Abstract
A taioba orelha-de-elefante-gigante (TOEG) (Alocasia macrorrhizos) na alimentação animal tem sido utilizada como fonte de suplemento nutricional em diferentes propriedades pecuárias.
Uma característica nutricional da TOEG é o acúmulo de amidos em seu caule ou medula, sendo um nutriente essencial para o fornecimento de energia ao animal (Wattiaux, 1996), da mesma forma o alto teor de proteínas nas folhas faz com que esta planta seja considerada como suplemento proteico nas dietas de diferentes sistemas de produção animal.
Além da contribuição de gorduras, vitaminas e minerais (Chowdhry e Hussain, 1979 citado por Wen, Luo e Zheng, 1997), além disso, a contribuição de 1.148 mg/kg de xantofilas em base seca de farinha de folhas de A. macrorrhizos tem sido considerado benéfico na alimentação de frangos de corte e galinhas poedeiras, pois o aumento da cor tanto das carcaças quanto da gema do ovo aumenta a aceitação do produto por parte dos consumidores (Luifa 1997 citado por Ponsano 2004, Ofosu 2008, Wen, Luo e Zheng, 1997).