4 found
Order:
See also
Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
University of São Paulo
  1.  14
    A importância da literatura antiga para a formação do professor.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2020 - In Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio & Rogério de Almeida (eds.), O Mundo Antigo, o Livre Falar e o Livre Pensar. São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA. pp. 132-148.
    "Tentarei, neste texto, apresentar argumentos não só para recomendar os estudos da Antiguidade em educação, mas para deixar claro o quanto esses estudos são fundamentais para a formação do professor. Meus argumentos serão de dois tipos: em primeiro lugar, apresentarei a Antiguidade — e por esse nome eu me refiro à literatura dos antigos gregos e romanos — como uma herança que está à nossa disposição. Depois, quero apontar, sumariamente, a conexão necessária entre a presença dessa literatura e o vocabulário (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Isócrates, professor de philosophía.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2018 - Educação E Pesquisa 44:1-13.
    This paper presents the teaching of Isocrates (436-338 BC), Plato’s contemporary Athenian author, and his conceptions about the form and purposes of paideia or education, which he called, as a whole, philosophía. To this end, the list of students Isocrates supposedly had, the popularity of his school and the testimony by other authors of antiquity on his educational influence are described. After that, the isocratic definition of philosophía is discussed: sometimes presented as an intellectual commitment coupled with experience, at other (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    O mestre que impede, o discípulo que insiste.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2018 - In Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Rogério De Almeida & Alessandra Carbonero (eds.), Os Outros, Os Mesmos - A Alteridade no Mundo Antigo. Galatea/Feusp, 2018. FEUSP - Coleção GALATEA. pp. 38-46.
    Palestra na XIII Semana de Estudos Clássicos da Feusp (in Os Outros, Os Mesmos - A Alteridade no Mundo Antigo. Galatea/Feusp, 2018).
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Relações entre a noção de “cuidado-da-alma” e o “conhecimento de si” no Primeiro Alcibíades.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2017 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 38 (1):93-108.
    O artigo busca apresentar as relações entre as exigências de cuidado-da-alma e a necessidade do conhecimento-de-si presentes no diálogo platônico Primeiro Alcibíades, indicando a forte ligação de tal aperfeiçoamento de si com o da pólis. Também as dimensões erótica, teológica, ética e política se encontram firmemente unidas no diálogo, visto que a formação do homem político exige o vínculo entre discípulo e mestre, sendo este o guia em direção ao reconhecimento da divindade, pois conhecer-se significa, ao final, conhecer a alma (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark