Results for ' Ocidente'

58 found
Order:
  1. Oriente contra Ocidente.Olavo de Carvalho & Olavo Luiz Pimentel de Carvalho - 2021 - Sapientiam Autem Non Vincit Malitia.
    Este é o Capítulo XVI do meu livro A Marcha dos Abismos. A Dupla Tragédia da Utopia, que ainda não pude terminar para publicação. Redigido em 2017, este é um dos inumeráveis escritos e gravações de aulas que provam, para suprema decepção de Ninguéns e ninguemzistas, a insuperável distância crítica que me separa de todo “perenialismo” guénoniano-schuoniano.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A investigação de Heródoto e sua interpretação no Ocidente.Jorge Ordóñez-Burgos - 2016 - In Heródoto e Tucídides: História e Tradição. Brasilândia, Ibiassucê - BA, 46390-000, Brasil: pp. 261-280.
    É condição do homem medir a sombra do sol por seu próprio pé. A discussão histórico-filosófica sobre a relação objetividadesubjetividade é mais um tema da condição ôntico-existencial que epistemológica. Trata-se de uma questão insolúvel em última análise, dado que é impossível erradicar prenoções e preconceitos enquistados no espírito de qualquer investigador. Expressamos e interpretamos o mundo a partir do eu1 – da mais angustiante solidão interna ou de uma identidade coletiva ditada pela genética, história comum e tradições. A história universal (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Por que se escrevia história? Sobre a justificação da historiografia no mundo ocidental pré-moderno.Arthur Alfaix Assis - 2011 - In Assis Arthur Alfaix (ed.), História, verdade e tempo. Argos.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Clavis Sinica: Breve História da Longa Batalha Pelo Sistema de Escrita Chinesa no Ocidente Entre os Séculos XVI e XIX.Cristiano Mahaut de Barros Barreto - 2017 - Alfa 61 (1):201-225.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. HEIDEGGER E KITARÔ NISHIDA: o nada pensado através do intercâmbio entre ocidente e oriente.Maria Isabel do Couto Soares - 2020 - Dissertation, Universidade Federal de Pernambuco
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. ARTEFATOS E MODELOS DA MÚSICA NA ANTIGUIDADE OCIDENTAL.Cynthia Sampaio De Gusmão - 2015 - Dissertation, University of São Paulo, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  99
    O que é história, o sentido da história e a historiografia.Marcelo Barboza Duarte - 2021 - Oficina Do Historiador Oficina Do Historiador, Porto Alegre, V. 14, N. 1, P. 1-14, Jan.-Dez. 2021 e-Issn: 2178-3748 14:2-14.
    Resumo: Um dos grandes problemas das ciências em geral, é a constante busca por universalizações, generalizações e sistematizações dos seus objetos, dados, conteúdos e resultados. Talvez sejam ainda vestígios ou resquícios do positivismo ou a identificação com um possível cientificismo. Porém, ao se fazer isso, nega-se o próprio caráter, o papel, o sentido e a função da ciência, que é ser provisória, e não permanente ou eterna. Mesmo havendo em certos casos, a possibilidade de universalizações, generalizações e sistematizações, no qual (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  57
    APRESENTAÇÃO DE LIVRO:...Por outras Historiografias, Filosofias, Sociologias, Antropologias, Teorias da História e Filosofias da História ----SUBTÍTULO:...Ensaios sobre ‘Antiguidade:’ Reflexões sobre ‘o declínio e queda de Roma, o que não nos contaram.Marcelo Barboza Duarte - 2024 - Rio De Janeiro: Duarte, M. B..
    Por outras Historiografias, Filosofias, Sociologias, Antropologias, Teorias da História e Filosofias da História.......... Ensaios sobre ‘Antiguidade:’ Reflexões sobre ‘o declínio e queda de Roma, o que não nos contaram......... O que não nos contaram sobre o declínio e queda do império romano do ocidente no séc. V d.C.?.............. -/- Resumo:......... -/- Infelizmente em certas eras, períodos, contextos e momentos da produção da historiografia, ocorreram e ainda ocorrem vários anacronismos, permeados de romantismos, paixões, dramatizações, apologias a grupos, culturas e povos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  86
    Título: Por outras Historiografias, Filosofias, Sociologias, Antropologias, Teorias da História e Filosofias da História - || - Subtítulo: Três Ensaios sobre a ‘Antiguidade, a era Medieval, a Modernidade e a Pós-modernidade: Transições, Rupturas, Continuidades, Ligações e Interconexões.Marcelo Barboza Duarte - forthcoming - Duarte, M. B..
    (Título: Por outras Historiografias, Filosofias, Sociologias, Antropologias, Teorias da História e Filosofias da História |||\\\ -/- Subtítulo: Três Ensaios sobre a ‘Antiguidade, a era Medieval, a Modernidade e a Pós-modernidade: Transições, Rupturas, Continuidades, Ligações e Interconexões) |||\\\ -/- (Title: For other Historiographies, Philosophies, Sociologies, Anthropologies, Theories of History and Philosophies of History |||\\\ -/- Subtitle: Three Essays on 'Antiquity, the Medieval Era, Modernity and Postmodernity: Transitions, Ruptures, Continuities, Links and Interconnections) |||\\\ -/- (Título: Para otras Historiografías, Filosofías, Sociologías, Antropologías, Teorías (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Do comissariado de Deus à vontade do princeps': lei, autoridade e soberania no pensamento político medieval tardio.Raquel Kritsch - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    Os problemas da lei e da autoridade marcaram fortemente o pensamento políticomedieval ocidental, e em especial o desenvolvimento da noção de soberania, ponto deconvergência dos grandes conflitos de jurisdição no período. O debate acerca dadistribuição das jurisdições constituiu um dos momentos importantes para a construção damoderna idéia de soberania. Na medida em que se tomava a lei como dada, o sentido daautoridade tinha necessariamente de ser vinculado à idéia de comissão: a autoridade eraum atributo daquele que podia fazer cumprir a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Deve a Interpretação Musical Ser Eticamente Condicionada?António Lopes - manuscript
    The paper addresses the issue of ethical obligations in the performance of musical works in the Western classical tradition, arguing that there are indeed such obligations, although they are not categorical. -/- PT: Na tradição clássica ocidental, as obras de arte musicais, teatrais e, até certo ponto, as coreografias, são criadas por artistas-autores, mas necessitam de ser executadas por intérpretes (instrumentistas, cantores e maestros, actores e encenadores, bailarinos, etc.). Estes são assim chamados porque existe sempre uma dose de descricionariedade, não (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta à (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. No (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Vestígios da cosmologia de Empédocles em fontes latinas dos séculos XII-XIII.Evaniel Brás dos Santos - 2016 - Dissertatio 44:131-150.
    O propósito deste artigo é analisar a expressão que assegura a presença de partes da cosmologia de Empédocles no Ocidente latino nos séculos XII-XIII, qual seja, creatio mundi, esta que é a tradução do termo κοσμοποιία. A análise centra-se, por um lado, em três traduções latinas da Física II, 4, 196a 20-24, de Aristóteles, texto no qual aparece o termo κοσμοποιία e, por outro lado, em partes da obra de Tomás de Aquino na qual o autor discute a cosmologia (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Para além da lei moral: morte de Deus e gratuidade de Feuerbach a Sartre.Paolo Stellino - 2017 - Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência 10 (1):60-72.
    O presente trabalho tem por objetivo mostrar o contexto filosófico e literário no qual evolui o seguinte problema: quais são as consequências da morte de Deus para a moral? Para responder a esta questão, focarei minha atenção sobre um período específico do pensamento ocidental, a saber, o que vai de Feuerbach (ou, da publicação da Crítica da razão pura de Kant em 1781) a Sartre e Camus, passando particularmente por Dostoievski e Nietzsche. Mais especificamente, analisarei a relação existente entre a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Catástrofe do Humanismo: agonismo e perfeccionismo em Nietzsche.Rogerio Lopes - 2013 - In Ruy Carvalho, Gustavo Costa & Thiago Mota (eds.), Nietzsche - Schopenhauer Ecologia Cinza Natureza Agônica. pp. 297-331.
    Embora não o desenvolva na exposição que se segue, o argumento subjacente à minha contribuição para este volume é bastante simples: há duas vias pelas quais a filosofia de Nietzsche pode contribuir positivamente para uma revisão do modo como os seres humanos no ocidente definiram sua relação com o não humano: (1) a primeira via é a agonística – a tese agonística pode ser mobilizada para combater o viés especista que caracteriza boa parte da reflexão normativa do ocidente (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Vozes da metafísica : sobre a crítica da linguagem e da negatividade na obra de Giorgio Agamben.Roan Costa Cordeiro - 2016 - Dissertation, University of Campinas
    O projeto de crítica das categorias éticas e políticas ¿ estéticas e jurídicas ¿ fundamentais do Ocidente tendo em vista a sua operatividade, o modo como estruturam a composição do tempo presente, segundo o tem perseguido Giorgio Agamben, desde antes, porém, de Homo sacer (1995-2015), seu mais vasto projeto filosófico, articula-se a partir do lugar de uma crítica à fundamentação da linguagem (e do ser) na negatividade. Tal é a proposta analítica que conduz as investigações deste trabalho. Se o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Filosofia da Linguagem: Reflexão e Sentido.Thiago Onofre Maia - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):87-99.
