Order:
See also
Gabriel Zaccaro
Federal University of Santa Maria
  1.  58
    Tempo Subjetivo na Filosofia da Memória: Autonoese e Viagem no Tempo Mental.Gabriel Zaccaro - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):241-266.
    A filosofia da memória é uma área na qual se convergem conhecimentos próprios da filosofia, assim como de evidências empíricas provenientes da área da psicologia cognitiva e das neurociências. Um dos problemas vigentes dentro da filosofia da memória se concentra na busca de uma definição precisa de nossas memórias episódicas, isto é, nossas memórias de eventos do passado. Uma característica inescapável para qualquer definição precisa da memória episódica concerne sua fenomenologia específica. Apesar de ser um elemento majoritariamente estudado na psicologia, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O Elenchus no Teeteto.Gabriel Zaccaro - 2023 - Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade 40:01-26.
    O elenchus é o método pelo qual Sócrates evidencia as incoerências entre a tese de seu interlocutor e seu sistema de crenças. Na visão de Gregory Vlastos, o método utilizado por Sócrates no Teeteto não é elêntico porque ele não visa a refutação direta da tese inicial de Teeteto. Argumentando contra a visão de Vlastos defendo que Sócrates constrói ao final da primeira parte do diálogo objeções fundamentadas em premissas aceitas por Teeteto que culminam no objetivo clássico do elenchus. Além (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. On the Difference Between Episodic and Autobiographical Memories.Gabriel Zaccaro - 2021 - Aporia 21:65-78.
    Is there a difference between recollecting episodes from the past and recalling autobiographically? Both in the philosophical and psychological literature, it does not seem that there is a consensus on whether autobiographical memories should be considered as a metaphysically equivalent concept to episodic memories or a different category of memory entirely. In this article, I give reasons to believe that autobiographical memories do not relate to the recollection of past episodes since they do not have an associated subjective experience and (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark