Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Por uma ética da precariedade: sobre o traço ético de Ser e tempo.André Duarte - 2000 - Human Nature 2 (1):71-101.
    Heidegger jamais considerou Ser e tempo como uma investigação ética nem dedicou qualquer de suas obras à discussão específica dessa questão, aspecto que vem sendo criticado como sintoma de uma insidiosa precariedade ética instalada no coração de sua reflexão ontológica. A crítica recorrente afirma que, em Ser e tempo, Heidegger teria inviabilizado a reflexão ética ao comprometer-se com o "solipsismo existencial", isto é, com o isolamento do "si-mesmo decidido" em relação aos outros, desconsiderando, ainda, a exigência de uma fundamentação última (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  • O retorno ao pensamento do ser na filosofia de Heidegger.Ana Carla De Abreu Siqueira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):215-223.
    O objetivo deste artigo é apresentar como o filósofo alemão Martin Heidegger propõe um retorno ao pensamento do ser. Em primeiro lugar, ele indica a importância de uma questão fundamental, a qual ficou esquecida pela tradição metafísica. Seu argumento revela que o pensamento do ser consiste na essência do pensar. Diante das ciências e da técnica, Heidegger defende a necessidade de resgatar pensamento do ser como uma tarefa primordial da existência humana e que nos possibilita fazer as perguntas em torno (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • El acontecimiento de la verdad en la fenomenología ontológica de Jean-Paul Sartre.Juan Pablo Cotrina Cosar - 2019 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 17:83-99.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Será que ainda somos cartesianos? Breve excurso sobre a ideia de vida.Eurico Carvalho - 2020 - Principia: An International Journal of Epistemology 24 (3):523-549.
    A interrogação que preside a este ensaio não busca, à maneira heideggeriana, o impensado esquecimento de um certo desenvolvimento historial, mas há de apenas delimitar o estado da arte da visão cartesiana do mundo. Para o efeito, no entanto, não vai além do horizonte epistêmico da Filosofia da Biologia, porque o seu principal objectivo consiste em diagnosticar a “crise de identidade” da Biologia, cujo sucesso experimental não deve camuflar a sua “depressão epistemológica”. Na verdade, trata‑se de uma disciplina que, entre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Cuidado e responsabilidade.Evandro Bilibio - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):55-67.
    Uma acusação frequente a Heidegger é a de que deixou de lado o tema ético. A falta em sua obra Ser e Tempo de um capítulo dedicado a questões morais seria uma prova definitiva e irrefutável desse descaso para com tais problemas. Contudo, uma leitura mais atenta nessa obra revela uma dimensão subjacente e delimitadora do cuidado. Essa dimensão diz respeito à responsabilidade que o Dasein tem, antes de qualquer coisa, de assumir o fato de que é um ser no (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Tractatus ethico-politicus.Nythamar De Oliveira - 1999 - Porto Alegre, Brazil: Edipucrs.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  • Tractatus practico-theoreticus.Nythamar De Oliveira - 2016 - Porto Alegre, Brazil: Editora Fi.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):1-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre o cuidado de si e a experiência de uma ética originária no contexto da hermenêutica. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga a partir das contribuições dos pensamentos de Foucault e Hadot. Esses dois intelectuais elaboram uma contextualização desse princípio como uma relação entre o cuidado de si e os exercícios espirituais compreendidos como um trabalho do sujeito sobre si mesmo no que se (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Phenomenological Psychology: Husserl’s Static and Genetic Methods.Daniel Sousa - 2014 - Journal of Phenomenological Psychology 45 (1):27-60.
    A new framework for phenomenological psychology is proposed based on Husserl’s static and genetic methods. Static phenomenology holds a eidetic psychology centred on the processes of noetic-noematic constitution and elaborates typologies and general notions about human beings in connection with the world. Genetic analysis is research into facticity, it focus on the personal history of a subject, which is constantly in the process of becoming. When the temporal dimension of consciousness is considered, the phenomenological method becomes ‘static’, as it excludes (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  • Bakhtin e Heidegger: caminhos para a compreensão e interpretação do acontecimento do ser na linguagem.Maria Cristina Hennes Sampaio, Karla Daniele de Souza Araújo & Ezequiel Bezerra Izaias de Macedo - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):205-221.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Aberto: O Homem e o Animal de Giorgio Agamben – Uma Tentativa Hipertextual/The Open: The man and the animal of Giorgio Agamben - A hypertext attempt.Cléber Ranieri Ribas de Almeida - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4 (8):1-30.
    O artigo se propõe elaborar uma exegese do livro O Aberto: o Homem e o Animal, de Giorgio Agamben, de maneira a expor o argumento central da obra bem como situar o autor na Filosofia Política contemporânea. Para Agamben, o aberto não se situa unicamente numa analítica fenomenológico-existencial do ser: politicamente, o lugar privilegiado de movimentação desse conceito situa-se especificamente na biofilosofia dos graus do orgânico. A definição desses graus torna-se cada vez mais imprecisa à medida em que se propõe (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O Homem: Ser-No-Mundo-Com-Os-Outros.Lenir Lopes Dettoni, Josenir Lopes Dettoni & Jovanir Lopes Dettoni - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):103-113.
    No presente artigo, propomo-nos seguir alguns passos do pensamento antropológico de Heidegger. Para ele, a compreensão fundamental sobre o homem está relacionada com a questão metafísica sobre o Ser, relegada desde a Escolástica. Seu intento é o de retomá-la, particularmente a partir de Aristóteles. O método que considera capaz de conduzir com eficácia os rumos deste intuito é o fenomenológico. Para uma adequada apresentação de seu posicionamento sobre o tema, acompanhamos Heidegger em três passos: no primeiro, o mundo; no segundo, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O fim da filosofia na modernidade com o surgimento da hermenêutica heideggeriana/The end of philosophy in modernity with the rise of heideggerian hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Roberto Carvalho da Silva - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4 (7):113-125.
    Para Heidegger, a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1. [REVIEW]Wanderley Jose Ferreira Jr - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):436-458.
    O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação. Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • É dizível o inconsciente?Zeljko Loparic - 1999 - Natureza Humana 1 (2):323-385.
    O artigo começa dando uma visão panorâmica do processo pelo qual se passou, na modernidade, da libertação da palavra à industrialização da palavra, esboçando algumas reações a esse desenvolvimento, em particular a de Heidegger. Prossegue pelo exame detalhado da regra de verbalização do inconsciente, sobre a qual repousa a clínica freudiana, mostrando os limites teóricos e clínicos desse tipo de comunicação entre o analista e o analisando. Passa, em seguida, ao estudo da comunicação não-verbal, característica da clínica winnicottiana dos psicóticos, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  • Heidegger And The Modern Technich as Danger and Redemption.Robson Costa Cordeiro - 2014 - Aufklärung 1 (1):157-174.
    The contemporary world is characterized by an understanding of technique that rose from a proper and autonomous sense. This meaning can be characterized as a logos that comes from its own nature and manifests as technology throughout history. Understanding this meaning and taking it as a condition of our own existence in the world is to understand the technique as our heritage and our constructing. Understanding the essence of the technique is essential for the contemporary world, assuming that in that (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Ethics and Environment.Constança Marcondes Cesar & José Trasferetti - 2007 - Utopía y Praxis Latinoamericana 12 (37):79-89.
    This essay deals with the energy crisis in the context of a philosophical reflection about the environment. The text presents a general view of the subject of energy and delves into the concepts of responsibility and care expressed by thinkers Hans Jonas and Martin Heidegger.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • La penumbra salvadora: María Zambrano y la razón poética.Carlos Elío Mendizábal - 2015 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 66:85-94.
    María Zambrano lleva a cabo, a través de su razón poética, una crítica de la tradición filosófica occidental. Frente a una concepción anquilosada, que ha restringido el ser al pensar, nos propone una nueva manera de entender la filosofía, como saber integrador que abarca todas las dimensiones del ser humano, incluidas aquellas que se resisten a la conciencia y que nos constituyen en la sombra.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark