Results for 'Ensino superior'

778 found
Order:
  1.  71
    O ensino da 'ética' nas Escolas Superiores de Enfermagem. Inquérito nacional.M. Patrão Neves & Marta Dias Barcelos - 2004 - In Para uma Ética da Enfermagem. Desafios. Gráfica de Coimbra. pp. 555-565.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Breve Histórico do Ensino de Filosofia no Brasil.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    O ensino de filosofia seguiu uma rota tortuosa desde a colônia até os tempos atuais. O breve histórico desse percurso tem o objetivo de reafirmar a necessidade dessa disciplina no currículo escolar, sobretudo porque sempre há aqueles que a consideram de pouca importância. No entanto, em um mundo cada vez mais pragmático, a formação exclusivamente técnica de nossos jovens dificulta o processo de conscientização crítica, além de desprezar a herança de uma sabedoria milenar. Os primeiros tempos No Brasil, desde (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. História da Sociologia: O desenvolvimento da sociologia brasileira.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA: O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA I -/- A SOCIOLOGIA BRASILEIRA -/- HISTORY OF SOCIOLOGY: THE DEVELOPMENT OF SOCIOLOGY I -/- THE BRAZILIAN SOCIOLOGY -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva – IFPE-BJ, CAP-UFPE e UFRPE. E-mails: [email protected] e [email protected] WhatsApp: (82)9.8143-8399. -/- PREMISSA -/- Como na França de Émile Durkheim, os primeiros passos da Sociologia no Brasil, em termos institucionais, ocorreram a partir de iniciativas para a inclusão dessa disciplina no ensino secundário (hoje, ensino médio). A primeira (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Criatividade, inovação e características da tarefa em empresas juniores: estudos de casos múltiplos.Sonia Maria Guedes Gondim - 2019 - Rev. Psicol., Organ. Trab 19 (4):762-771.
    O estudo de casos múltiplos procurou analisar comparativamente as relações entre criatividade, inovação e características do trabalho (CT) em quatro empresas juniores (EJs) de áreas de formação distintas, de uma mesma instituição de ensino superior. Participaram do estudo somente os membros de cada diretoria. Foram utilizados a Prova de Imaginação Criativa para Adultos (PIC-A), uma medida de Inovação de Empresas Juniores (INOVEj) e uma medida de Características de trabalho. O grupo focal foi utilizado somente para apresentação e discussão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O Pensamento Social dos Estados Unidos: uma abordagem histórica.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA: O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA I -/- A SOCIOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS -/- -/- HISTORY OF SOCIOLOGY: THE DEVELOPMENT OF SOCIOLOGY I -/- SOCIOLOGY IN UNITED STATES -/- -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva – IFPE-BJ, CAP-UFPE e UFRPE. E-mails: [email protected] e [email protected] WhatsApp: (82)9.8143-8399. -/- -/- PREMISSA -/- A Sociologia nos Estados Unidos desenvolveu-se no contexto de dois grandes eventos que marcaram profundamente a história do país. -/- O primeiro foi a Guerra de Secessão (também conhecida como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. TAXA DE CONCEPÇÃO AO PRIMEIRO SERVIÇO DE VACAS LEITEIRAS EM ANESTRO PRÉ-SINCRONIZADAS.Rayssa Milena Hilgenberg - 2022 - Dissertation, Centro Universitário Campo Real
    RESUMO O presente trabalho mostra as atividades realizadas do período de 01 de julho a 01 de novembro na JRM Agropecuária. As atividades foram desenvolvidas na área de bovinocultura de leite, este trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor mestre Rodrigo Dorneles Tortorella e supervisão do médico veterinário André Ricardo, em conjunto com o médico veterinário Breno. Durante o período de estágio foi acompanhado as atividades realizadas no setor de manejo, reprodução, bezerreiro e recria da fazenda, além de acompanhar as (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Características Gerais dos Bovinos / General Characteristics of Cattle Bovine.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    CARACTERÍSTICAS GERAIS DO GADO BOVINO -/- GENERAL CHARACTERISTICS OF CATTLE BOVINE -/- CARACTERÍSTICAS GENERALES DEL GANADO BOVINO -/- 1 TAXONOMIA DOS BOVINOS -/- Consideramos, nesse primeiro tópico, a taxonomia (ordenação e classificação das espécies animais e vegetais, onde também pode-se encontrar a relação de familiaridade entre organismos distintos e/ou iguais, bem como sua evolução em diversos aspectos: físico, motor, locomoção, anatomia, etc.) dos bovinos. É levado em consideração os itens mais relevantes e mais estudados em Zootecnia, Biologia, Medicina Veterinária, etc. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A presença e o lugar de professores negros e negras no IFMT: ações afirmativas, avanços e desafios.Josadaque Martins Silva, Cristiane da Silva Ferreira & Thiago Beirigo Lopes - 2021 - Research, Society and Develpoment 10 (17):e163101724511.
    Este artigo é resultado do projeto de pesquisa ‘Educação e ações afirmativas: um estudo sobre a presença e o lugar de professores negros e negras no IFMT’, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem por objetivo analisar, a partir de uma pesquisa quantitativa, a presença e o lugar de docentes negros e negras na estrutura educacional e administrativa do IFMT. Problematizamos especificamente esta instituição, de modo a compreender o locus dela no cenário de implementação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  60
    QECR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: AUTONOMIA E ALTERIDADE.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Ilhéus, Brasil: Editus (Editora da UESC). Edited by Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro.
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10. Superiority in Humor Theory.Sheila Lintott - 2016 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 74 (4):347-358.
    In this article, I consider the standard interpretation of the superiority theory of humor attributed to Plato, Aristotle, and Hobbes, according to which the theory allegedly places feelings of superiority at the center of humor and comic amusement. The view that feelings of superiority are at the heart of all comic amusement is wildly implausible. Therefore textual evidence for the interpretation of Plato, Aristotle, or Hobbes as offering the superiority theory as an essentialist theory of humor is worth careful consideration. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  11. Do Ensino de Filosofia ao Filosofar: Reflexões Sobre o Conceito de Ação em Hannah Arendt.Edvan Tito Carneiro Guerra - 2018 - Saberes 18 (3):59-75.
    O objetivo deste artigo é discutir aspectos do ensino de Filosofia na educação básica à luz do conceito de ação firmado no capítulo V de ACondição Humana de Hannah Arendt, identificado na revelação do agente através do discurso e da ação. Sugerimos a reflexão do conceito de ação como consciência motivadora para o ensino de Filosofia, investindo em políticas educacionais que consideram a diversidade como um elemento favorável para a construção do conhecimento entre professores e alunos. Estamos aqui (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O Ensino De Filosofia como Problema Filosófico: revendo Alejandro Cerletti.Sandro Rinaldi Feliciano - 2019 - In Fabio Gabriel (ed.), Filosofia, Educação e Ensino: perspectivas contemporâneas. Curitiba, PR, Brasil: Editora Multifoco. pp. 13-33.
    O ensino de filosofia é hoje feito de diversas formas (práticas), sendo as três principais (ou bases), a histórica, a temática e a criação conceitual. No entanto parece muito mais plausível e até saudável uma combinação entre duas destas formas, ou até as três, mas isto não elimina a problemática das perguntas: "qual é a melhor forma?", ou "qual é a mais certa?" ou ainda "qual é a mais eficaz ou a mais eficiente?", na medida em que estas combinações (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Metodologias para o Ensino de Lógica em Libras: Notas sobre o desenvolvimento de uma aula de Lógica para o projeto IFSP FILOLIBRAS.Rafael Testa, Lucimar Bizio & João Antonio de Moraes - 2022 - CLE E-Prints 20 (3).
    Resumo -/- A partir da experiência de produção de uma videoaula de Lógica em Libras (Testa, Moraes, Bizio e Caló, 2021) para o IFSP FILOLIBRAS, inserida no contexto do projeto ‘O Ensino de Filosofia para Surdos: elaboração de material didático em uma perspectiva de inclusão escolar’ (Moraes e Bizio, 2021), levantamos algumas questões relativas ao arcabouço teórico do projeto. Após introduzirmos as motivações do projeto, explicamos como sua metodologia foi tratada no contexto da aula de Lógica, expondo as principais (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O Ensino de Sociologia (Ciências Sociais).Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    O ensino da Sociologia no Ensino Médio, ao considerar as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem como objetivo introduzir o aluno nos principais saberes referentes às questões conceituais e metodológicas que fundamentam a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política2 O contexto de transformação social inaugurado nos séculos XVIII e XIX e a busca pela compreensão científica deste processo vieram estruturar as grandes questões que permeiam este campo do saber. Os paradigmas fundantes da Sociologia, em seus esforços (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Filosofia no Ensino Médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica.Gisele Dalva Secco - 2013 - Controvérsia 9 (2):89-102.
    O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. O Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Sala de Aula.Isabel de Oliveira E. Silva Monguilhott & Et Alli - 2017 - In Atilio Butturi Júnior (ed.), Estudos Interdisciplinares de Língua, Literatura e Tradução. Curitiba, Brazil: Editora CRV. pp. 253-266.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Superiority Discounting Implies the Preposterous Conclusion.Mitchell Barrington - 2022 - Utilitas 34 (4):493-501.
    Many population axiologies avoid the Repugnant Conclusion by endorsing Superiority: some number of great lives is better than any number of mediocre lives. But as Nebel shows, RC follows from the Intrapersonal Repugnant Conclusion: a guaranteed mediocre life is better than a sufficiently small probability of a great life. This result is concerning because IRC is plausible. Recently, Kosonen has argued that IRC can be true while RC is false if small probabilities are discounted to zero. This article details the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Pensar ensino, pensar a prática – uma proposta de ensino baseada da filosofia de Platão e Aristóteles.Patrícia dos Reis Costa - 2015 - Actas 3:1-13.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O ensino de Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional: uma Relação entre Educação e Sociedade.Iseuda Ferreira Lima - 2022 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Filosofia: Ensino Médio.Jairo Marçal - 2006 - Curitiba, Brazil: Secretaria da Educação do Estado do Paraná.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O Ensino de Linguagem Entre a Tradição e as Perspectivas Científicas: Diretrizes para uma Abordagem Transdisciplinar.Marco Bispo dos Santos - 2010 - Dissertation, Ufba, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. What are Millian Qualitative Superiorities?Jonathan Riley - 2008 - Prolegomena 7 (1):61-79.
    In an article published in Prolegomena 2006, Christoph Schmidt-Petri has defended his interpretation and attacked mine of Mill’s idea that higher kinds of pleasure are superior in quality to lower kinds, regardless of quantity. Millian qualitative superiorities as I understand them are infinite superiorities. In this paper, I clarify my interpretation and show how Schmidt-Petri has misrepresented it and ignored the obvious textual support for it. As a result, he fails to understand how genuine Millian qualitative superiorities determine the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  23. Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio.Daniel Durante Pereira Alves - 2012 - Filosofia No Ensino Médio: Desafios E Perspectivas.
    Este artigo propõe a adoção do método da análise de conceitos conforme apresentada por John Wilson, como metodologia pedagógica e principal conteúdo para a disciplina de filosofia no ensino médio.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Superiority Conceit in Buddhist Traditions: A Historical Perspective, by Bhikkhu Analayo. [REVIEW]Chandima Gangodawila - 2022 - Buddhist Studies Review 39 (1):158-163.
    Superiority Conceit in Buddhist Traditions: A Historical Perspective, by Bhikkhu Analayo. Wisdom Publications, 2021. 184pp. Hb. $24.95, ISBN-13: 9781614297192; Ebook $12.99, ISBN-10:1614297193.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. The epistemic superiority of experiment to simulation.Sherrilyn Roush - 2018 - Synthese 195 (11):4883-4906.
    This paper defends the naïve thesis that the method of experiment has per se an epistemic superiority over the method of computer simulation, a view that has been rejected by some philosophers writing about simulation, and whose grounds have been hard to pin down by its defenders. I further argue that this superiority does not come from the experiment’s object being materially similar to the target in the world that the investigator is trying to learn about, as both sides of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  26. The epistemic superiority of experiment to simulation.Sherrilyn Roush - 2018 - Synthese 195 (11):4883-4906.
    This paper defends the naïve thesis that the method of experiment has per se an epistemic superiority over the method of computer simulation, a view that has been rejected by some philosophers writing about simulation, and whose grounds have been hard to pin down by its defenders. I further argue that this superiority does not come from the experiment’s object being materially similar to the target in the world that the investigator is trying to learn about, as both sides of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  27. Física: Epistemologia e Ensino.Rogério Fonteles - manuscript
    Neste trabalho apresentamos um estudo ontológico, epistemológico, semântico e metodológico do conhecimento da Física visando alcançar um profundo entendimento de seus construtos. Partindo deste estudo, empreendemos uma pesquisa - realizada numa turma de alunos do curso de Especialização em Ensino de Física da Universidade Federal do Ceará -, sobre o ensino/aprendizagem dos conceitos da Física Moderna e Contemporânea. Durante as aulas, ao longo do curso de Especialização, através da observação de discussões envolvendo questões teóricas específicas, buscamos identificar como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieunana do sistema de ensino.Matheus Diesel Werberich - 2020 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 6 (1):1-12.
    No presente artigo, constata-se o modo como o ensino de filosofia no Brasil, visto como educação maior, é utilizado como ferramenta da inculcação de um arbitrário cultural a partir de uma análise bourdieuana do sistema de ensino. Chegou-se à conclusão que a prioridade conferida ao texto clássico de filosofia no ensino médio é um modo de reprodução das mesmas estruturas sociais que permitem a impossibilidade de ascensão social. Com isso, é proposta uma educação menor, cuja constituição fundamental (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Humans are superior — by human standards.Susana Monsó - 2019 - Animal Sentience 23 (17).
    Chapman & Huffman argue that humans are neither unique nor superior to other animals. I believe they are right in claiming that we are no more unique than any other species, but wrong in assuming that this means we cannot be ranked as superior. I show how this need not undermine the central aim of their target article, for superiority can only be measured with respect to a certain standard, and it’s only by using anthropocentric standards that we (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  98
    Técnicas pedagógicas passo-a-passo de ensino de filosofia para o jurista desocupado.Rubin Souza - 2014 - Captura Criptica: Direito, Política E Atualidade 1 (4):9-19.
    O objetivo do trabalho é auxiliar o jurista desocupado responsável pelo ensino da cadeira de filosofia do direito. A situação mais frequente nas faculdades de direito são as aulas de filosofia e de outras cadeiras do eixo fundamental serem tapeadas por qualquer bacharel sem nada melhor para fazer. Ocorre que tais ociosos juristas muitas vezes se veem receosos quando instituídos nos seus cargos, isso porque não possuem qualquer conhecimento na matéria em que lecionam, ao mesmo tempo em que são (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Socrates and Superiority.Nathan Hanna - 2007 - Southern Journal of Philosophy 45 (2):251-268.
    I propose an alternative interpretation of the Crito. The arguments that are typically taken to be Socrates’ primary arguments against escape are actually supplementary arguments that rely on what I call the Superiority Thesis, the thesis that the state and its citizens are members of a moral hierarchy where those below are tied by bonds of obligation to those above. I provide evidence that Socrates holds this thesis, demonstrate how it resolves a number of apparent difficulties and show why my (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. Los currículos de formación socio-humanística en la Educación Superior.Estiven Valencia Marin - 2019 - Pereira, Colombia: Universidad Católica de Pereira. Edited by Carlos Dayro Botero Flórez, José Helio López Soto, Willmar de Jesús Acevedo Gómez & Dario Fernando Arboleda Hincapié.
    El humanismo cristiano constituye un permanente debate desde que el cristianismo entra en diálogo con la cultura y la filosofía en los primeros siglos, cuando recién formadas las primeras comunidades adherentes a la predicación de los apóstoles y, por tanto, anuentes al Evangelio de Jesucristo, surgen en ellas las primeras inquietudes de corte no solo religioso y teológico sino también filosófico, ético y antropológico, que tocan la esencia misma de esa religión a la cual muchos acaban de ingresar por la (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. MORAL SUPERIORITY OF PASSIVE EUTHANASIA - AMYTH.Madhumita Mitra - 2012 - Proceedings of the First Asian Conference on Ethics, Religion and Philosophy ( Acerp) 2011, Issn : 2187-476X.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Imprecise lexical superiority and the (slightly less) Repugnant Conclusion.James Fanciullo - 2019 - Philosophical Studies 176 (8):2103-2117.
    Recently, Derek Parfit has offered a novel solution to the “Repugnant Conclusion” that compared with the existence of many people whose quality of life would be very high, there is some much larger number of people whose existence would be better but whose lives would be barely worth living. On this solution, qualitative differences between two populations will often entail that the populations are merely “imprecisely” comparable. According to Parfit, this fact allows us to avoid the Repugnant Conclusion without violating (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Strength And Superiority: The Theme Of Strength In The Querelle Des Femmes.Eric Wilkinson - 2021 - de Philosophia 1 (1):1-10.
    The querelle des femmes was an intellectual debate over the status of women that occurred in the early modern period, between the 1400s and 1700s. A common argument for the superiority of men and inferiority of women that appeared during the debate is that women are less physically strong than men, and are therefore inferior. In response, two distinct argumentative strategies were developed by defenders of women. First, some argued that men and women did not in fact differ in physical (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Sobre Uma faculdade superior de apetição compreendida como razão prática: Kant em diálogo com Wolff.Bruno Cunha - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):641-657.
    RESUMO Neste artigo, busco identificar, por meio de algumas passagens da "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" e da "Crítica da Razão Prática", o debate de Kant com a Filosofia Prática Universal de Wolff. Em um primeiro momento, apresento, de forma sucinta, alguns aspectos gerais da metafísica e da ética wolffiana com o intuito de, em um segundo momento, explicitar como algumas considerações de Kant, em suas duas primeiras obras morais, incidem diretamente nas teses de seu predecessor. A crítica de Kant (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. When Should the Master Answer? Respondeat Superior and the Criminal Law.Kenneth Silver - 2024 - Criminal Law and Philosophy 18 (1):89-108.
    Respondeat superior is a legal doctrine conferring liability from one party onto another because the latter stands in some relationship of authority over the former. Though originally a doctrine of tort law, for the past century it has been used within the criminal law, especially to the end of securing criminal liability for corporations. Here, I argue that on at least one prominent conception of criminal responsibility, we are not justified in using this doctrine in this way. Firms are (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. The Epistemic Significance of Religious Disagreements: Cases of Unconfirmed Superiority Disagreements.Frederick Choo - 2021 - Topoi 40 (5):1139-1147.
    Religious disagreements are widespread. Some philosophers have argued that religious disagreements call for religious skepticism, or a revision of one’s religious beliefs. In order to figure out the epistemic significance of religious disagreements, two questions need to be answered. First, what kind of disagreements are religious disagreements? Second, how should one respond to such disagreements? In this paper, I argue that many religious disagreements are cases of unconfirmed superiority disagreements, where parties have good reason to think they are not epistemic (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  40. A COMPATIBILIDADE ENTRE O RETORNO DA FILOSOFIA AO ENSINO MÉDIO E A INCLUSÃO DA FILOSOFIA NOS PROGRAMAS DOS VESTIBULARES.Marcos Seneda - 2008 - Fragmentos de Cultura 18:393-405.
    Duas questões têm ocupado recentemente a comunidade filosófica: o retorno da Filosofia aos currículos do Ensino Médio e o ingresso da Filosofia nos vestibulares. A partir da experiência de inclusão da Filosofia no vestibular, levada a efeito pela Universidade Federal de Uberlândia, este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre a compatibilidade entre o retorno da Filosofia aos currículos do Ensino Médio e a sua inclusão nos programas de vestibular.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Wang Yangming on 'Unquestioning Obedience' and Epistemic Superiority.Daryl Ooi - 2023 - Philosophy East and West 73 (3):718-739.
    Abstract:Within various contexts, such as politics and parenting, Confucianism has been criticized on the basis that it endorses 'unquestioning obedience' to authority. In recent years, several philosophers have argued against this view by appealing to textual evidence from Classical Confucian philosophers. This article examines Wang Yangming's views on this subject, arguing that Wang teaches that criticism of those who stand in a socially superior role relation is not only permitted, but encouraged. From this, the implications that Wang's analysis has (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Discovering Disagreeing Epistemic Peers and Superiors.Bryan Frances - 2012 - International Journal of Philosophical Studies 20 (1):1-21.
    Suppose you know that someone is your epistemic peer regarding some topic. You admit that you cannot think of any relevant epistemic advantage you have over her when it comes to that topic; you admit that she is just as likely as you to get P's truth-value right. Alternatively, you might know that she is your epistemic superior regarding the topic. And then after learning this about her you find out that she disagrees with you about P. In those (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  43. Future Selves and Present Moral Philosophers: Our Epistemic Superiors in Moral Matters.Jakob Lohmar - 2021 - Grazer Philosophische Studien 98 (3):436-445.
    Moral expertise requires a level of reliability in moral matters that is significantly higher than that of the average person. The author argues that this requirement of epistemic superiority in moral matters is sometimes fulfilled by our future selves and generally fulfilled by present moral philosophers. Our future selves are more reliable in answering moral questions than we are, when they have been prepared to answer those questions by various epistemic activities. But if our future selves are our epistemic superiors (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. O Supervalorativismo e a Vagueza de Ordem Superior.Ricardo Santos - 2010 - In Humberto Brito (ed.), Filosofia e Literatura 1. Instituto de Filosofia da Linguagem. pp. 197-217.
    Este artigo apresenta a teoria supervalorativista da vagueza e discute a objecção, que frequentemente lhe é dirigida, segundo a qual essa teoria não consegue dar conta do fenómeno da vagueza de ordem superior.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  45. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil.Wanderson Flor do Nascimento - 2020 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: NEFI.
    Reflexões, desde as filosofias africanas, sobre a educação, o ensino de filosofia e as relações raciais na educação brasileira.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Is Problem-Based Learning Superior to Direct Instruction.Brent Silby - 2013 - Journal of Education.
    In this essay I argue that theorists such as Kohn and Mitra have been too hasty in pronouncing the superiority of problem-based learning over direct instruction.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Of Vikings and Nazis: Norwegian contributions to the rise and the fall of the idea of a superior Aryan race.Adam Hochman - 2015 - Studies in History and Philosophy of Science Part C: Studies in History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences 54:84-88.
    Nazi ideology was premised on a belief in the superiority of the Germanic race. However, the idea of a superior Germanic race was not invented by the Nazis. By the beginning of the 20th century this idea had already gained not only popular but also mainstream scientific support in England, Germany, the U.S., Scandinavia, and other parts of the world in which people claimed Germanic origins (p. xiii). Yet how could this idea, which is now recognised as ideology of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  48.  92
    Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino.Frederico Rochaferreira - 2022 - ResearchGate.
    Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD 2012.Josadaque Martins Silva - 2021 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 7:1-21.
    O artigo pretende analisar a questão do ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD de 2012. Parte-se do pressuposto de que o cerne deste problema é o racismo epistêmico/eurocêntrico, engendrado no período da modernidade e que corrobora o estatuto do nascimento da filosofia na Grécia antiga. O objetivo é apresentar certo viés do pensamento filosófico moderno e contemporâneo, notadamente Kant e Hegel, que caracterizam os africanos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O filme Medianeras sob a perspectiva da reificação e o ensino de Filosofia.Gilberto Miranda Jr - 2016 - Filosofia, Arte e Militância Docente.
    O presente artigo tem por objetivo analisar a produção cinematográfica "Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual" sob a perspectiva do conceito de Reificação de György Lukács, problematizando transversalmente os protestos urbanos do início do século XXI e a vida urbana na contemporaneidade. Em seguida irá problematizar o uso de filmes no ensino de Filosofia, sua pertinência enquanto ferramenta de ensinoaprendizagem e o sentido da transversalidade como campo de atuação do ensino de Filosofia no Ensino (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 778