Results for ' Revolta'

7 found
Order:
  1. ERIC VOEGELIN E “A ERA ECUMÊNICA”: Historiogênese, ideologia e revolta egof'nica.Anderson Paz - 2022 - Prometeus Filosofia 38:161-178.
    O quarto volume da obra "Ordem e História" de Eric Voegelin, intitulado de "A Era Ecumênica", marca a última mudança no pensamento do filósofo alemão. Voegelin rejeita uma concepção linear da história e sugere que as "irrupções espirituais" das civilizações se tornem o objeto de análise para identificar a "ordem da história". A partir disso, Voegelin rejeita os sistemas imanentistas da modernidade, notadamente, ideologias, como "revoltas egofânicas" que trazem desequilíbrio no Intermédio ou "metaxia" entre o cosmos e o além. O (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. DO ABSURDO À AFETIVIDADE: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE ALBERT CAMUS E MICHEL HENRY (2nd edition).Piero Disconzi - 2023 - Revista Filogênese 18 (1954-1159):107-122.
    A presente pesquisa explora o ensaio de ontologia de Albert Camus (1913-1960), intitulado O mito de Sísifo (1942), no qual ele introduz sua teoria do absurdo, cujo propósito é questionar o sentido do mundo e da vida para o sujeito. Perguntando-se, o sujeito se depara com o sentimento de absurdo que manifesta o desejo de clareza frente a opacidade do mundo. Este sentimento é apresentado como uma experiência imediata frente ao não sentido do mundo e da vida. Uma das vias (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta à (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  56
    Ecocosmismo. Terrae Incognitae da Filosofia.Giovanbattista Tusa - 2024 - Florianópolis: Cultura e Barbárie.
    "Giovanbattista Tusa encontra palavras que não conseguem dissipar a inquietude e o terror da revolta ilegível dos elementos contra nosso modo de produção. A fúria da desregulamentação climática e a crise ecológica têm uma história e um destino previsível com os quais devemos entrar em contato. Este livro é um magnífico instrumento para nos ajudar a começar a realizar a tarefa mais urgente da humanidade contemporânea: a única que pode nos salvar." -/- Claire Fontaine.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Heródoto pai da história.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    O Primeiro Império Persa (550-330 a.C.) representava a maior e a mais populosa organização política até então erguida. A crise e a dissensão provocada pelo militarismo agressivo dos assírios permitiram que esse Império pudesse dominar a Ásia Central. A ocupação de toda Anatólia fez com que os gregos habitantes do litoral fossem submetidos aos persas, quebrando-lhes a autonomia política. Não obstante, não se submeteram facilmente revoltando-se sob a liderança de Mileto e pedindo aos outros gregos que os ajudasse. Logo, em (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Morte e Renascimento das Utopias.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva, Alana Thaís da-Silva & Eduarda Carvalho Fontain - manuscript
    Estamos cansados das utopias. Estamos cansados das utopias literárias e dos devaneios sobre a Cidade ideal: as utopias em ação que foram os totalitarismos do século XX nos nausearam. Os horrores reais de uns nos impedem de sonhar com os outros. Nossas antigas utopias De Platão a Thomas More, de Étienne Cabet a Fourier, as utopias falavam da rejeição do presente e do real: “Existe o mal na comunidade dos homens”. Mas não lhe contrapunham o futuro nem o possível; elas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  41
    Dois Ensaios de Filosofia: Platão e Locke sob novas perspectivas - Mais Discussões pelas Ciências Humanas e Sociais.Marcelo Barboza Duarte - 2025
    A alegoria da caverna sob novas perspectivas: Platão, o “revolucionário,” o “rebelde,” o “subversivo” ou “uma proposta de revolta social platônica?” -/- The allegory of the cave from new perspectives: Plato, the “revolutionary,” the “rebel,” the “subversive” or “a proposal for a Platonic social revolt?” -/- La alegoría de la caverna desde nuevas perspectivas: Platón, ¿el «revolucionario», el «rebelde», el «subversivo» o «una propuesta de revuelta social platónica»? -/- Resumo: Muito se tem refletido e discorrido sobre Platão e suas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark