5 found
Order:
  1. O atomismo herético de Galileu Galilei.Eduardo Simões - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):22-35.
    O objetivo do presente artigo é o de analisar a contraposição instituída por Galileu ao aristotelismo tomista vigente na Idade Média e apresentar seu atomismo em alternativa à física das qualidades secundárias. O físico florentino, cujas preocupações restringiram-se ao campo da Física, vê-se envolvido numa querela de ordem religiosa que o leva à condenação por traição, cuja pena consistiu na abjuração pública e na prisão domiciliar perpétua. Iremos analisar, baseados nos estudos de Pietro Redondi, como a história da condenação de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Einstein’s Local Realism vs. Bohr’s Instrumental Anti-Realism: The Debate Between Two Titans in the Quantum Theory Arena.Eduardo Simões - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):332-348.
    The objective of this article is to demonstrate how the historical debate between materialism and idealism, in the field of Philosophy, extends, in new clothes, to the field of Quantum Physics characterized by realism and anti-realism. For this, we opted for a debate, also historical, between the realism of Albert Einstein, for whom reality exists regardless of the existence of the knowing subject, and Niels Bohr, for whom we do not have access to the ultimate reality of the matter, unless (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O atomismo metafísico da antiguidade grega.Eduardo Simões - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):324-339.
    O objetivo do presente texto é o de apresentar as bases do atomismo metafísico a partir da produção do conhecimento na Antiguidade Clássica. Não se trata de abrir qualquer tipo de discussão acerca da produção do conhecimento contemporâneo sobre a realidade do átomo. Trata-se de apresentar os fundamentos teóricos de base grega, cujos reflexos foram sentidos nos desenvolvimentos posteriores do atomismo metafísico. Sendo assim, a pretensão não é a de apresentar um trabalho específico de História da Filosofia ou de História (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O papel da noção de representação na Concepção de ciência de Heinrich Hertz.Eduardo Simões - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32425.
    A obra Eletric Waves foi o ponto de partida para a análise filosófico-metodológica das teorias científicas por parte de H. Hertz e a culminância dessa prática deu-se com a sua obra póstuma The Principles of Mechanics. Nas introduções a essas duas obras um tema metacientífico se apresenta como núcleo central. Nelas Hertz trata das diferentes representações, imagens ou modelos dos fenômenos físicos: no caso da primeira obra, dos fenômenos eletromagnéticos; no caso da segunda, dos fenômenos mecânicos. E a questão que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark