11 found
Order:
See also
Gabriel Herkenhoff Coelho Moura
Universidade Federal de São Paulo
  1.  70
    O gesto inaugural da arte (e uma visão da época) pelas mãos de Sulawesi.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - unknown
    ENSAIO DISPONIBILIZADO NA REVISTA GUARU (2021): A luz adentra as cavernas e mostra imagens nas pedras. A mera aparência, quimera. Vemos no fundo perfis da verdadeira experiência da necessidade da caça em uma natureza vivida na nudez de seus ciclos e humores, sem controle. Nossos olhos aterram-se em javalis, búfalos-anões, bisões, cavalos, humanos-bichos, contornos de mãos – rastros de animais mágicos cujo vigor permanece nos traços gravados em pigmentos pretos e avermelhados. Temos diante de nós a descoberta de uma forma (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  71
    Nietzsche e a metafísica de artista: apropriações de fórmulas kantianas, schopenhauerianas e pré-socráticas em O nascimento da tragédia.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2023 - Estudos Nietzsche 14 (1):63-93.
    In his debut book, The Birth of Tragedy, Nietzsche presents what he understands as a metaphysics of art or metaphysics of the artist. As it becomes clear throughout the argument developed in the work, his aim is to favor a justification of the world and of existence as an aesthetic phenomenon. The path to his metaphysics passes through the interaction with Kantian and, mostly, Schopenhauerian formulations, and through a deep dialogue with Greek culture in general and, indirectly, with Pre-Socratic thought. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  45
    Terra e mundo em obra: crítica à tradição estética e arte como alétheia em Heidegger.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2023 - Artefilosofia 19 (34).
    The importance of The Origin of The Work of Art in Heidegger’s path of thought is notorious. Besides adding to the framework of the thematization of the question of being a reflection on art, the conference is considered a landmark of the displacement from the existential analytic of Dasein to the problem of history of being. Divided in three parts, this paper connects such a displacement to the relationship between art and truth established in the conference. In the first part, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  79
    A vida como jogo e a arte como ofício em Simônides e Nietzsche: a existência do risco na aparência.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2023 - O Que Nos Faz Pensar 30 (50):p. 38-66.
    Simônides de Ceos foi um poeta lírico grego cuja obra é marcada pela atenção à problemática da existência humana e cuja distinção é a visão do fazer poético como atividade propriamente humana. Nietzsche nutria grande admiração por Simônides desde o tempo de sua formação intelectual, como revela sua correspondência dos anos sessenta. Além disso, em seus cadernos e em dois aforismos de sua obra publicada, o filósofo apresenta interessantes reflexões sobre o poeta. Em uma delas, afirma que Simônides aconselhava os (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    A linguagem além da metafísica: uma questão de instinto e estilo em Nietzsche.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2023 - Dissertatio 57:137-161.
    Nietzsche apresenta, no decorrer de sua obra, um persistente interesse pelo problema da linguagem, abordando sua origem terrena e sua dimensão demasiado humana, sua ligação ao âmbito instintivo de uma espécie animal e seu caráter artificial e plástico. O objetivo deste artigo é sugerir que tal tema relaciona-se à tentativa nietzschiana de superação da metafísica, em duas frentes. Negativamente, no reconhecimento dos limites da linguagem e da influência de certas seduções gramaticais em nossas concepções do que seria a estrutura fundamental (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. La tecnopolítica de las multitudes inteligentes: un análisis del #25S en Twitter.Allan Marquez, Gabriel Herkenhoff Coelho Moura & Fábio Malini - 2014 - In Javier Toret, Eunate Serrano & Antonio Calleja-López (eds.), 15MP2P. Una mirada transdisciplinar del 15M. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya.
    La fuerza del movimiento español se debe bastante a su constitución como tecnopolítica. La capacidad demostrada de construir dispositivos que transitan entre la calle y la red torna el movimiento potente en ambos los espacios y tiene ayudado en la movilización de la sociedad española. Ese uso táctico de las nuevas tecnologías de comunicación y de la internet permiten que el #15M forme una especie de consciencia de red, o mejor, la subjetividad de red hace parte de la actuación dentro (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  78
    Arte com a ótica da vida: algumas relações entre fisiologia, estética e cultura em Nietzsche.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2017 - Estudos Nietzsche 7 (2):p. 60-84.
    O presente artigo tem como objetivo perscrutar a tarefa nietzschiana de ver a arte com a ótica da vida, apresentada pelo filósofo, em 1886, como signo da unidade de sua obra. Para tanto, realizamos uma leitura panorâmica das reflexões de Nietzsche sobre a arte, buscando salientar – em meio às tensões próprias de um pensamento assistemático – os elementos que permitem que o filósofo afirme a existência de uma coerência interna a seus escritos. Nossa hipótese é que a mesma pode (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  70
    A restituição do espetáculo do mundo na arte: dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2022 - Sofia 11 (2):p. 1-25.
    Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal no mundo. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  93
    Arte do consolo deste lado de cá: considerações sobre a fisiologia da estética de Nietzsche.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2016 - Dissertation, Universidade Federal Do Espírito Santo
    A tarefa que assumimos nesta dissertação foi colocar a pergunta: como as reflexões de Nietzsche sobre arte puderam, ao menos em parte, terem vindo a ser realizadas por meio de uma fisiologia da estética (cf. GM III 8; CW 7; NW, Objeções)? Antes de pretendermos esgotar o assunto, tentamos compreender a possibilidade de elaboração coerente desse problema ao longo do caminho de pensamento nietzschiano. Mas, para tanto, precisamos lidar com as variações de perspectiva próprias de uma filosofia que não se (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A filosofia mundana de Nietzsche: entrelaçamentos fisiológico-estéticos na crítica à metafísica.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2020 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    A filosofia mundana de Nietzsche. O título da presente tese sintetiza a concepção geral apresentada neste trabalho: o pensamento nietzschiano, em suas distintas facetas, é marcado por uma orientação ao mundo, o que dizemos em um duplo sentido. Em primeiro lugar, a filosofia de Nietzsche visa dar uma nova dignidade àquilo que compõe o enraizamento mundano do ser humano: sua existência transitória e errática, sua naturalidade, sua animalidade, seu corpo. Em segundo, o voltar-se ao mundo de seu pensamento aparece também (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  73
    Resenha de LIMA, Márcio José S. & ITAPARICA, André Luís M. (Orgs.). Verdade e Linguagem em Nietzsche. Salvador: EDUFBA, 2014. [REVIEW]Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2017 - Estudos Nietzsche 8 (1):123-129.
    O livro Verdade e Linguagem em Nietzsche, organizado por André Luís Mota Itaparica e Márcio José Silveira Lima, reúne oito artigos apresentados por ocasião do XXXII Encontros Nietzsche, seminário promovido pelo Grupos de Estudos Nietzsche (GEN) e realizado em Salvador, em 2012. Publicada em 2014, a unidade da obra, como indica o título, passa pelo compartilhamento de uma temática comum: a relação entre linguagem e verdade no pensamento nietzschiano. Apesar de reconhecermos a estreiteza de uma tal relação, cabe ressaltar que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark