18 found
Order:
  1.  32
    Pragmatic Pessimism or on the “Dark Gray” of the World.Vilmar Debona - 2022 - Cuadernos de Pessimismo 1:236-248.
    How can a theory of happiness, based upon the practical use of reason and acquired character, be understood in the thought of Schopenhauer, the great pessimist metaphysic? This article aims to prove that Schopenhauer’s pessimism can be better understood if considered, on the one hand, as metaphysical pessimism and, on the other, as pragmatic pessimism. For this purpose, I seek to show that the consideration of Schopenhauer’s singular eudemonology is fundamental to fully understand his pessimism.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    Geschichte und aktuelle Situation der Schopenhauer-Studien in Brasilien.Vilmar Debona - 2015 - Schopenhauer Jahrbuch 1 (1):155-160.
    Im Folgenden wird versucht, die wichtigsten brasilianischen Forschungsaktivitä-ten zur Philosophie Schopenhauers im Lauf der letzten Jahre bis in die Gegen-wart hinein zu dokumentieren. Im Allgemeinen handelt es sich um Projekte der Brasilianischen Sektion der Schopenhauer-Gesellschaft, der Schopenhauer-Arbeits-gruppe des Bundesverbands der Postgraduiertenstudien in Philosophie (GT Schopenhauer ANPOF) und der Zeitschrift Revista Voluntas: Studien über Scho-penhauer (Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer). Der Inhalt dieses Textes wurde an einem Runden Tisch im Rahmen des VI. Internationalen Schopenhau-er-Kolloquiums, das vom 25. bis zum 30. November (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    A história e a atual situação dos estudos schopenhauerianos no Brasil.Vilmar Debona - 2013 - Revista Voluntas: Estudos Sobre Schopenhauer 4 (1):146-150.
    O que segue é uma tentativa de registro das principais atividades de pesquisa sobre Schopenhauer que foram realizadas e estão sendo realizadas nos últimos anos no Brasil. No geral, tratam-se de iniciativas da Seção brasileira da schopenhauer-Gesellschaft, do GT (Grupo de Trabalho) Schopenhauer da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia) e da Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. O conteúdo do presente texto foi apresentado em forma de mesa redonda pelos referidos autores durante o VI Colóquio Internacional Schopenhauer, realizado em (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Character, freedom and Aseität: on the assimilation of the notion of intelligible character and empirical character of Kant by Schopenhauer.Vilmar Debona - 2016 - Kant E-Prints 11 (2):32-50.
    O propósito fundamental do presente artigo é mostrar como as noções de caráter inteligível e empírico de Schopenhauer são reconsideradas pelo pensador no âmbito da sua fundamentação da moral em relação à assimilação inicial que tais noções haviam recebido de Kant nos primeiros escritos do filósofo de Dantzig. A essa “re-consideração”, não delimitada conceitualmente pelo pensador, mas notável nas entrelinhas, denomino de “segunda assimilação” das noções kantianas de caráter inteligível e empírico. Trata-se de uma assimilação que permite especificar pontos essenciais (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Schopenhauer e a Razão Prática.Vilmar Debona - 2009 - Kínesis (Unesp) 1 (2):277-286.
    No presente artigo analisamos, em primeira instância, alguns aspectos da interpretação realizada por Schopenhauer sobre a razão prática de Kant. Para tanto, sublinhamos que a crítica schopenhaueriana de tal conceito e da moral imperativa kantiana pode ser apreendida mediante o elogio que Schopenhauer tece à filosofia teórica em geral de Kant. Em seguida, atentamos para o que aquele pensador entende por razão prática especificamente a partir de noções presentes em O mundo como vontade e como representação, na Crítica da filosofia (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    A propósito da noção de “caráter”: as presenças de Kant e Schelling na tese de doutorado de Schopenhauer.Vilmar Debona - 2015 - Cadernos de Filosofia Alemã 20 (2):67-85.
    O presente artigo pretende mostrar como o emprego feito por Schopenhauer das noções de caráter inteligível e de caráter empírico em Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suiciente pode ilustrar a natureza de suas primeiras recepções de Kant e de Schelling.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Schopenhauer’s great and small ethics: On the mysteriousness, (im)mediacy, and (un)sociability of moral action.Vilmar Debona - 2022 - Schopenhauer Jahrbuch 103 (1):58-85.
    Schopenhauer bases morality on the concept of compassion, which he assumes to be the “great mystery of ethics”. He sees it and as a spontaneous action that can neither be taught or planned. However, some elements of his theory of human action allow us to conceive of an ethical-moral action (the compassionate act) as something less mysterious or immediate, rather a mediated and planned action in its social or sociability dimension, or even as one which is suggested. In this paper (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    A RAZÃO PRÁTICO-PRAGMÁTICA DE SCHOPENHAUER.Vilmar Debona - 2014 - Revista Sofia 3 (2):232-254.
    O presente artigo pretende investigar em que medida a noção de razão prática de Schopenhauer, tomada no sentido estrito do termo e desvinculada da acepção kantiana, pode ser pensada como razão prático-pragmática. A investigação parte da eudemonologia schopenhaueriana etoma como principais argumentos as figuras do filisteu, do homem prático e do estoico indicadas pelo pensador em alguns Fragmentos Póstumos, assim como o ideal de sabedoria e de prudência delineado pelo filósofo nos Aforismos para a sabedoria de vida.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Brief observations on the notion of saudade: cultural symbol and paradox.Vilmar Debona - 2016 - H-Ermes. Journal of Communication 8 (1):7-18.
    Brief observation on the notion of saudade: cultural symbol and paradox. This paper seeks to problematize certain aspects of the notion of saudade, a peculiar Lusophone word known for being a “cultural symbol” of the Brazilian-Portuguese subjectivity, yet intricate to translate. The main purpose is to shed light on aspects the theme unfolds and point out the hypothesis of a supposed contradiction, a paradox of the term saudade, a word that must be understood as a feeling containing in its core (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    Caráter adquirido, sociabilidade e a moral do “como se” (Als-Ob) em Schopenhauer.Vilmar Debona - 2016 - Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência 9 (1):84-102.
    A conhecida metafísica imanente de Schopenhauer concebe a existência em geral e todos os seus fenômenos como expressão de uma vontade enquanto essência irracional, infundada, autocontraditória e, por isso, geradora de dor e sofrimento. O caráter inteligível do homem, como um dos referidos fenômenos, diz respeito a um ato de objetivação da vontade genérica que se individualiza e se torna cognoscível no tempo e no espaço por meio do caráter empírico. O caráter inteligível de cada homem é tomado pelo filósofo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    A natureza da eudemonologia de Schopenhauer.Vilmar Debona - 2014 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 6 (11):242-254.
    O objetivo do presente artigo é analisar a natureza da eudemonologia no pensamento de Arthur Schopenhauer diante do chamado pessimismo metafísico do filósofo. Partimos do “desvio da metafísica” que o pensador elabora para expor a sua teoria da felicidade e, a partir disso, investigamos duas questões principais: (a) o ponto de vista eudemonológico da filosofia schopenhaueriana na medida em que é considerado pelo autor como inferior ao ponto de vista ético-metafísico, mas é gestado paralelamente a este último; e (b) a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Denunciar ídolos: uma tarefa filosófica.Vilmar Debona - 2019 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 18 (1):85-108.
    A questão norteadora consiste em indicar relações entre o tema da ausência ou da supressão de individualidades e o surgimento de ídolos. Dentre inúmeros casos que a história da filosofia ostenta, aqui são indicadas razões para assumirmos que Arthur Schopenhauer e Max Horkheimer ensejam dois exemplos de denúncias filosóficas de idolatrias e fanatismos. As simetrias no modo com que os pensadores tratam da questão são possibilitadas não apenas pela leitura cirúrgica e original que o pai da Teoria Crítica faz de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    DESTINO E FATALISMO EM SCHOPENHAUER.Vilmar Debona - 2018 - Revista Sofia 7 (2):82-93.