    Estas reflexões visam aproximar os conceitos linguístico-filosóficos vistos a partir da filosofia da linguagem nos diferentes períodos da história da civilização ocidental. A intenção é mostrar o modo como foram compreendidos os conceitos mais importantes da filosofia no campo da linguagem. Evidentemente, uma história repleta de detalhes, conceitos e circunstanciada por vários e complexos elementos culturais não poderia ser exposta de forma completa em poucas páginas. Assim, a nossa finalidade é antes mostrar os conceitos linguísticos considerados a partir de uma (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. “Entre A Estupidez E A Loucura”: Implicações Éticas Do Princípio De Identidade E Do Princípio De Razão (E Algumas Alternativas Contemporâneas).Diogo Bogéa - 2018 - Aufklärung 5 (1):61-76.
    Investigation on the ethical implications of the principle of identity and of the principle of reason. The logical principle of identity (A=A), along with the principle of non­contradiction and the principle of the third middle costitute the basis of ocidental logic. However, its dominance is not restricted to logic. As the dominance of the principle of reason is not restricted to epistemology and ontology. This principles constitute a whole worldvew with serious ethical implications. We’ll try, at the end of the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Efeitos do fornecimento de palma forrageira cv. Miúda (Nopalea cochenillifera) associada com farelo da vagem da algaroba (Prosopis juliflora) e grãos de guandu (Cajanus cajan) sobre o desempenho de caprinos Boer e SPRD.A. M. Dos S. Silva - 2024 - Dissertation, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Ifpe Campus Belo Jardim
    O Brasil possui um efeito significativo de caprinos, sendo o Nordeste a região com maior expressão deste rebanho. Por mais que a caprinocultura nordestina enfrente inúmeros desafios como a alta mortalidade dos cabritos, escassez de recursos alimentares, abates clandestinos etc., a atividade vem ganhando notoriedade, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade para consumo. Diante deste cenário, separou-se 20 caprinos das raças Boer e SPRD, distribuídos em dois grupos, 10 animais recebendo dieta à base de feno padrão de capim Tifton-85 e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. ESCRITOS DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA: O DIREITO ENTRE HERÓIS E VÍTIMAS.Wilson Franck Junior - 2022 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    No capítulo 1, “Do escudo de Aquiles à capa do Batman: o heroísmo togado e seus riscos à democracia”, discutimos a ascensão do protagonismo político no Poder Judiciário a partir da categoria antropológica do herói, expondo a delicada relação entre heroísmo e instituições democráticas. Para isso, traçamos um breve histórico do heroísmo e suas características, apresentando, posteriormente, uma analogia entre elas e a atuação do Ministro Joaquim Barbosa no curso da Ação Penal nº 470 do STF (Caso Mensalão). Tecemos também (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Philosophical Investigation Series: Selected Texts on Political Philosophy / Série Investigação Filosófica: Textos Selecionados de Filosofia Política.Everton Maciel (ed.) - 2021 - Pelotas: Editora da UFPel / NEPFIL Online.
    Nossa seleção de verbetes parte do interesse de cada pesquisador e os dispomos de maneira histórico-cronológica e, ao mesmo tempo, temática. O verbete de Melissa Lane, “Filosofia Política Antiga” vai da abrangência da política entre os gregos até a república e o império, às portas da cristianização. A “Filosofia Política Medieval”, de John Kilcullen e Jonathan Robinson, é o tópico que mais demanda espaço na nossa seleção em virtude das disputas intrínsecas ao período, da recepção de Aristóteles pelo medievo e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Filosofia desde o quilombo e Comunidades Autofilosóficas da Quebrada (CAQ): considerações quilombistas, decoloniais e libertárias sobre a 'práxis' filosófica brasileira.Josadaque Martins Silva - 2022 - Revista Estudos Libertários 4 (11):95-136.
    Este artigo visa analisar, em linhas gerais, a “práxis” filosófica brasileira tal como delineada, historicamente, pela pedagogia estruturalista do Departamento de Filosofia da USP. Parte-se do princípio de que essa pedagogia, fundamentada na tradição filosófica ocidental norte-cêntrica, eliminou as filosofias produzidas por comunidades políticas e geopolíticas não ocidentais – entre elas, as Filosofias da Quebrada – no âmbito do ensino de filosofia no Brasil, favorecendo somente a mera formação em história da filosofia, em detrimento do filosofar. Isto posto, para modificar (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Expressões Históricas da Democracia.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Emanuel Isaque Cordeiro da Silva1 [email protected] WhatsApp: (81) 97109-4655 -/- Somente a partir do século XX, a democracia passou a ser considerada por muitos um critério de legitimação da vida política. Ao longo de sua trajetória, o pensamento democrático se modificou, incorporando e abolindo diferentes elementos. Desse modo, duas expressões da democracia, a direta e a representativa, tiveram lugar na história ocidental. Democracia direta Na democracia clássica, em Atenas, todos aqueles que fossem considerados cidadãos podiam e deviam participar da criação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Dos Problemas Filosóficos e suas Características.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    -/- DOS PROBLEMAS FILOSÓFICOS E SUAS CARACTERÍSTICAS -/- OF PHILOSOPHICAL PROBLEMS AND THEIR CHARACTERISTICS -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva -/- l. A TENDÊNCIA FILOSÓFICA - A Filosofia surgiu graças à curiosidade humana. Os primeiros filósofos buscavam encontrar as respostas para perguntas perturbadoras sobre a verdade, o ser, a existência autêntica, o absoluto, a transcendência do espírito, a ideia de bem e mal, além de compreender esse mundo binário (o dilema: bem e mal) que tanto inquieta a humanidade desde seus (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Integridade da pessoa: fundamentação ética para a doação de órgãos e tecidos para transplantação.Marta Dias Barcelos - 2009 - Dissertation, Universidade de Lisboa
    PT. A noção de “pessoa”, pensada a partir do legado antropológico e filosófico do ocidente, afirma-se como uma unidade corporal e espiritual que determina a sua singularidade no seio da comunidade. A “pessoa” assim perspectivada assume uma importância destacada na reflexão ética das aplicações científicas de artificialização da vida humana. Muito concretamente, a noção de “pessoa” deve contribuir para a fundamentação ética das terapêuticas de transplantação. A transplantação representa um dos mais notáveis avanços da medicina do século XX e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A filosofia de Ludwig Wittgenstein à luz do diagnóstico de autismo.Gustavo Augusto Fonseca Silva - 2023 - Campina Grande: Eduepb.
    Em 27 de janeiro de 1937, o filósofo Ludwig Wittgenstein (1889-1951) anotou em seu diário, enquanto viajava para Skjolden, um vilarejo norueguês à beira do fiorde Sogne, onde havia construído em 1913 uma cabana para viver isolado: “Certamente sou singular em muitas coisas & por isso, muitas pessoas se comportam de maneira comum quando comparadas comigo; mas em que consiste minha singularidade?” De acordo com psiquiatras contemporâneos como Michael Fitzgerald, Christopher Gillberg e Yoshiki Ishisaka, a singularidade de Wittgenstein decorria de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O Conceito do Trabalho: da antiguidade ao século XVI.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    SOCIOLOGIA DO TRABALHO: O CONCEITO DO TRABALHO DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XVI -/- SOCIOLOGY OF WORK: THE CONCEPT OF WORK OF ANTIQUITY FROM TO THE XVI CENTURY -/- RESUMO -/- Ao longo da história da humanidade, o trabalho figurou-se em distintas posições na sociedade. Na Grécia antiga era um assunto pouco, ou quase nada, discutido entre os cidadãos. Pensadores renomados de tal época, como Platão e Aristóteles, deixaram a discussão do trabalho para um último plano. Após várias transformações sociais entre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A Consolidação da Sociedade Capitalista e a Ciência da Sociedade.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    PREMISSA No século XIX, ocorreram transformações impulsionadas pela emergência de novas fontes energéticas (água e petróleo), por novos ramos industriais e pela alteração profunda nos processos produtivos, com a introdução de novas máquinas e equipamentos. Depois de 300 anos de exploração por parte das nações europeias, iniciou -se, principalmente nas colônias latino-americanas, um processo intenso de lutas pela independência. É no século XIX, já com a consolidação do sistema capitalista na Europa, que se encontra a herança intelectual mais próxima da (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. No Limiar do Pensamento Social: Novas Formas de Pensar a Sociedade.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    INTRODUÇÃO Para compreender como a Sociologia nasceu e se desenvolveu, é essencial analisar as transformações que ocorreram a partir do século XIV, na Europa ocidental, marcando a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou a passagem da sociedade medieval para a sociedade moderna. Para isso, é necessário realizar uma pequena viagem histórica, já que, para entender as ideias de um autor e de determinada época, é fundamental contextualizá-las historicamente. Em cada sociedade, em todos os tempos, os seres humanos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Sófocles: Teatro, Política e Desobediência Civil.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Ciência Política: Introdução à Sófocles*1 -/- Science Politics: Introduction to Sophocles -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva*2 -/- Sófocles (496/4-406 a.C.) -/- 1 CONTEXTO HISTÓRICO: TEATRO E POLÍTICA -/- Na Grécia antiga, o teatro fazia parte das celebrações religiosas, especialmente nos rituais e representações dos festivais em homenagem ao deus Dionísio. A tragédia nasceu de tais circunstâncias, culminando seu apogeu no século V a.C., com as peças de Ésquilo*3 (525-456a.C.), SÓFOCLES*4 (496/4-406 a.C.) e Eurípedes*5 (480-406 a.C.). Pode-se dizer que, contrário (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Introdução a formação do Estado e da Política.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    INTRODUÇÃO A FORMAÇÃO DO ESTADO E DA POLÍTICA -/- Não existe a fixação exata de quando se formou a primeira organização política, entendida esta como uma relação assimétrica, em que um, ou alguns, governam e a grande maioria é governada. Pode ter sido em Jericó, na Palestina, onde se encontrou uma velha muralha de pedra, de dez mil anos atrás, supondo-se ter abrigado de dois a três mil habitantes. A diferença possível de se fixar era de que, antes, havia apenas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. (1 other version)Aristóteles. Primeiros Analíticos 1.1-7. Apresentação, tradução e notas.Wellington D. Almeida & Mateus R. F. Ferreira - 2023 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 33:1-42.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Freedom and Praxis in Plotinus’s Ennead 6.8.1-6.Bernardo Portilho Andrade - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03031.
    In this paper, I argue that Plotinus does not limit the sphere of free human agency simply to intellectual contemplation, but rather extends it all the way to human praxis. Plotinus’s goal in the first six chapters of Ennead 6.8 is, accordingly, to demarcate the space of freedom within human practical actions. He ultimately concludes that our external actions are free whenever they actualize, in unhindered fashion, the moral principles derived from intellectual contemplation. This raises the question of how the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  36. Demonstration and Necessity: A short note on Metaphysics 1015b6-9.Lucas Angioni - 2023 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 33 (33):1-24.
    I discuss a short string of five sentences in Metaphysics V.5, 1015b6-9 relating demonstration to necessity. My proposal is that Aristotle focuses his attention on the demonstration as a demonstration. Other interpretations reduce the necessity in question to the modality of the component sentences of the demonstrations (the conclusion and the premises). My view does not deny that the modality of the component sentences is important, but takes seriously the idea that a demonstration itself should be understood as necessary—as not (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Explanation and Method in Eudemian Ethics I.6.Lucas Angioni - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:191-229.
    I discuss the methodological passage in the begin- ning of Ethica Eudemia I.6 (1216b26-35), which has received attention in connection with Aristotle’s notion of dialectic and his methodology in Ethics. My central focus is not to discuss whether Aristotle is prescribing and using what has been called the method of endoxa. I will focus on how this passage coheres with the remaining parts of the same chapter, which also are advancing methodological remarks. My claim is that the meth- od of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  38. Plato: Hippias Major.Lucas Angioni - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 26:1-51.
    Trata-se de tradução do Hípias Maior de Platão para o Português, com algumas notas de elucidação e justificação das opções.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  39. What’s Eleatic about the Eleatic Principle?Sosseh Assaturian - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31 (3):1-37.
    In contemporary metaphysics, the Eleatic Principle (EP) is a causal criterion for reality. Articulating the EP with precision is notoriously difficult. The criterion purportedly originates in Plato’s Sophist, when the Eleatic Visitor articulates the EP at 247d-e in the famous Battle of the Gods and the Giants. There, the Visitor proposes modifying the ontologies of both the Giants (who are materialists) and the Gods (who are friends of the many forms), using a version of the EP according to which only (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Teoria da Demonstração Científica de Aristóteles em Segundos Analíticos 1.2-9 e 1.13.Davi Bastos - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03021.
    I defend an interpretation of Aristotle’s Posterior Analytics Book I which distinguishes between two projects in different passages of that work: (i) to explain what a given science is and (ii) to explain what properly scientific knowledge is. I present Aristotle’s theory in answer to ii, with special attention to his definition of scientific knowledge in 71b9-12 and showing how this is developed on chapters I.2-9 and I.13 into a solid Theory of Scientific Demonstration. The main point of this theory (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. (2 other versions)Angioni, L. (2014) (ed.). Lógica e Ciência em Aristóteles. Campinas, Ed. Phi. [REVIEW]Manuel Berrón - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:335-342.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. La suspensión estoica del sentido de justicia.Rodrigo Braicovich - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 27:02707-02707.
    The aim of the paper will be to analyze the different strategies that the Stoics of the Imperial times designed in order to put our sense of justice on hold, due to the fact that it is deemed responsible for certain attitudes which do not contribute to our search for _eudaimonía_. I will organize such strategies in two groups: the first one corresponds to the strategies that target the idea that an injustice has been committed; the second one corresponds to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. (2 other versions)O proêmio da Metafísica de Aristóteles: uma interpretação de Metaph. A1.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2018 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 23:15-44.
    Based on the notion of proem as exposed in Aristotle’s Rhetoric, we examine in detail Metaph. A1. Our goal is to understand the argument contained in this chapter, as we also endeavour to show how the Stagirite introduces with uttermost caution the theme of wisdom [σοφία], that which is the incarnation of the preeminent science in the first book of the Metaphysics. The attention we devote to the proem of this work is explained by the importance we attribute, unlike much (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. (2 other versions)A pré-história da significação de ousia: Uma análise da interpretação heideggeriana de ousia enquanto presentidade (Anwesenheit).Estevão Lemos Cruz - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 25:1-24.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Enseñar la sophrosyne: el uso del elenchos del Sócrates de Jenofonte [Traducción de Facundo Bey y Julia Rabanal].Gabriel Danzig - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 2021 (31):1-39. Translated by Facundo Bey & Julia Rabanal.
    In contrast to the abundance of discussion of Plato’s portrayal of the Socratic elenchos, relatively little work has been done on the elenchos as it appears in Xenophon. The reason is obvious: Xenophon makes much less use of the elenchus than Plato and what he does offer is not as interesting philosophically. Nevertheless, there are good reasons to look more closely at Xenophon’s portrait. It provides a corrective to the excessively intellectualizing portrait of the elenchus found in Plato’s writings, and (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. The diagram of moral vices in eudemian ethics II 3.Javier Echeñique - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:93-122.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. (1 other version)On Democritean Rhysmos.Gustavo Laet Gomes - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 27:e02702.
    In _Metaphysics_ A.4, Aristotle provides crucial information about fundamental aspects of the chemistry and microphysics of the atomic theory of Leucippus and Democritus of Abdera. Besides the plenum and the void, which he identifies as the elements of the atomic theory, he presents what he himself names as _differences_. These fundamental differences are named so because they ought to be responsible for the emergence of all other differences in the physical world, and especially the ones that hit our senses. Aristotle (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. (2 other versions)Física e Filosofia Antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX.Anderson Cleiton Fernandes Leite & Samuel Simon - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:21-31.
    O objetivo deste artigo é analisar os usos que Werner Heisenberg fez da filosofia grega em sua obra. Pretende-se relacionar tais usos não apenas com a argumentação interna presente nos textos do físico alemão, mas também com o contexto histórico, conflitos e debates entre as diversas interpretações da teoria dos quanta durante a primeira metade do século XX. Faremos, inicialmente, uma apresentação geral da teoria quântica e da presença da filosofia na obra de Heisenberg e, em seguida, um estudo de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. Nota Sobre Galeno, a Noção de Saúde e o Debate Mésdico-Filosófico sobre a Causalidade.Flavio Fontenelle Loque - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 3:59-68.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. (1 other version)Does Aristotle have a dialectical attitude in EE I 6: a negative answer.Fernando Martins Mendonça - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:161-190.
    In this paper, I analyse EE I 6, where Aristotle presented a famous methodological digression. Many interpreters have taken this chapter as advocating a dialectical procedure of enquiry. My claim is that Aristotle does not keep a dialectical attitude towards endoxa or phainomena in this chapter. In order to accomplish my goal, I shall show that EE I 6 does not provide enough evidence for the dialectical construal of it, and that this construal, in turn, hangs on some assumptions brought (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
1 — 50 / 58