Order:
Disambiguations
Guilherme Adorno [4]T. W. Adorno [1]
See also
  1. Pós-Verdade e Fake News: Equívocos do Político na Materialidade Digital.Guilherme Adorno & Juliana da Silveira - 2018 - Anais Do SEAD 8:1-6.
    Nosso intuito, nesse trabalho, é compreender a maneira como as produções textuais próprias da internet colocam em jogo noções como as de autoria, legitimidade, circulação, formulação e arquivo. No procedimento de (des)montagem do corpus, recorremos aos trabalhos da Análise de Discurso Materialista, principalmente relacionados ao Discurso da Escritoralidade (GALLO,2011),ao efeito-rumor (SILVEIRA, 2015) e aos processos de legitimação no digital(ADORNOde OLIVEIRA, 2015). Assim,a descrição do conjunto heterogêneo do arquivo de referência para análise, assim como as primeiras entradas analíticas do vídeo “A (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Culture and Administration.T. W. Adorno - 1978 - Télos 1978 (37):93-111.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  3.  19
    Visualizar, ler e compreender o dicionário Priberam: divisões políticas da língua no limiar do linguístico e do visual.Guilherme Adorno - 2018 - Línguas E Instrumentos Linguísticos 42:98-138.
    Resumo: Esse estudo exploratório do Dicionário Priberam de Língua Portuguesa (DPLP), na sua formulação digital, parte da questão: como tal dicionário afeta a divisão política da língua a partir de sua digitalização e circulação na Internet? Trata-se de um material propício para mostrar a atualização do processo de gramatização do português no início do século XXI e para observar as singularidades do trabalho lexicográfico no espaço digital e a produção de saberes sobre a língua nesse momento histórico. O corpus é (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Os vlogs e a identificação paradoxal dos criadores do discurso.Guilherme Adorno - 2016 - Línguas E Instrumentos Linguísticos 37:257-292.
    Resumo: Com o objetivo de compreender os processos de identificação do sujeito em alguns funcionamentos discursivos dos vlogs, no YouTube, este trabalho analisa o modo como o contraponto entre a eficácia imaginária e o jogo significante na história produz o reconhecimento de lugares e poderes do dizer no desconhecimento constitutivo de sua relação com o Interdiscurso, nas condições de produção específicas do digital. Os recortes delimitados são: as designações equívocas de vlogueiro, youtuber e criador; a produção da autoria na imbricação (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O "Eu", a Autoria e os Vlogs: Formas Históricas do poder-dizer.Guilherme Adorno - 2015 - Anais Do SEAD 7:1-9.
    Uma entrada produtiva para explorar o funcionamento discursivo das textualidades digitais é o modo como a autoria se relaciona com a inscrição político-ideológica do sujeito, historizando o discurso em suas diferentes materialidades significantes2. Para este trabalho, trago compreensões sobre os vlogs (videologs) que circulam e são produzidos para a plataforma YouTube. Nos vlogs, a tomada de posição de um “eu”, no efeito de falar diretamente para a câmera e assumindo o “falar sobre” (a vida pessoal, fatos cotidianos, comentários sobre acontecimentos (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark