Dissertatio 39:143-171.
    O trabalho analisa a influencia da poética existencial desdobrada no pensamento de J.-J. Rousseau para a formação da normatividade prática na obra de Kant, no amplo arco que desprega a sua dimensão moral, jurídico-política e antropológica, com especial atenção aos materiais oferecidos pelas Vorlesungen über Anthropologie. O estudo articula-se em três partes principais. A primeira ocupa-se da gênese da questão do “caráter do homem” na antropologia de Kant, que interpretamos como resultado do descobrimento de um caráter paradoxal da natureza humana, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Sobre a Amizade e o Amor na Sagrada Escritura: quando a intersubjetividade teológica inquieta e questiona o agir humano e cristão.António Carneiro Torres Lima - 2007 - Revista de Cultura Teológica 58:9-28.
    Procura-se uma abordagemda temática da Amizade e do Amorna Sagrada Ecritura, bem como daintersubjetividade teológica que estána base da inquietude e do questionamentodo nosso agir humanoe cristão.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Sobre a Bioética Global e a Teologia Integral: Mundo em Formação e Futuro a Advir.António Carneiro Torres Lima - 2008 - Revista de Cultura Teológica 62:55-79.
    Procuramos uma abordagem da Bioética, como trabalho comum global, pelo confronto da visão biotecnológica da pessoa humana com os resultados da nova neurobiologia, das ciências cognitivas, tentamos relacionar a biologia reducionista da evolução com a perspectiva integral da antropologia cristã e da escatologia.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Leibniz: A infinitude divina E o Infinito em nós.Tessa Moura Lacerda - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:39-63.
    O verdadeiro infinito, afirma Leibniz em seus Novos ensaios, não é um modo da quantidade, é anterior a qualquer composição e não é formado pela adição de partes. O infinito, para Leibniz, é atual e é propriedade de todas as coisas. Como criaturas finitas conhecem o infinito? Neste artigo, investigamos que tipo de relação pode ter o infinito matemático, quantitativo, para o conhecimento da infinitude divida e do infinito atual que existe no mundo. A ordem ideal da matemática instrui sobre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Meta-estética e ética francesa do sentido (Derrida, Deleuze, Serres, Nancy).Stéphane Huchet - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (110):321-349.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Aspectos filosóficos da narrativa do Ecce homo de Nietzsche: uma perspectiva em autoencenação.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):125-144.
    O último livro escrito por Nietzsche, Ecce homo: como alguém se torna o que se é, é uma de suas obras mais controversas, tendo sido tomada como sinal de prepotência, como autoexposição egocêntrica e como prenúncio do colapso que interrompeu sua trajetória intelectual em janeiro de 1889. As controvérsias foram alimentadas, em parte, pela peculiar narrativa encontrada no livro – ele conta a si sua vida e obra em tom elogioso e hiperbólico –, em parte, pelo fato de que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Micro-History and Psychoanalysis: Ginzburg discusses the clinical case of the Wolf man of Sigmund Freud.Roger Marcelo Martins Gomes - 2019 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 24.
    Em busca da relação profícua entre Psicanálise e História, procura-se, neste artigo avaliar como Carlo Ginzburg, em sua trajetória intelectual e acadêmica, discutiu Freud e a Psicanálise à luz da Micro-História. Para tanto, a obra de Ginzburg Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história tornou-se um manancial para esta busca. Nos capítulos Sinais: raízes de um paradigma indiciário e, principalmente, Freud, o homem dos lobos e os lobisomens, Ginzburg discute criticamente as interpretações de Freud sobre o seu caso clínico mais importante, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Rómulo de Carvalho’s Work on the Popularization of Science During Salazarism.Arthur Galamba - 2013 - Science & Education 22 (10):2659-2677.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza.Jeanne-Marie Gagnebin - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):183-190.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  • Solipcism in George Berkeley's Philosophy.Vinícius França Freitas - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):88-116.
    The paper advances the hypothesis that George Berkeley's philosophy does not overcome solipsism. In order to do this, it presents four difficulties on his arguments for other existences: (I) the argument about the existence of an external cause for sensitive ideas faces the difficulty of not eliminating the possibility that the mind itself is the cause of these ideas; (II) the argument present in the Dialogues to prove the existence of God is circular: it presupposes the existence of objects distinct (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A fisiopsicologia de Nietzsche: o diagnóstico e a elevação da cultura como tarefa do médico filosófico.Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2018 - Discurso 48 (2):187-199.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark