Results for 'Diogo Bogéa'

23 found
Order:
See also
Diogo Bogéa
Rio de Janeiro State University
  1. “Entre A Estupidez E A Loucura”: Implicações Éticas Do Princípio De Identidade E Do Princípio De Razão (E Algumas Alternativas Contemporâneas).Diogo Bogéa - 2018 - Aufklärung 5 (1):61-76.
    Investigation on the ethical implications of the principle of identity and of the principle of reason. The logical principle of identity (A=A), along with the principle of non­contradiction and the principle of the third middle costitute the basis of ocidental logic. However, its dominance is not restricted to logic. As the dominance of the principle of reason is not restricted to epistemology and ontology. This principles constitute a whole worldvew with serious ethical implications. We’ll try, at the end of the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Metafísica da vontade, metafísica do impossível: A dimensão pulsional como terceiro excluído.Diogo Bogéa - 2016 - Dissertation, Puc-Rio
    Is it possible a thought that resists the temptation of an absolute basis, but also to unbridled fury calculator machination? It is also possible that a thought is put in a position to understand and also to position itself critically in relation to both nostalgic fundamentalisms, and to pure effectiveness and productivity that technoscience imposes on us? It is possible, after all, to distance itself from traditional metaphysics without falling back into naivety "anti-metaphysical" definitive and safe overcome? Is it still (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3. O objecto e o âmbito da justiça social.Diogo Carneiro - 2016 - Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade Do Porto 33:99-108.
    Nesta comunicação exploro aquele que deve ser o objecto e o âmbito de uma teoria de justiça. Da resposta a estas duas questões depende a possibilidade de definir princípios de justiça que concebam uma sociedade justa. Assim, tenho em consideração as propostas sobre o objecto e o âmbito da justiça presentes nas teorias de Nozick (libertária), de Rawls (igualitária) e de Walzer (comunitária) e avalio topicamente cada uma das posições. Concluo tentando responder à questão: qual deve ser o objecto e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Avaliações Metafísicas Aristotélico-Tomistas sobre o Acesso à Justiça.Diogo Malgueiro Espindola - 2017 - Dissertation, Puc-Sp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Cicero's Criticism Of Stoic Rhetoric.Diogo Luz - 2020 - Prometheus 13 (33):423-433.
    My goal with this article is to present the elements involved in Cicero's criticism of Stoic rhetoric. First, I will present the rhetoric of the Stoics based on the testimonies we have left on these philosophers. Soon after, I will expose Cicero's criticisms of the Stoics. Next, I will argue that Cicero's criticisms arise because his proposal with rhetoric is different from the Stoics' proposal. Due to this difference, it is necessary to understand that the Stoics, on the other hand, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Os Sofrimentos da Alma: As Paixões sob a Perspectiva do Estoicismo ( The sufferings of the Soul: The passions under the Stoicism perspective ).Diogo Luz - 2019 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 26 (49):109-132.
    Resumo: Neste artigo exploramos a concepção estoica de πάθος, suas causas e consequências. Inicialmente abordamos o modo como as paixões se encaixam na ética estoica, uma vez que elas se mostram como impedimentos para aquele que quer viver melhor. Logo depois, analisamos os debates realizados no seio da escola, os acréscimos e os aperfeiçoamentos teóricos. Por fim, mostramos a distinção entre πάθη, προπάθειαι e εὐπαθεῖαι, pois isso propicia uma melhor compreensão da dimensão emocional da psicologia da Stoa, servindo principalmente para (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Os kathekonta estoicos na pandemia.Diogo Luz & Fernando Fontoura - 2020 - Diagnóstico Do Tempo: Implicações Éticas, Políticas E Sociais da Pandemia.
    Em função da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 marcou a vida de todos. Em escala global, exigiu-se da população restringir as interações físicas o que fosse possível. Ainda assim, as interações sociais permaneceram, tanto as remotas, proporcionadas pela tecnologia da internet e das comunicações, quanto as presenciais, incluindo nestas as indispensáveis ou não. Portanto, mesmo que se entenda que a pandemia tenha ocasionado restrições sociais, em muitas ocasiões talvez seja melhor dizer que ela ocasionou restrições físicas à sociabilidade. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A crítica de Cicero à retórica estoica.Diogo Luz - 2020 - XX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS, Vol 1.
    Neste texto será analisada a crítica de Cícero à retórica dos estoicos. Primeiramente é feita uma exposição da retórica estoica de acordo com os testemunhos que nos chegaram. Em seguida, são mencionadas as críticas de Cícero aos estoicos. Após isso, é argumentado que as críticas ciceronianas ocorrem em função de sua retórica ter um objetivo diferente da retórica estoica. Em vista disso, torna-se relevante perceber que os estoicos tinham motivos para se oporem à crítica de Cícero.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Liberdade em Epicteto.Diogo Luz - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22):11-28.
    A concepção de mundo estoica é fundamentada por uma rede causal de relações determinadas pela natureza. O destino faz parte dessas relações, problematizando a questão da liberdade num ambiente determinista. Levando em consideração esse legado teórico, Epicteto coloca a liberdade nas escolhas do indivíduo em relação a essas determinações, que ele atribui à providência divina.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Exercícios Filosóficos em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Intuitio 11 (2):17-33.
    O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskēsis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O cosmopolitismo estoico.Diogo Luz - 2019 - In Giovane Martins Vaz, Renata Floriano de Sousa, Bruna Fernandes Ternus, Camila Palhares Barbosa & Eduardo Garcia Lara (eds.), XIX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS Vol. 3. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 23-30.
    Devido à racionalidade, portanto, o ser humano tem a capacidade de ampliar seus horizontes de modo a compreender a estrutura racional que o conecta com os demais seres humanos e com a dimensão espiritual do lógos. Sendo assim, de acordo com a filosofia estoica, certamente estarão fadadas ao erro quaisquer concepções políticas que não considerem essa dimensão cosmopolita que se projeta não só para toda a humanidade, mas também para uma conexão com o ordenamento natural.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O Hábito como Exercício Filosófico em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27):81-96.
    O hábito para os estoicos deve ser entendido de modo diferente da maneira descrita por Platão ou Aristóteles. Dado que, para estes, a formação do caráter é considerada a partir de uma psicologia que aborda a alma por meio de partes distintas, tal interpretação os levou a descrever o hábito como um elemento fundamental para a educação da parte irracional da alma, enquanto a parte racional é educada por meio da razão. Para os estoicos, no entanto, o hábito se faz (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Spinoza e as Ciências Sociais.Diogo Luz - 2017 - Intuitio 10 (1):135-149.
    O objetivo do presente artigo é expor os motivos porque Frédéric Lordon assinala a necessidade de as ciências sociais precisarem de uma fundamentação filosófica spinozista. Para isso, inicialmente, explicitamos as carências que o filósofo encontra nos estudos sociais, e, logo depois, analisamos a forma como a filosofia de Spinoza se encaixa como base teórica de fundamentação. Demonstramos o modo como Lordon se apropria dos termos spinozistas para justificar seu insight, pois, dessa maneira, podemos esclarecer como elementos da ética de Spinoza (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A Psicologia de Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Polymatheia 11 (18):90-112.
    Resumo: O presente artigo aborda a dimensão psicológica da filosofia de Epicteto. Para tal, exploramos inicialmente a distinção epictetiana entre as coisas que dependem de nós e as que não dependem, visto que é por meio dela que o filósofo separa o que é interno do que é externo. Ao fazer isso, ele foca a abordagem ética naquilo que é interno, pois afirma que é isso que depende de nós (ἐφ ̓ ἡμῖν). Dentre as ações que são ἐφ ̓ ἡμῖν, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Carnap’s Principle of Tolerance and logical pluralism.Diogo Dias - 2015 - Argumentos 13:225-236.
    Logical pluralism is the claim that there is more than one adequate logic. Many authors consider Carnap as one of the forerunners of logical pluralism. More than that, they claim that Carnap’s Principle of Tolerance consists in one of the first explicit formulations a logical pluralism. Nonetheless, there is little detailed investigation to evaluate if the Principle of Tolerance necessarily implies a logical pluralism, and if so, of which kind. The aim of this paper is to analyze the Principle of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. O Problema da Indução.Eduardo Castro & Diogo Fernandes - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    State of the art paper on the problem of induction: how to justify the conclusion that ‘all Fs are Gs’ from the premise that ‘all observed Fs are Gs’. The most prominent theories of contemporary philosophical literature are discussed and analysed, such as: inductivism, reliabilism, perspective of laws of nature, rationalism, falsificationism, the material theory of induction and probabilistic approaches, according to Carnap, Reichenbach and Bayesianism. In the end, we discuss the new problem of induction of Goodman, raised by the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Redução Plena do Deôntico ao Ôntico.Diogo Lindner - 2008 - Dissertation, Universidade Federal de Santa Maria
    A presente dissertação tem como objetivo uma apresentação da proposta de Charles Kielkopf, de tradução da lógica deôntica standard em uma lógica normal alética e de seusresultados quanto à construção de um sistema de lógica deôntica que capture conceitos eprincípios kantianos como necessidade causal e as formulações do Imperativo Categórico acerca do Reino da Natureza e do Reino dos Fins. Uma vez que este processo resulta em uma interpretação de aspectos da filosofia kantiana, optou-se inicialmente por uma apresentação em linhas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Atomismo ético de Leucipo e Demócrito.João Emanuel Diogo - 2016 - Boletim de Estudos Clássicos 61 (61):67-84.
    In this article, we start from the general thesis of theatomism – everything in the universe is composed by atoms – toassume an atomist reading of the ethical fragments of Democritus.If Leucippus and Democritus explain not only the beginning of the world, as well as the constitution of the soul and the body from therelation atom-emptiness (to be-not to be), this structure will also beapplied to the ethical maxims that we know. Despite this, the relationsoul-body is one of superiority (the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Ética e atitude filosófica em Epicteto.Diogo Da Luz - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
    O objetivo deste artigo é demonstrar como a ética proferida por Epicteto se relaciona com uma postura filosófica, mais precisamente com uma atitude filosófica. Essa atitude não é especificamente uma exigência prévia para pensar a ética filosoficamente, pois não se trata de tê-la para então começar a filosofar, mas trata-se da manifestação de autenticidade daquele que se diz filósofo, porque evidencia a real assimilação das opiniões e teorias que defende. Para Epicteto, o progresso do filósofo necessariamente está unido ao progresso (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. José Enes, Noeticidade e Ontologia, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, sem local, sem data. 212 pp. [Lisboa, 1999]. [REVIEW]Diogo Ferrer - 2002 - Revista Filosófica de Coimbra 11 (21):333-336.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Semantic Externalism. [REVIEW]Ricardo Miguel & Diogo Santos - 2016 - Disputatio 8 (42):131-137.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Collaborative Economy in Portugal: the Recent Evolution.Mela Bettega, Raul Masu & Vera Lúcia Alves Pereira Diogo - 2021 - In Andrzej Klimczuk, Vida Česnuitytė & Gabriela Avram (eds.), The Collaborative Economy in Action: European Perspectives. Limerick: University of Limerick. pp. 250-262.
    In this paper, we present an overview of the collaborative economy situation in Portugal. The chapter starts by presenting a number of local platforms and services. Overall, there seems to be a concern about the risk involved in the unregulated development of rental and mobility services. Therefore, we also highlight an overview of laws and regulations concerning the sharing economy platforms, especially for renting. This paper also presents issues related to rental platforms and touristification. We also present a list of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  40
    Circularidade no século dezesseis: emergência da similitude na Cartinha de João de Barros e no Cathecismo de Diogo Ortiz.Adriana Duarte Bonini Mariguela - 2010 - Dissertation, University of Campinas
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark