Order:
  1.  36
    Entre nós e os outros: a história ambivalente dos museus etnográficos.Maxime Rovere, Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca - 2024 - Revista Do Museu de Arqueologia e Etnologia 42 (1):220-227. Translated by Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca.
    Qualquer museu destinado a apresentar “outras” culturas se constitui como uma exceção em relação à função usual de um museu: a ambição de retratar um mundo em miniatura requer uma expografia muito específica, na qual a alteridade tensiona com a continuidade, que os museus em geral presumem, entre os visitantes e os objetos que vieram ver. A ambição de constituir um microcosmo, portanto, levanta um problema de legitimidade: quem, entre “nós”, tem legitimidade para assumir a responsabilidade paradoxal de colocar em (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Deleuze e sua leitura conjunta de Espinosa e de Nietzsche.Gustavo Ruiz da Silva, Chantal Jaquet & Mariana Slerca - 2021 - Filogenese 15 (1):97-103.
    Este artigo afirma que as interpretações de Deleuze acerca de Nietzsche e Espinosa são influenciadas cada uma por sua leitura do outro filósofo. Essa afirmação é explorada por meio das principais questões do corpo e da vontade de potência. Embora a respeito do corpo, a leitura de Espinosa de Deleuze seja matizada por Nietzsche em sua leitura da vontade de potência, é antes Espinosa que filtra sua leitura de Nietzsche. Em última análise, pode-se dizer que a maneira de Deleuze de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Ecos de 60: Impossibilidade macroestrutural, possibilidades microestruturais. Com Júlia M. Rebouças.Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca - 2020 - Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade 1 (1):160-171.
    Entrevista com Júlia Rebouças, curadora, pesquisadora e crítica de arte.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark