Results for 'Educação'

157 found
Order:
  1.  78
    EDUCAÇÃO DESUMANIZADORA SOB OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO: A educação e escola como instrumentos de luta e resistência ou de conservação, domesticação, alienação e subordinação.Marcelo Barboza Duarte - 2020 - Revista Observatório (Issn Nº 2447-4266) 6:1-20.
    O artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as contradições, antagonismos e problemáticas que envolvem a educação, seus modos e processos; bem como a escola, a pedagogia, o Estado e o sistema capitalista. Para tanto, começamos ressaltando ainda a infeliz ineficiência da função e papel que a estrutura educacional e escolar desempenha. Ineficiência objetiva e controlada por um empresariado e políticos brasileiros que se colocam a disposição de em primeiro lugar defender os interesses do capital internacional, do capital (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Freire, Educação Libertária e Anarquismo.Nicholas Kluge Corrêa & Carlos Alberto Rojas Carvajal - manuscript
    Para comemorarmos o centenário do patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, iremos neste breve estudo propor um diálogo entre a pedagogia libertária de Freire e algumas princípios filosóficos que a fundamentam. Inicialmente, investigamos a trajetória histórica do pedagogo nordestino, e os momentos mais marcantes de sua vida cosmopolita. Em segundo, apresentaremos alguns dos principais alicerces de sua metodologia pedagógica, contudo, dada a vasta obra publicada por Freire, qualquer breve revisão será fadada em apenas ser um breve vislumbre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Boa educação e busca pelos princípios no Livro I da Ética Nicomaquéia (EN) de Aristóteles.Priscilla Spinelli - 2012 - Dissertatio 36:277-297.
    Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Teoria do Conhecimento e Educação no Pensamento de Jean-Jacques Rousseau.Manoel Carvalho - 2017 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará
    The initial problem which motivated the writing of this thesis arose from reading of Emile by Rousseau. In this work, it was possible to detect the influence of different theoretical approaches, such as rationalism and empiricism, inspiring the development of the educational plan designed by Rousseau for his imaginary student (Emile). The very core question of the present thesis regards to whether there was a theory of knowledge pertaining to Rousseau’s philosophical thinking and, if so, how it was related to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  6. A Educação de Jovens e Adultos como Transformação Social.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva & Meuri Rusy Maria do Nascimento - 2017 - Dissertation,
    Monografia apresentada à banca examinadora da Escola Municipal Manuel Teodoro de Arruda, anexa do Colégio Frei Cassiano de Comacchio em Belo Jardim, para a obtenção do título de concluinte do curso de Normal Médio, oferecido pela instituição. A natureza do trabalho, em suma, consiste em apresentar perspectivas de trans formação social para a comunidade de jovens e adultos, o principal programa cunho do trabalho é a Educação de Jovens e Adultos a EJA, e como esse programa intervém na sociabilidade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Da Educação enquanto Afirmação da Vida entre a Arte e a Filosofia segundo Nietzsche no Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot 22 (2):121-138.
    Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  83
    Da Educação Enquanto Afirmação da Vida Entre a Arte e a Filosofia Segundo Nietzsche No Filme “Sociedade Dos Poetas Mortos”.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2022 - Revista Filosofia Capital-Rfc, Issn: 1982-6613, Brasí­Lia - Distrito Federal / Brasil 18 (24):29-50.
    Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. DA EDUCAÇÃO ENTRE UM NIILISMO RADICAL E UMA “VONTADE DE ARTE” NO FILME INSTITUTO BENJAMENTA E A SUPERAÇÃO DAS IMAGENS DOGMÁTICAS DO PENSAMENTO EM DELEUZE E GUATTARI.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2021 - Revista SCIAS Arte/Educação 2 (10):p. 51-79.
    Baseado na perspectiva da geofilosofia de Deleuze e Guattari em um processo que se sobrepõe à relação envolvendo sujeito e objeto enquanto fronteira do pensamento e que implica o pensamento como desdobramento de uma violência e as formações genealógicas do saber, o artigo se detém na análise do paradoxal mundo do Instituto Benjamenta (1995) em uma construção fílmica adaptada do romance Jakob von Gunten, de Robert Walser, que encerra um movimento que traz como conteúdo a matéria que se impõe ao (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  30
    Pressupostos para uma educação moral em Kant e Fichte: dos cuidados com a criança ao papel do erudito.Guilherme Felipe Carvalho & Ezequiel Barros Barbosa de Jesus - 2023 - Revista Periagoge 6 (1).
    O presente artigo almeja refletir sobre os pressupostos educacionais presentes na obra Sobre a Pedagogia, de Kant e A destinação do erudito, de Fichte. Quanto a Kant, buscar-se-á demonstrar a importância que o pensador confere a uma sólida formação na infância, que será refletida no adulto do futuro. No que se refere a Fichte, o pensador, partindo de pressupostos kantianos, reafirma a importância da construção de uma sociedade moral, na qual cada indivíduo tem uma vocação a ser exercida livremente e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Educação do Campo à beira da “Faixa”: A (in)existência do lugar como espacialização do fenômeno/Countryside education on the edge of the “strip”: place (in)existence as phenomenon of spacialisation.Wallace Wagner Rodrigues Pantoja - 2015 - GeoTextos 11 (2):221-248.
    This text is part of an on going research. It deals with the relationship between the production and experience of the places on the edge of the Trans-Amazon Highway (BR 230), which cuts the North and a Northeast portion in the East-West direction. Considering its programmatic sense of occupation of the territory, as opposed to the explanation already accepted, which expresses the road as an engineering system, therefore, means to flow, is that I propose to think the road as an (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A má educação como a principal causa da ruptura social.Carlos Carvalhar - 2020 - Revista Enunciação 5 (1):102-117.
    Resumo: Este artigo visa explorar a questão da educação em Platão a partir da contextualização histórica, pensando o modelo de Atenas, Lesbos e Esparta, e da perspectiva por onde uma má paideía, a baixa qualidade na formação de cidadãos, se torna a principal causa geradora da ruptura social. Foi feita, então, uma reflexão sobre as possibilidades de educação que atenienses de classes sociais distintas teriam e sobre a proposta platônica fundamentada na combinação entre a ginástica e a música, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13. Educação e Política em Jean-Jacques Rosseau (1712-1778).Jhonatan Diógenes de Oliveira Alves - 2019 - Dissertation, Uem, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Educação do Campo à beira da “Faixa”: A (in)existência do lugar como espacialização do fenômeno/Countryside education on the edge of the "Strip": place (in)existence as phenomenom of spacialization.Wallace Wagner Rodrigues Pantoja - 2015 - Geosul 11 (2):221-248.
    This text is part of an on going research. It deals with the relationship between the production and experience of the places on the edge of the Trans-Amazon Highway (BR 230), which cuts the North and a Northeast portion in the East-West direction. Considering its programmatic sense of occupation of the territory, as opposed to the explanation already accepted, which expresses the road as an engineering system, therefore, means to flow, is that I propose to think the road as an (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. (Re)Pensar a educação para além da pandemia: por uma contraconduta.Daniel Salesio Vandresen - 2020 - IF-Sophia 6 (20):9-12.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Aristóteles: educação moral e a formação do caráter.Rosane Rocha Viola Siquieroli - 2019 - Primordium 3 (5).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Pessoa, ética e educação sob o enfoque tomista.Lamartine de Hollanda Cavalcanti Neto - 2011 - Instituto Lumen Sapientiae.
    This book offers an analysis of the different concepts of person adopted in educational strategies, their effects on learning, and the contributions of the Thomistic approach on the issue.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Educação e polidez em David Hume.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2019 - Encontro de Pesquisadores Iniciantes Das Humanidades – IH! 2019.
    O filósofo escocês David Hume é comumente lembrado, por aqueles que não estão familiarizados com sua obra, como o autor que iluminou Immanuel Kant e como uma figura de grande importância no empirismo. Mas estamos preocupados neste texto é com uma outra parte dos seus engenhos. Pretendemos ver neste autor algo que era comum em parte de seus contemporâneos, a saber, preocupações com o cenário em que se incluía com seus compatriotas, com o rumo que a sociedade estava levando, com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. EDUCAÇÃO MORAL E POESIA NO SÉCULO XVIII BRITÂNICO.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Occursus 6 (1):134-151.
    Pretende-se apresentar de que forma a considerada boa poesia do século XVIII britânico pode ser vista com o mesmo objetivo das morais práticas, isto é, o de refinar e polir os indivíduos. Para isso, seguiremos os seguintes passos: i. reconstruir o contexto que produziu essa concepção: a distinção entre civilização e barbárie, bem como a dificuldade de unificar o modo escrito e o oral e a preocupação com a supressão do ócio; ii. sublinhar a relevância de Milton, Shakespeare e Spenser (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A EDUCAÇÃO EM ARISTÓTELES: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO E A MANUTENÇÃO DO ESTADO.Maikon Hanry de Souza - 2019 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A EDUCAÇÃO COMO MEDIADORA ENTRE FILOSOFIA E POLÍTICA NA REPÚBLICA DE PLATÃO.Fernando Dala Santa - 2019 - Dissertation, Universidade de Passo Fundo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Uma história da educação química brasileira: sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores.Ai Chassot - 1996 - Episteme 1 (2):129-145.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Individualidade, liberdade e educação (Bildung) em Max Stirner.Alexandre Alves - 2018 - Pro-Posições 29 (3):281-304.
    This paper aims to discuss how the themes of individuality, freedom and education are articulated in Stirner's thought. It begins with a brief history of Stirner's reception. Next, the paper analyzes the subversion of Hegelian dialectics and the critique of Feuerbach's and Marx's atheistic humanism, which remain linked to Christian theology by deifying an abstract human essence. Then, the focus shifts to Stirnerian nominalism and its criticism of God, State, humanity and society as ideological constructs that dominate the concrete individual. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Eficácia do belo na educação segundo a Psicologia Tomista.Lamartine de Hollanda Cavalcanti Neto - 2014 - Instituto Lumen Sapientiae.
    This book aims to examine the contributions that beauty (pulchrum in Latin) can offer to the educational activity, focusing on the subject from the point of view of Thomistic Psychology. For this, comes to answering some previous criterial and methodological objections to recall thereafter the main points of that psychological conception. The book presents what this conception understands as human powers, their interaction and dynamism, the role of emotions in the latter, and the processes arising from such interaction. In succession, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieunana do sistema de ensino.Matheus Diesel Werberich - 2020 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 6 (1):1-12.
    No presente artigo, constata-se o modo como o ensino de filosofia no Brasil, visto como educação maior, é utilizado como ferramenta da inculcação de um arbitrário cultural a partir de uma análise bourdieuana do sistema de ensino. Chegou-se à conclusão que a prioridade conferida ao texto clássico de filosofia no ensino médio é um modo de reprodução das mesmas estruturas sociais que permitem a impossibilidade de ascensão social. Com isso, é proposta uma educação menor, cuja constituição fundamental é (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O ÉTICO E O MIMÉTICO NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: UMA LEITURA DA FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA FAMÍLIA, NA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL, A PARTIR DO CONCEITO DE MÍMESIS DE RENÉ GIRARD.Wilson Franck Junior - 2021 - Caderno de Resumos Do XIX Congresso Internacional de Filosofia da PUCPR 2021 Subjetividade, Tecnologia E Meio Ambiente.
    Em sua Filosofia do Direito, Hegel, ao tratar da instituição da família e de seu papel na educação dos filhos, intuiu um traço característico da subjetividade infantil: no coração das crianças haveria um desejo de pertencer ao mundo dos adultos. Trata-se de um desejo que poderíamos qualificar de mimético, no sentido da teoria de René Girard, já que as crianças adotam os pais como seus primeiros modelos. Na teoria hegeliana, esse elemento mimético adquire, junto à educação infantil, uma (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Filosofia, Técnica e Educação.Guilherme Devequi Quintilhano - 2017 - Educação E Dilemas Contemporâneos (XVII SEDU - Semana de Educação UEL 2017).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil.Wanderson Flor do Nascimento - 2020 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: NEFI.
    Reflexões, desde as filosofias africanas, sobre a educação, o ensino de filosofia e as relações raciais na educação brasileira.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  49
    Desafios e possibilidades de uma educação não-especista.Gustavo Henrique de Freitas Coelho - 2022 - Anais Do Congresso Internacional Movimentos Docentes.
    Este trabalho pretende defender a necessidade de se trabalhar conteúdos relacionados a ética animal nos ambientes escolares, visando descontruir a visão antropocêntrica predominante nas sociedades ocidentais. Assim como evoluímos no combate ao racismo e ao sexismo, é necessário avançarmos para a superação do especismo. Por isso, considerando o papel da escola na formação de práticas e costumes em nossa sociedade, temos a responsabilidade de conduzir nossas crianças e jovens a uma compreensão mais justa e inclusiva de sociedade. Se faz necessário, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  61
    O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - NITERÓI-RJ.Marcelo Barboza Duarte - 2018 - Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (Issn 1984-3879) 18:220-248.
    Este trabalho tem como objetivo verificar como educandos da Rede Pública de ensino do Município de Niterói/RJ percebem o fenômeno da violência nas suas comunidades e como esta percepção se evidencia em seus discursos. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado com questões objetivas e uma discursiva, no qual foi respondido por 120 estudantes com idades entre 13 e 17 anos da Rede Estadual de Ensino de escolas da Zona Norte de Niterói, estado do Rio de Janeiro. As respostas às (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Some reflection on the school curriculum and the role of education / Reflexões acerca dos currículos educacionais e a função da educação.Rodrigo Cid - 2008 - Saberes 1 (1):124-131.
    The aim of this paper is to indicate the purpose of education and how it implies changes in the curricula of basic education and in the methods of teaching, guidance and evaluation. We start with the concepts of capacities and overlapping consensus, created respectively by Amartya Sen and John Rawls, and find something that we can call a good life and what it means to improve life. So, we established that education should have as its primary function to enable the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O lugar da agressividade na educação a partir da perspectiva lacaniana.Araújo Fabíola M. De - 2013 - Revista Dialectus 2:131-145.
    This paper aims to show issues raised by lacanian psychoanalyses concerning the reasons of the phenomenon of aggressiveness, mainly due to the frequency of this phenomenon in education. In this paper, it was intended to highlight the philosophical dimension of the problem, since we are using basically the dissertative method. Lacan takes Hegelian and Marxist legacy to develop the thesis of aggressiveness as realization of a dynamic introduced from the gaze and that has its modus operandi in the movements of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Emílio, ou Da Educação, considerações sobre o Livro 1.Sandro Rinaldi Feliciano & Mayara Maciel dos Santos - 2021 - In Pedro Amaro Brito & João Rodrigo Brito (eds.), Docência: processo do aprender e ensinar. Pedro & João Editores. pp. 61-76.
    This is a simple work, a Book review, in fact, that try to show Jean Jacques Rousseau ideas on the first book of Emile, or on Education, in their writes “The age of need” period between the birth and the 2 years of their fictional character Emile, -/- Doi: 10.13140/RG.2.2.18339.76324 -/- ISBN: 978-65-5869-160-0 [Impresso] 978-65-5869-159-4 [Digital].
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Orthos Logos: a Educação Moral em Aristóteles.Rosane Rocha Viola Siquieroli - 2019 - Dissertation, Ufu, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Por uma educação ambiental crítica.Rana Paz Lacerda Vieira - 2015 - Dissertation, Ufmg, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A filosofia da educação de Richard Rorty: Conservadorismo E elitismo ou reformismo E edificação privada?Ricardo Araujo - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):665-686.
    This paper aims of is to present Richard Rorty’s Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty’s positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Por uma problematização do uso técnico da educação.Daniel Salesio Vandresen - 2020 - IF-Sophia 6 (19):9-14.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. KANT E O ESCLARECIMENTO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE.Marcos Seneda - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:89-102.
    Esse texto procura investigar a seguinte questão: como pode ser conduzido um processo de Esclarecimento que não seja apenas individual, mas social e político? Uma resposta para esta questão pode ser obtida na medida em que concebemos o conceito de autonomia como fundamento da estratégia do Esclarecimento, que aqui será compreendido como um processo arquetípico de educação da humanidade. Nosso objetivo é mostrar que a proposta de educação elaborada por Kant tem de ser compreendida de um ponto de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade. [REVIEW]Marcos Seneda - 2005 - Educação E Filosofia 19.
    Resenha - Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Ensinando a ser gente: disposição, hábito e educação moral na Ética de Aristóteles.Thaiani Rafaela Wagner - 2022 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  37
    A EXPERIÊNCIA DO CORPO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: A PERSPECTIVA DISCENTE.Thereza Cristina de Souza Prata Oliveira - 2023 - Dissertation, Universidade Federal de São João Del-Rei
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  87
    O uso do texto filosófico na educação básica: é possível ler Kant?Luiz Felipe de Saibro Dossena - 2023 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 9:1-14.
    É possível trabalhar com textos clássicos da filosofia no atual contexto das escolas públicas brasileiras? Se sim, como fazer uso desses textos? Quais as possibilidades e os limites para nossas pretensões, enquanto professores de filosofia, quanto ao uso do texto filosófico? Importantes teóricos do ensino de filosofia no Brasil, tal como Lidia Maria Rodrigo, Renata Aspis e Silvio Gallo, defenderam que os textos filosóficos não apenas podem e devem ser trabalhados em sala de aula, mas ainda que tais textos devem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?Walter Omar Kohan & Márcio Nicodemos - 2021 - Revista Eletrônica de Educação 15:1-15.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADE PRÁXICA.Antonio Pereira - 2021 - Revista Estudos Aplicados Em Educação 6 (2):37-52.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. RAZÃO E HISTÓRIA EM HEGEL: a cultura filosófica como liberdade e educação do sujeito.Edson Gonçalves Silva Filho - 2019 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (Ufrn)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O ensino de Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional: uma Relação entre Educação e Sociedade.Iseuda Ferreira Lima - 2022 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos sofistas para a educação contemporânea.Graziano Aparecido da Costa Freitas - 2021 - Dissertation, University of Sao Paulo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Philosophy in Education and Cognitive Development (Filosofia na Educação e o Desenvolvimento Cognitivo).L. Felipe Garcia Lucas - 2020 - Dissertation, Uninter
    First, it’s very important to rule out that the entire text below, especially topic 4, shows an evolutionary process of man, in topic number 1, we present thinkers Jean Piaget and Erik Erikson, both psychoanalysts, and focused on cognitive development, but with works that show a development of different angles, complementing each other, in the first we can see the influence of the external formation of the child according to the internal formation, whereas the second presents us the inverse, the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Concepção e Valorização do Trabalho Docente: Políticas Meritocráticas na Educação Pública.Potiguara Mateus Porto de Lima - 2015 - Dissertation, Unicamp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino.Frederico Rochaferreira - 2022 - ResearchGate.
    Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 157