    Investigo a noção schopenhaueriana de destino e os dois tipos de fatalismo especificados pelo filósofo, o demonstrável e o transcendente, para, em seguida, considerá-los ante a aposta na ideia geral de uma sabedoria de vida, e vice-versa. Como seria possível admitir, por exemplo, o papel da sabedoria, referente à capacidade de o indivíduo conduzir a vida do modo mais agradável e prudente possível, no horizonte de uma filosofia que especula sobre a atuação de um destino e de um fatalismo, que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer.Vilmar Debona - 2009 - Revista Ciências Humanas, Unitau 2 (2):1-9.
    O texto versa sobre o tema do pensador autônomo, Selbstdenker, e sobre o ensino da filosofia sob a ótica do pensamento de Schopenhauer. Uma das questões analisadas é a da possibilidade de se pensar ou fazer filosofia autonomamente. Com isso, no entanto, depara-se com outra problemática concernente à história da filosofia: é possível conservar um grau de independência em relação à tradição quando se objetiva um pensamento autônomo? Aos olhos de Schopenhauer, se a história da filosofia fosse considerada como essencial, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    A totalidade do mundo: considerações sobre o "silêncio" nas éticas de Schopenhauer e de Wittgenstein.Vilmar Debona - 2010 - Revista Ciências Humanas, Unitau 3 (1):19-28.
    Nesse texto analisamos alguns aspectos da presença de um mundo tomado como totalidade nas teorias éticas de Schopenhauer e de Wittgenstein. Desse modo, aspiramos apontar certos distanciamentos entre os pressupostos que designam a esfera de ação do sujeito ético em ambos os pensamentos.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality].Vilmar Debona - 2016 - Princípios: Revista de Filosofia 23 (40):261-286.
    O objetivo do presente artigo é analisar a semântica atribuída por Schopenhauer à noção de educação no horizonte da sua metafísica da vontade. Trata-se de problematizar e mostrar as funções e a relevância que a educação exerce frente à distinção entre os planos da moralidade e da legalidade no âmbito da filosofia schopenhaueriana, mesmo que esta atribua uma natureza fixista ao caráter humano.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Schopenhauer, Horkheimer e o sofrimento social.Vilmar Debona - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (60):828-845.
    Há atualmente um debate interdisciplinar profícuo sobre a noção de sofrimento social (social suffering). Pensadores e pensadoras como Barrington Moore Jr., Emmanuel Renault e Rahel Jaeggi desenvolvem o assunto a partir de um pressuposto elementar: sofrimento social diferencia-se de sofrimento individual na medida em que as causas do primeiro não são aturais (desejos básicos insatisfeitos, doenças, catástrofes naturais), mas resultam do agir humano; e, mais ainda, não resultam anto de relações interpessoais imediatas, mas de relações sociais mais amplas, como a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Para não igurarmos como produtos de fábrica: Schopenhauer, Nietzsche e as noções de “caráter adquirido” e de “tornar-se o que se é”.Vilmar Debona - 2013 - Estudos Nietzsche 4 (2):157-180.
    No presente artigo procuro analisar a hipótese segundo a qual, não obstante as significativas diferenças de horizontes entre Schopenhauer e Nietzsche quando estes tratam da questão da busca por um “si mesmo”, as suas noções de caráter adquirido e de tornar-se o que se é podem ser consideradas duas expressões similares para uma abordagem da autenticidade. A partir da definição schopenhaueriana de caráter adquirido e de passagens da Terceira Extemporânea e de Ecce Homo, argumento que tal similaridade pode ser mais (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark