Results for 'Jaqueline Aparecida Sousa Pereira'

337 found
Order:
  1.  64
    METODOLOGIA E MANEJO REPRODUTIVO APLICADO EM BOVINOS LEITEIROS.Bruna Cardoso Lemes, Gabriel Destefani de Souza, Jaqueline Aparecida Sousa Pereira, Jéssica Elizei Dande, Marcelo de Figueiredo Filiardi Filho, Vinícius de Moura Ribeiro Monticeli & Elizângela Guedes - 2022 - Revista Agroveterinária Do Sul de Minas 4 (1):153-172.
    Resumo: Sabe-se que a pecuária é uma parcela do agronegócio que move a economia do país, e incluso está a produção leiteira, que tem, a cada ano seu desenvolvimento elevado, de forma em que é priorizado a eficiência no aumento de sua produção, com o objetivo de suprir a demanda, e a maior rentabilidade do produtor. Diante disso, medidas de manejo reprodutivo e alimentar são adotadas, sendo estas capazes de elevar a produtividade com o menor custo possível. O trabalho objetivou (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  3. Exu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Calundu 7 (2):4-24.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Para além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror.Alex Pereira de Araújo & Nilton Milanez - 2015 - Unidad Sociológica 4 (2):56-64.
    Este estudio se ocupa del control social del cuerpo y de la reconfiguración de la memoria popular en películas de horror a través de la perspectiva genealógica de Foucault, presentada en su libro Vigilar y Castigar, publicado hace 40 años. Por lo tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière (s), dos producciones de horror cinematográfico hechas por directores franceses, ambos publicados en 2007. La hipótesis principal es que las películas de terror se muestran como una nueva forma de vigilancia y control (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  5.  97
    A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. A aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles.Jaqueline Stefani - 2014 - Dissertatio 40:11-37.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8.  78
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9. O eu quantificado no contexto das tecnologias contemporâneas: uma análise desde a Perspectiva de Segunda Pessoa.Felipe Eleuterio Pereira & Mariana Claudia Broens - 2022 - Revista Ideação 45.
    Neste artigo analisamos o conceito de eu quantificado a partir na Perspectiva de Segunda Pessoa, segundo a qual a eu-dade, ou pessoalidade, é atualizada em relações contexto-dependentes de total ou parcial transparência cognitiva não redutíveis aos aspectos considerados nas perspectivas de primeira ou de terceira pessoa. O eu quantificado designa o indivíduo que realiza medições sobre si mesmo por meio de tecnologias ubíquas em rede para obter um suposto maior autoconhecimento, instanciando, segundo alguns autores, um ponto de vista de Quarta (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A aquisição dos primeiros princípios.Jaqueline Stefani - 2014 - Dissertatio 40:11-37.
    Examina-se a função da dialética, da indução e da inteligência intuitiva na aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles, enfatizando a análise de Segundos Analíticos I 18, II 19 e Tópicos I 2. Afirma-se que o processo de aquisição requer a indução, que leva a perceber o universal nos particulares, a dialética, com seus critérios e testes baseados em endoxa para que, então, os primeiros princípios possam ser apreendidos de forma inequívoca pela inteligência, disposição responsável por conhecer os princípios. Vê-se a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  68
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  13.  59
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  35
    Séries infinitas, existência de Deus e criação do mundo em Tomás de Aquino.Fabio Gai Pereira - 2023 - Dissertation, Federal University of Rio Grande Do Sul
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  84
    QECR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: AUTONOMIA E ALTERIDADE.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Ilhéus, Brasil: Editus (Editora da UESC). Edited by Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro.
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento do aprendiz, da sua (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  94
    Entre ética e ciência: necessidade e contingência na teoria da ação em Aristóteles.Jaqueline Stefani - 2023 - Journal of Ancient Philosophy 17 (2):71-89.
    Este artigo investiga a possibilidade de questões morais possuírem a mesma natureza de ocorrências no mais das vezes (ὡς ἐπὶ τὸ πολύ) discutidas na Física, Metafísica e nos Analíticos, em contraste com as categorias de necessário sem mais e de acaso/acidente. Tal categoria (ὡς ἐπὶ τὸ πολύ) ora é aproximada daquilo que é necessário (necessidade sem mais), quando Aristóteles realça a exclusão do acaso/acidente da ciência, ora é afastada do necessário sem mais, quando busca especificar as diferenças entre essas categorias (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  79
    A desconstrução dos PCN de Língua Portuguesa e a questão da identidade docente.Alex Pereira De Araújo - 2010 - Revista Educação e Cidadania 9 (1):61-69.
    Tendo em vista que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”, nossa pesquisa visa refletir sobre a nova identidade docente materializada no discurso dos PCNs de língua Portuguesa. Trata-se de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), analisando e discutindo a(s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  84
    A busca do bem distintivo do homem - Ethica Eudemia 1217 a18-40.André Luiz Cruz Sousa - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20 (may):289-315.
    >e paper studies the discussion about human good in Eudemian Ethics I.7. It is particularly concerned with the existence, in the text, of two characteristics of the human good: its peculiarity, on the one hand, which consists not only in the quali- (cation ‘human’ (anthropinon), but also in the assignment of this good to the domain of action (the activity that distinguishes humans from other beings), and, on the other hand, the fact that it belongs to a spectrum containing the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Consciousness and Cosmos: Building an Ontological Framework.Alfredo Pereira Jr, Chris Nunn, Greg Nixon & Massimo Pregnolato - 2018 - Journal of Consciousness Studies 25 (3-4):181-205.
    Contemporary theories of consciousness are based on widely different concepts of its nature, most or all of which probably embody aspects of the truth about it. Starting with a concept of consciousness indicated by the phrase “the feeling of what happens” (the title of a book by Antonio Damásio), we attempt to build a framework capable of supporting and resolving divergent views. We picture consciousness in terms of Reality experiencing itself from the perspective of cognitive agents. Each conscious experience is (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  20. Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
    É bem conhecida a divergência entre as posições de Gottlob Frege e Bertrand Russell com relação ao tratamento semântico dado a sentenças contendo termos singulares indefinidos, ou seja, termos singulares sem referência ou com referência ambígua, tais como ‘Papai Noel’ ou ‘o atual rei da França’ ou ‘1/0 ’ ou ‘√4’ ou ‘o autor de Principia Mathematica’. Para Frege, as sentenças da linguagem natural que contêm termos indefinidos não formam declarações e portanto não são nem verdadeiras nem falsas. Já para (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. On Quine's Ontology: quantification, extensionality and naturalism (or from commitment to indifference).Daniel Durante Pereira Alves - 2019 - Proceedings of Ther 3rd Filomena Workshop.
    Much of the ontology made in the analytic tradition of philosophy nowadays is founded on some of Quine’s proposals. His naturalism and the binding between existence and quantification are respectively two of his very influential metaphilosophical and methodological theses. Nevertheless, many of his specific claims are quite controversial and contemporaneously have few followers. Some of them are: (a) his rejection of higher-order logic; (b) his resistance in accepting the intensionality of ontological commitments; (c) his rejection of first-order modal logic; and (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio.Daniel Durante Pereira Alves - 2012 - Filosofia No Ensino Médio: Desafios E Perspectivas.
    Este artigo propõe a adoção do método da análise de conceitos conforme apresentada por John Wilson, como metodologia pedagógica e principal conteúdo para a disciplina de filosofia no ensino médio.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. No Metaphysical Disagreement Without Logical Incompatibility.Daniel Durante Pereira Alves - 2019 - Seminário Lógica No Avião - 2013-2018.
    The purpose of this article is to support the logical incompatibility of the opposing views as a criterion for characterizing disagreements as genuinely metaphysical. That is, I intend to argue that a specific dispute is a metaphysical disagreement only when the conflicting views are governed by different logics. If correct, this criterion would not only help to separate merely verbal from genuine metaphysical debates, but it also would ground an argument against deflationism, guaranteeing the substantiality and relevance of metaphysics. I (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Conhecimento e argumentação em Aristóteles.Jaqueline Stefani - 2013 - Hypnos 31:199-218.
    Examina-se o conhecimento científico e a aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles partindo da dificuldade suscitada pelo argumento pla- tônico, apresentado em Mênon (80e). Parece que, em Aristóteles, o problema não é que não se possa conhecer, como sugere a dificuldade apresentada em Mênon. Através das sensações obtidas dos particulares e que se tornam expe- riência, engendram-se a arte e a ciência. O conhecimento prévio é suficiente para que se possa prosseguir na investigação e chegar a um conhecimento de um (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. The (Un)desirability of Immortality.Felipe Pereira & Travis Timmerman - 2020 - Philosophy Compass 15 (2):e12652.
    While most people believe the best possible life they could lead would be an immortal one, so‐called “immortality curmudgeons” disagree. Following Bernard Williams, they argue that, at best, we have no prudential reason to live an immortal life, and at worst, an immortal life would necessarily be bad for creatures like us. In this article, we examine Bernard Williams' seminal argument against the desirability of immortality and the subsequent literature it spawned. We first reconstruct and motivate Williams' somewhat cryptic argument (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  26. Por Que as Revoluções Científicas Não Destroem os Objetos Técnicos?Daniel Durante Pereira Alves - 2013 - Filosofia Contemporânea: Lógica, Linguagem E Ciência.
    Parece um fato bastante trivial que quando uma teoria científica se torna obsoleta, por ter sido substituída por outra, isto não tem nenhuma consequência para os objetos técnicos compatíveis com a teoria antiga. Pretendo, neste ensaio, responder à questão bem menos óbvia de por que isto se dá. Como subproduto, apresento uma defesa da teoria da ciência de Thomas Kuhn. Para tanto, inicio mostrando como a teoria de Kuhn foi motivada por considerações sobre a história da ciência. Em seguida, defendo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Ciência e Determinismo.Daniel Durante Pereira Alves - 2007 - Com Ciência 89 (Dossiê - Determinismo):sem número.
    Artigo de divulgação científica que reflete sobre a relação entre o conhecimento científico e as teses deterministas e fatalistas.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Emotional Truth.Ronald De Sousa & Adam Morton - 2002 - Aristotelian Society Supplementary Volume 76:247-275.
    [Ronald de Sousa] Taking literally the concept of emotional truth requires breaking the monopoly on truth of belief-like states. To this end, I look to perceptions for a model of non-propositional states that might be true or false, and to desires for a model of propositional attitudes the norm of which is other than the semantic satisfaction of their propositional object. Those models inspire a conception of generic truth, which can admit of degrees for analogue representations such as emotions; (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  29.  48
    TAXA DE PRENHEZ EM INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO COM REPASSE DE TOURO EM MONTA NATURAL.Ítalo de Moura Seixas Pereira, Márcio Hilário Silva Marques, Milena de Jesus Evangelista, Milton Rezende Teixeira Neto & Fabiely Gomes da Silva Nunes - 2024 - Repositório Uniftc/Vic 1 (1):1-12.
    RESUMO A inseminação artificial (IA) é a biotecnologia mais empregada com vantagens superiores em relação a utilização da monta natural, cuja eficácia se dá na larga escala de reprodução entre os bovinos. Associando essa biotécnica com hormônios pode-se estabelecer manipulações do sistema reprodutivo da fêmea, levando a manejos de inúmeras cabeças de gado para inseminar a um tempo fixo. Portanto, foram realizados 5 protocolos de IATF, tendo 2 categorias de animais: nulíparas e multíparas. No protocolo 1 foram submetidas 81 multíparas, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Necessidade Simples, Necessidade Complexa e Acidente.Jaqueline Stefani - 2017 - Síntese: Revista de Filosofia 44 (138):19-38.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Logic and the Concept of God.Stanisław Krajewski & Ricardo Sousa Silvestre - 2019 - Journal of Applied Logics 6 (6):999-1005.
    This paper introduces the special issue on the Concept of God of the Journal of Applied Logics (College Publications). The issue contains the following articles: Logic and the Concept of God, by Stanisław Krajewski and Ricardo Silvestre; Mathematical Models in Theology. A Buber-inspired Model of God and its Application to “Shema Israel”, by Stanisław Krajewski; Gödel’s God-like Essence, by Talia Leven; A Logical Solution to the Paradox of the Stone, by Héctor Hernández Ortiz and Victor Cantero; No New Solutions to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. The Singular Relational plus Relativistic Content View.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2018 - Dialogue 57 (1):93-114.
    My aim is to defend a peculiar epistemic version of the particularity thesis, which results from a sui generis combination of what I call the ‘singular relational view’ and what I call the ‘relativistic content view.’ Particulars are not represented as part of putative singular content. Instead, we are perceptually acquainted with them in the relevant sense that experience puts us in direct perceptual contact with them. And the content of experience is best modeled as a propositional function, that is, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33. Arguing for Vegetarianism: (symbolic) ingestion and the (inevitable) absent referent — intersecting Jacques Derrida and Carol J. Adams.Mariana Almeida Pereira - 2022 - Between the Species 25 (1):63-79.
    In this paper I draw together the notion of the absent referent as proposed by Carol J. Adams, and the notions of literal and symbolical sacrifice by eating the other — or ingestion — advanced by Jacques Derrida, to characterize how animals are commonly perceived, which ultimately forbids productive arguments for vegetarianism. I discuss animals as being literally and definitionally absent referents, and I argue, informed by Derrida’s philosophy, that it is impossible to aim at turning them into present referents (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Sobre a Degola do Boi, segundo Aristóteles.Oswaldo Porchat Pereira - 2004 - Analytica. Revista de Filosofia 8 (1):89-142.
    Réplica a Angioni, “Relações causais entre eventos na ciência aristotélica: uma discussão crítica de Ciência e Dialética em Aristóteles, de Oswaldo Porchat”.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  35.  93
    Luta por reconhecimento, comissão nacional da verdade e memória coletiva.Vigevando A. De Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):53-61.
    O objetivo precípuo da nossa pesquisa consiste em analisar a correlação da luta por reconhecimento, Comissão Nacional da Verdade – CNV (2012 - 2014) e memória coletiva. Para alcançar o nosso objetivo, nos propomos à análise da memória a partir das lutas coletivas e sociais evocando a memória coletiva no âmbito de uma relação intersubjetiva que envolve disputas, negociações manipulações e esquecimento. É importante frisar que o quadro teórico de nosso trabalho está amparado no debate em torno das lutas por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Panentheism and Theistic Cosmopsychism: God and the Cosmos in the Bhavagad Gītā.Ricardo Sousa Silvestre - 2024 - Sophia 63 (3):1-23.
    Panentheism has seen a revival over the past two decades in the philosophical literature. This has partially triggered an interest in Indian models of God, which have traditionally been seen as panentheistic. On the other hand, panentheism has been often associated with panpsychism, an old ontological view that sees consciousness as fundamental and ubiquitous in the natural world and which has also enjoyed a renaissance in recent decades. Depending on where one places fundamentality (whether on the microlevel or on the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Transcendental Idealism, Noumenal Metaphysical Monism and Epistemological Phenomenalism.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):81-104.
    In this paper, I present a new reading of transcendental idealism. For a start, I endorse Allison’s rejection of the traditional so-called two-world view and, hence, of Guyer and Van Cleve’s ontological phenomenalism. But following Allais, I also reject Allison’s metaphysical deflacionism: transcendental idealism is metaphysically committed to the existence of things in themselves, noumena in the negative sense. Nevertheless, in opposition to Allais, I take Kant’s claim that appearances are “mere representations” inside our minds seriously. In the empirical sense, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Instrução e Corrupção Moral pela Literatura: engajamento emocional e o valor epistémico da arte narrativa.Mariana Almeida Pereira - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):59-74.
    Pretende-se auscultar a possibilidade de instrução moral pela literatura. Defender-se-á que a arte narrativa é capaz de instruir moralmente pois 1) proporciona um tipo de conhecimento não-proposicional que permite o acesso a novas perspetivas, e 2) é capaz de cultivar e refinar os valores e as práticas morais dos leitores, através do engajamento emocional. Tentar-se-á mostrar que o poder inverso — o poder de corromper moralmente — não se verifica (ou não se verifica tão facilmente): apelar-se-á à resistência imaginativa humana (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Schizophrenia, social practices and cultural values: A conceptual introduction.Inês Hipólito, J. Pereira & J. Gonçalves - 2018 - In Inês Hipólito, Jorge Gonçalves & João G. Pereira (eds.), Studies in Brain and Mind. Springer Verlag. pp. 1-15.
    Schizophrenia is usually described as a fragmentation of subjective experience and the impossibility to engage in meaningful cultural and intersubjective practices. Although the term schizophrenia is less than 100 years old, madness is generally believed to have accompanied mankind through its historical and cultural ontogeny. What does it mean to be “mad”? The failure to adopt social practices or to internalize cultural values of common sense? Despite the vast amount of literature and research, it seems that the study of schizophrenia (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Diferenças e semelhanças entre as políticas de reconhecimento em Honneth e Taylor.Vigevando Araújo De Sousa - 2019 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 11 (26):149 - 161.
    Este artigo tem por objetivo descrever e comparar as propostas da política de reconhecimento desenvolvidas por Axel Honneth, na obra Luta por reconhecimento, e por Charles Taylor, na obra Argumentos filosóficos. Ambos os pensadores buscam em Hegel uma referência teórica para renovar suas teorias. Em Honneth, a noção de reconhecimento está fortemente ancorada na intersubjetividade dos indivíduos, decorrente de uma luta por reconhecimento: o desrespeito a qualquer uma das formas de reconhecimento pleno – o amor, o direito e a solidariedade (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Vitaminas e minerais na nutrição de bovinos.Joyanne Mirelle de Sousa Ferreira, Cleyton de Almeida Araújo, Rosa Maria dos Santos Pessoa, Glayciane Costa Gois, Fleming Sena Campos, Saullo Laet Almeida Vicente, Angela Maria dos Santos Pessoa, Dinah Correia da Cunha Castro Costa, Paulo César da Silva Azevêdo & Deneson Oliveira Lima - 2023 - Rev Colombiana Cienc Anim. Recia 15 (2):e969.
    RESUMO A alimentação é o fator que mais onera um sistema de produção animal. Assim, a utilização de diferentes estratégias de alimentação dos animais ainda é o grande desafio da nutrição animal, principalmente, levando em consideração as exigências nutricionais de diferentes categorias de ruminantes, em especial bovinos em regiões tropicais, haja vista que a sazonalidade na produção de forragens afeta diretamente a produção bovina, promovendo inadequação no atendimento das exigências nutricionais dos animais principalmente em minerais e vitaminas. Uma alimentação que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Alguma vez Hume leu Berkeley?, de Richard H. Popkin (10th edition).Jaimir Conte & Isabela Pereira da Cunha - 2022 - Revista Estudos Hum(E)Anos 10 (2):127-137. Translated by Isabela Pereira da Cunha & Jaimir Conte.
    Tradução para o português do artigo de Richard H. Popkin "Did Hume Ever Read Berkeley?", publicado em "The Journal of Philosophy". Volume LVI, número 12, 1959, pp. 535-545.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Então, Hume leu Berkeley?, de Richard H. Popkin (10th edition).Jaimir Conte & Isabela Pereira da Cunha - 2022 - Revista Estudos Hum(E)Anos 10 (2):138-144. Translated by Isabela Pereira da Cunha & Jaimir Conte.
    Tradução para o português do artigo de Richard H. Popkin, "So, Hume Ever Read Berkeley?", publicado originalmente em "The Journal of Philosophy". Volume LXI, número 24, 1964, pp. 773-778.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. The Current State of Anarchist Studies in France: An Interview.Nathan Jun, Vivien García & Irène Pereira - 2014 - Anarchist Developments in Cultural Studies 1.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. The Logic of God: A Pluralistic Representational Theory of Concepts.Ricardo Sousa Silvestre - forthcoming - Logica Universalis.
    In this paper I present a formalization of the theory of ideal concepts applied to the concept of God. It is done within a version of the Simplest Quantified Modal Logic (SQML) and attempts to solve three meta-problems related to the concept of God: the unicity of extension problem, the homogeneity/heterogeneity problem and the problem of conceptual unity.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Specific Phobia Is an Ideal Psychiatric Kind.Alexander Pereira - 2020 - Philosophy, Psychiatry, and Psychology 27 (3):299-315.
    The causes and underlying natures of common mental disorders are, for the most part, quite mysterious. Our best taxonomies acknowledge this poverty of causal knowledge about minds, brains, society, and whatever else, to instead classify psychopathology based on clusters of detectable signs and symptoms: what it is to be, say, depressed, is simply to exhibit the minimum number of typical features for the right amount of time. Nothing in this approach references what causes and maintains a characteristic set of symptoms, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47. Karma Theory, Determinism, Fatalism and Freedom of Will.Ricardo Sousa Silvestre - 2017 - Logica Universalis 11 (1):35-60.
    The so-called theory of karma is one of the distinguishing aspects of Hinduism and other non-Hindu south-Asian traditions. At the same time that the theory can be seen as closely connected with the freedom of will and action that we humans supposedly have, it has many times been said to be determinist and fatalist. The purpose of this paper is to analyze in some deepness the relations that are between the theory of karma on one side and determinism, fatalism and (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  48. Sobre a tradução da Ethica Eudemia por Anthony Kenny.André Luiz Cruz Sousa - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    ResumoTrata-se de resenha da tradução inglesa da Ethica Eudemia, realizada por Anthony Kenny e publicada em 2011. Contém uma perspectiva geral da tradução (caracterização e contexto), bem como aspectos específicos, sem pretensão de análise exaustiva: a tradução de certos termos centrais à ética aristotélica, e trechos pontuais nos quais o argumento central do tratado se desenvolve, aquele a respeito da vida feliz. AbstractThe paper reviews the english translation of the Eudemian Ethics made by Anthony Kenny, which was published in 2011. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O político, O sensual/sexual eo religioso nos videoclipes de madonna: Uma análise Das marcas textuais não-verbais.José Antonio Pereira Júnior - forthcoming - Human Nature.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Considerações sobre a Noção Construtiva de Verdade.André Porto & Luiz Carlos Pereira - 2003 - O Que Nos Faz Pensar 17:107-123.
    This paper deals with the recent Swedish proposals of a Intuitionistic notion of Truth, by Dag Prawitz and Per Martin-Löf.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 337