26 found
Order:
See also
Gustavo Ruiz da Silva
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  1.  23
    Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods.Gustavo Ruiz da Silva, Alexandre de Lima Castro Tranjan & David Bather Woods - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (12):1-34.
    A evidência textual primária confirma que Schopenhauer estava ciente da adoção generalizada do confinamento solitário no sistema penitenciário americano e alguns de seus efeitos prejudiciais. Ele entende sua perniciosidade no que diz respeito ao tédio, fenômeno pelo qual é conhecido por ter nele pensado e analisado extensivamente. Neste artigo, eu interpreto o relato de Schopenhauer sobre o tédio e sua relação com o confinamento solitário. Defendo Schopenhauer contra a objeção de que os casos de confinamento servem apenas para ilustrar a (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  65
    FOUCAULT E BORGES da Literatura ao Método Arqueológico.Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Communitas 9 (5):379-392.
    Este artigo propõe pensar o método arqueológico de Michel Foucault, exposto em “As Palavras e as Coisas” e em “Arqueologia do Saber”, e como este se catalisa a partir da obra de Borges, relacionando-se intimamente com a Literatura. Para tal, analisar-se-á, primeiramente, algumas marcas epistemológicas e metodológicas de Foucault, tais com o estruturalismo e a hermenêutica, para, então, se retomar as passagens de Borges na obra do filósofo e se estabelecer as possíveis reverberações e impactos do autor argentino no método (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3. Da lepra ao mundo pós-COVID19: um estudo a partir das formas disciplinares.Gustavo Ruiz da Silva & Pedro Almeida Meniconi - 2020 - In Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes (ed.), Filosofia Política: Perspectivas pós COVID-19. Curitiba, PR, Brasil: pp. 103-116.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  74
    Entre outras oniromancias: dos gregos aos ameríndios.Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Paralaxe 1 (7):85-97.
    This article intends to navigate through three distinctive paths. The first of them being Ancient Greece, through Artemidorus, especially from his absorption by Foucault; The second being Ancient Rome, as worked by Paul Veyne in the Constantine’s analyses; and the third path is constituted from a series of ethnographic reports about the South American Amerindian communities. This theoretical trail will be taken to show other analytical possibilities for what is understoodas oneiromancy, that is, the analysis of dreams, that was not (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  18
    Amerindian Heterotopia and the Resistance Against the Brazilian Ethnocide.Gustavo Ruiz da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 3 (13):2725–2741.
    This article aims, starting from a contemporary problem (the destruction of indigenous lives and cultures in Brazil), to think about ethical questions – especially in what concerns other ways of constituting subjectivity and (dis)obedience. Thus, the indigenous obedience issue will be based on Pierre Clastres’ societies against the State, giving an extent to Viveiros de Castros and possible relationships with our western reality. The subjectivity issue, then, will be approached based on what was pointed out to us by Michel Foucault. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  47
    TRANSFIGURAÇÕES CATEGÓRICAS: A METAMORFOSE DA NATUREZA ENTRE LÉVI-STRAUSS, DESCOLA E VIVEIROS DE CASTRO.Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Occursus 2 (6):304-319.
    Este ensaio parte de um movimento de transmutação das noções ocidentais-modernas de Natureza e Cultura. Utilizando-se de uma base nietzscheana como fio condutor, primeiramente, introduzir-se-á a transformação da noção de Natureza dentro do estruturalismo de Lévi-Strauss, assim como suas variações. Após isto, será mostrado dois exemplos contemporâneos que completarão a crítica ao pensamento moderno europeu ao mostrar: as teorias de Philippe Descola, especialmente suas ideias sobre as diversas ontologias, e Viveiros de Castro, no concerne à questão do perspectivismo ameríndio.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  58
    CLAUDE LÉVI-STRAUSS AND THE MYTH ANAMORPHOSES.Gustavo Ruiz da Silva & Mariza Martins Furquim Werneck - 2021 - Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade 1 (2):1-17.
    The article intends to demonstrate that, when building his science, Claude Lévi- Strauss abandons the categories used by the traditional studies of the myth and creates singular epistemological tools, suggested by the music, by the natural science and by the plastic arts. These tools, which we can denominate aesthetic operators, light up, in an exemplary way, the dissolution process that suffers the mythical matter when transforming in the time and in the space. When establishing that new form of thinking, the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  72
    Deleuze e sua leitura conjunta de Espinosa e de Nietzsche.Gustavo Ruiz da Silva, Chantal Jaquet & Mariana Slerca - 2021 - Filogenese 15 (1):97-103.
    Este artigo afirma que as interpretações de Deleuze acerca de Nietzsche e Espinosa são influenciadas cada uma por sua leitura do outro filósofo. Essa afirmação é explorada por meio das principais questões do corpo e da vontade de potência. Embora a respeito do corpo, a leitura de Espinosa de Deleuze seja matizada por Nietzsche em sua leitura da vontade de potência, é antes Espinosa que filtra sua leitura de Nietzsche. Em última análise, pode-se dizer que a maneira de Deleuze de (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  86
    Ampliando o “cuidado de si” em Foucault: Paul Veyne e sua nova forma de se fazer “Crítica” a partir de Marcel Mauss.Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Boletim Historiar 1 (8):3-21.
    Este artigo visa mapear como Marcel Mauss (no que concerne às questões da Dádiva e da Teoria da Reciprocidade) foi absorvido por Paul Veyne no que circunda dois estudos de casos: o primeiro deles sendo a noção de “Evergetismo”, trabalhada em “Le pain et le cirque: sociologie historique d'un pluralisme politique”; e o segundo deles a noção de “Imagem de si”, construída por Veyne para fazer uma “crítica”(conceito agora reformulado de modo positivo e não vingativo) à leitura do “cuidado de (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  62
    CALL ME BY YOUR NAME E O PRESENTE DESLOCADO: ANOS 80 OU VISÃO DA ANTIGUIDADE?Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Contemplação 1 (24):52-63.
    Este artigo pretende fazer uma leitura possível do filme Call me by your name (2017), dirigido por Luca Guadagnino. O que se levanta como hipótese é que as relações entre Elio consigo mesmo, com seu ambiente e aqueles a sua volta não expressam o tempo lá representado, mas são um mascaramento de um momento em que as possibilidades eram outras. Para tal, apresentar-se-á uma breve introdução ao roteiro do filme, a fim de se entender quais são as problemáticas que o (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    BUTLER ENTRE NIETZSCHE E LÉVI-STRAUSS: APROXIMAÇÕES E ESTRANHAMENTOS.Gustavo Ruiz da Silva - 2022 - Revista Três Pontos 1 (17):22-30.
    O presente artigo investiga a filosofia de Butler no que concerne os problemas da performance e abandono das noções essencialistas e cientificizantes de gênero e sexualidade, especialmente a partir de dois referenciais teóricos lá presentes: Nietzsche e Lévi-Strauss. Partir-se-á, então, das contribuições nietzschianas para se pensar a crise da metafísica (mais pontualmente com a noção de Verdade) e da discussão estruturalista lévi-straussiana, situando os mecanismos de análise do mito para a dissolução da essência do sujeito. Para a mediação de ambos (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  70
    Os sons e a embriaguez na tragédia segundo Nietzsche.Gustavo Ruiz da Silva & Ian Alankule Purves - 2021 - Humanidades Em Dialogo 1 (10):86-99.
    O presente artigo tratará, no pensamento de Nietzsche, do cotejo entre a concepção de expressão musical e a noção de esquecimento de si. O filósofo, assim, a elabora a partir de uma interpretação peculiar da tragédia grega, da qual absorve as alegorias de Apolo e Dionísio, e finda por relacionar a música com sua concepção mais ampla de arte. Além disso, o artigo tece relações entre a mencionada formulação de Nietzsche, as concepções de Gênio Criador em Schopenhauer e de Obra (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Christopher Isherwood por meio de Paul Veyne. Vida em Weimar e escrita elegíaca.Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Paralaxe 1 (8):174-192.
    Este ensaio pretende tatear uma hipótese relacional entre dois elementos heterogêneos: a obra de Christopher Isherwood e o poema elegíaco. Para tal, tomar-se-ão duas obras de Isherwood –“Christopher and His Kind” (1976) e “The Berlin Stories” (1945) –e a peculiar interpretação de Paul Veyne acerca do modo de escrita elegíaca. O que se defenderá, então, é que ao se construir a personagem de Sally Bowles, Isherwood descola o ente extra-textual (Jean Ross), assim como faz consigo mesmo quando escreve sobre si. (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    Paul Veyne e a revolução da história: possibilidades em meio ao debate filosófico.Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Revista Opinião Filosófica 1 (12):1-25.
    This article aims to grope how Paul Veyne's thought operates from his interlocutors. For this, seeking to clarify the “methodological” issues of his historiographic making and his aesthetic bases, a series of relations will be introduced between the mentioned author and Nietzsche, Deleuze, Foucault, and Borges. Starting from Nietzsche, in the first part, entitled “Veyne and the relational methodology”, it will be justified how it is possible to make a historiographical theory that merges philosophy and anthropology in its constitution. In (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    AS MIL E UMA INVENÇÕES DE UM LIVRO. [REVIEW]Gustavo Ruiz da Silva - 2021 - Communitas 5:308-311.
    RESENHA: WERNECK, Mariza. O livro das noites: memória – escritura – melancolia. São Paulo: EDUC, 2020, 178p.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    Espinosa e o poder constituinte.Gustavo Ruiz da Silva, Ian Alankule Purves & Filippo Del Lucchese - 2021 - Peri 3 (13):199-227.
    Este artigo considera a contribuição de Baruch Espinosa a uma teoria do poder constituinte. Teorias modernas do poder constituinte geralmente concordam em sua essência paradoxal: um poder que vem antes da lei e funda a lei é ao mesmo tempo um poder que, uma vez que a esfera jurídica é estabelecida, tem de ser obliterado pela lei. A ontologia de Espinosa tem sido reconhecida como uma das primeiras fontes modernas do poder constituinte, no entanto, ele argumenta por uma equivalência estrita (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  32
    A ciência econômica como retórica: por uma nova ontologia.Gustavo Ruiz da Silva & Pedro Almeida Meniconi - 2021 - Alabastro 1 (14):38-51.
    This article aims to contribute to the economic science’s discourse analysis, bringing the concepts of Foucault’s post-structuralism to this debate. We seek to understand the epistemological change in the economy, started in the 80s, without having to resort to a split in social interpretation in abstract cultural spheres (postmodernism) and other material-economic spheres (neoliberalism). The field of rhetoric in economics has sparked an intense debate in the social sciences. The abandonment of Keynesian theses, empirically tested throughout the 20th century, due (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  61
    A IMAGEM DE SI: ENTRE OBEDIÊNCIA E SUBJETIVIDADES DISSONANTES.Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Cippus 2 (8):59-67.
    Este artigo relaciona Foucault, Veyne, Clastres e seus possíveis interlocutores, estabelecendo possibilidades de um mundo outro a partir de suas perspectivas acerca das diferentes subjetividades e suas formações. Primeiramente, analisa-se o entendimento moderno de Estado e suas relações de comando-obediência; depois, introduz-se possíveis potencialidades transformadoras de nosso mundo; e, por fim, um breve comentário sobre a filosofia ameríndia.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  49
    Ecos de 60: Impossibilidade macroestrutural, possibilidades microestruturais. Com Júlia M. Rebouças.Gustavo Ruiz da Silva & Mariana Slerca - 2020 - Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade 1 (1):160-171.
    Entrevista com Júlia Rebouças, curadora, pesquisadora e crítica de arte.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  55
    Capitalismo disfarçado: trabalho uberizado e precarização.Gustavo Ruiz da Silva & Matheus Lima Gonçalves de Oliveira - 2020 - Revista Piauiense de História Social E Do Trabalho 10 (6):59-85.
    This article discusses the precariousness of labor relations in Brazil, focusing on the concept of “Uberization”. To this end, an analysis is made of the Brazilian sociological reality concern-ing formal and informal work relationships, seeking to understand the said problem and its implications for the social subjects directly involved with this new form of work. Thus, a map-ping of specialized theoretical production is used to account for the discussion of recent transformations in capitalism and modes of production in a critical (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  41
    Por uma Moral Forte: Jesus-Nietzsche conciliados contra o Crime.Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Alabastro 1 (13):18-28.
    Este artigo visa fazer uma possível defesa ao abolicionismo penal com base nas análises durkheimianas acerca do Crime, expostas na obra As Regras do Método Sociológico, e nas confessas leituras que Nietzsche fez das escrituras cristãs, estabelecendo um paralelo entre si e Cristo. Desta maneira, a arguição se estruturará baseada no ponto relacional Nietzsche-Jesus sobre as análises sociológicas de Émile Durkheim. Para tal, apresentar-se-á quatro perspectivas, três do Novo Testamentos e uma do Velho Testamento, à fim de se expor pontos (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  40
    THE WORLD AS AN ASYLUM: BETWEEN CELEBRITIES AND MEDICINE.Gustavo Ruiz da Silva - 2019 - Occursus 1 (4):278-288.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  39
    Resenha de MUNÕZ, Yolanda G. Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa? [REVIEW]Gustavo Ruiz da Silva - 2019 - Estudos Nietzsche 10:154-158.
    Resenha do livro: MUNÕZ, Yolanda GG Nietzsche. Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa?. São Paulo: Paulus Editora, 2019. 211p.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  34
    APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS DAS GRAFIAS CENTRAIS DO DEBATE DE GÊNERO.Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Occursus 2 (5):59-76.
    Este artigo pretende abordar a importância histórica e filosófica de se debater gênero, em especial na situação feminina. Para isso, percorrer-se-á, nesta ordem, a fim de marcar aproximações e afastamentos no âmbito epistêmico e metodológico de suas obras, o proposto por Scott, Beauvoir, Butler, Benhabib e Fraser. Concluindo que a teoria desta última pode ser utilizada como um caminho entre os universalismos, operando nas resoluções do cotidiano, e as análises pós-modernas, mediando o debate sobre redistribuição e reconhecimento. Um recorte da (...)
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  33
    GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo: Ubu Editora, 2018. 224p. [REVIEW]Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Argumento 16:117-126.
    Resenha do livro: GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo: Ubu Editora, 2018. 224p.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Entrevista: Casal Clastres, com Renato Sztutman.Gustavo Ruiz da Silva - 2019 - Alabastro 1 (12):6-15.
    Esta entrevista feita com Renato Sztutman, professor-doutor do Departamento de Antropologia Social da Universidade de São Paulo, circunda essencialmente a reflexão de Pierre Clastres, etnólogo francês que desenvolveu pesquisas acerca do pensamento político dos povos ameríndios da América do Sul. Passar-se-á por outros autores a isto relacionados, como a esposa, também antropóloga, do escritor supracitado e filósofos europeus que ajudaram a edificar a análise das sociedades contra-o-Estado.
    Download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark